TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento de Portfólio

Por:   •  15/9/2021  •  Projeto de pesquisa  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 2

Em uma empresa é comum termos “um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único”; essa é a definição para projeto encontrada no Guia PMBOK 6ª edição. Quando possuímos um conjunto de projetos, agrupados com a finalidade de facilitar o gerenciamento, de uma forma que não seria possível alcançar os mesmos resultados se cada projeto fosse gerenciado de modo independente, damos o nome de “programa”. O conjunto de programas e projetos, agrupados com a finalidade de facilitar o gerenciamento do trabalho para alcançar os objetivos estratégicos da Organização, leva o nome de “portfolio”.

Para realizar a entrega dos projetos em uma empresa, realizamos “Gerenciamento de projetos”, onde aplicamos de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir os seus requisitos.

Em nosso cenário atual, as empresas estão buscando cada vez mais excelência em relação ao atendimento ao cliente, satisfação de seus colaboradores e, juntamente a estes dois itens, obter crescimento na sua lucratividade.

Uma das formas de uma empresa atingir os objetivos citados anteriormente é através da implantação de um PMO - Project Management Office. Segundo o PMBOK, 6ª edição, um PMO pode ser definido como “uma estrutura de gerenciamento que padroniza os processos de governança relacionados com o projeto e facilita o compartilhamento de recursos, metodologias, ferramentas e técnicas.”.

PMOs podem ser de vários tipos e ter abordagens estratégica, tática ou operacional. Independentemente do tipo ou da abordagem, a maturidade do escritório de gerenciamento de projetos pode ser alta ou baixa. Para dizer o quão maduro é um PMO, é necessário avaliar o quanto ele está aderente aos objetivos de seus stakeholders. Uma das formas de mensurar a maturidade de um PMO é através do modelo MMGP, Modelo de Maturidade em Gerenciamento de Projetos, criado por Darci Prado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (35.2 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com