TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento de Portfólio

Por:   •  14/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  931 Palavras (4 Páginas)  •  2.302 Visualizações

Página 1 de 4

 ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de atividade individual

Disciplina: Gerenciamento de Portfólio e PMO

Módulo: 4

Aluno: Aline Marla Hummel de Souza

Turma: MBA em Gerenciamento de Projetos

Tarefa: demonstrar como a implantação do PMO pode contribuir para o alcance dos objetivos estratégicos listados.

Introdução

Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP), é o departamento responsável por definir e manter os padrões de gerenciamento de projetos na empresa, a fim de otimizar o controle e a execução de propostas da organização como um todo ou de uma área específica.  “De acordo com o Relatório CHAOS Standish, de 2009, 68% dos projetos não atingem as metas de tempo, custo ou escopo, ou seja, apenas 32% dos projetos são concluídos no prazo combinado, dentro do custo previsto e entregando valor — benefícios mensuráveis — para o negócio e para as partes interessadas. ” (PROJECT BUILDER, 2018). Dessa forma, o EGP surge como uma ferramenta com potencial para minimizar estes problemas enfrentados no gerenciamento de projetos e buscar o sucesso na conclusão dos projetos em todos os seus aspectos.

Desenvolvimento – identificão das funções do PMO que podem contribuir para o alcance dos quatro objetivos estratégicos estabelecidos para a nova área de projetos da Argo Menthor.

As funções do EGP devem ser estabelecidas com base na sua visão, missão, objetivos a serem atendidos e nos benefícios definidos como prioritários. O EGP deve funcionar como um provedor de serviços (funções) para a organização. ALMEIDA, 2017. Segue abaixo a análise realizada para o estudo de caso da empresa Argo Menthor, composto de quatro objetivos estratégicos: aumentar a receita dos projetos, aumentar o índice de lucratividade dos projetos, melhorar o índice de satisfação dos clientes e melhorar o índice de satisfação dos colaboradores.          

Para o objetivo de aumento da receita dos projetos e de aumento do índice de lucratividade dos projetos, foram identificadas as funções de promover o gerenciamento de projetos dentro da organização, que permite um melhor desempenho dos projetos e consequentemente o cumprimento dos objetivos do planejamento estratégico, promovendo o alcance também dos objetivos financeiros. Outra função que vai de encontro a este objetivo é a alocação de recursos entre os projetos, pois um recurso que é aproveitado por mais de um projeto pode diminuir os cursos e aumentar dessa forma a receitas e a lucratividade dos projetos. Com a alocação, é possível evitar que haja ociosidade de recursos, que causam muitas vezes custos fixos desnecessários que impactam no projeto.

Outra função identificada para atendimento aos objetivos citados no parágrafo anterior é implementar e gerenciar banco de dados de riscos. Com a redução dos riscos, aumenta-se o potencial de ganhos em lucratividade, uma vez que reduz a probabilidade de problemas com custos adicionais, atrasos e imprevistos. Passa-se a prever os problemas, minimizando o impacto financeiro negativo no projeto.

Com relação ao objetivo de melhorar o índice de satisfação dos clientes, podemos elencar a função de gerenciar interfaces com os clientes dos projetos, já que a maior proximidade e a comunicação eficaz com os clientes proporcionam uma maior possibilidade de sucesso com o produto final do projeto e permite estreitar o relacionamento. As funções de executar benchmarking e promover a melhoria contínua e de monitorar e controlar o desempenho dos projetos e programas, possibilitam o aperfeiçoamento dos processos, produtos, serviços, etc, levando à excelência destes à longo prazo, aumentando a satisfação dos clientes.

Por fim, para o alcance do objetivo de melhorar o índice de satisfação dos colaboradores, definiu-se a função de desenvolver as competências necessárias para os projetos e promover treinamentos, que é um ponto fundamental para as empresas que buscam melhorias neste aspecto, pois o desenvolvimento e a capacitação trazem benefícios não somente para a empresa, mas também para os colaboradores, proporcionando valorização das habilidades e conhecimentos e reconhecimento do potencial, uma vez que as empresas investem tempo e recursos financeiros em quem acreditam que possam trazer resultados.

Ainda para o objetivo citado acima, identificou-se prover mentoring para os gerentes de projetos, como uma função adequada. Segundo CRISP E CRUZ (2009), o processo de mentoring é definido como um método formal pelo qual uma pessoa mais experiente e com uma maior sabedoria, exerce um papel de apoio ao supervisionar e incentivar a reflexão e a aprendizagem de uma pessoa menos experiente, de modo a facilitar o seu desenvolvimento pessoal e o desenvolvimento da sua carreira profissional.

Assim, beneficiar outra pessoa com seu próprio conhecimento pode possibilitar o sentimento de valorização e de que a empresa está reconhecendo a sua importância para o alcance dos objetivos. Além disso, o mentoring tem a função de disseminar, descentralizar o conhecimento que muitas vezes pode estar centralizado em poucas pessoas.

Considerações finais

Com as reflexões acima, podemos inferir que existem vários benefícios com a implantação de um escritório de gerenciamento de projetos dentro de uma empresa, porém, qualquer mudança em uma empresa requer planejamento, pois altera o seu ritmo habitual. Segundo LOPES (2012, pg 98 e 99) “para mitigar resistências e desconfortos acima dos níveis esperados, seus colaboradores, clientes e todas as partes envolvidas precisam conhecer, se engajarem e reconhecer seus novos papéis e responsabilidades escolhidos para o PMO e quais os serviços que serão prestados.”

Referências bibliográficas

PROJECT BUILDER. Dica de Leitura. Disponível em: <https://www.projectbuilder.com.br/blog/project-management-office-tudo-o-que-voce-precisa-saber/> Acesso em: 05 de jun. 2018.

LOPES, C.S. Escritório de projetos: objetivos e benefícios. Revista Brasil Engenharia, São Paulo, edição 611, 2012, páginas 98 e 99.

CRISP, G., & CRUZ, I. (2009). Mentoring College Students: A Critical Review of the Literature Between 1990 and 2007. Department of Educational Leadership and Policy Studies, 525-545. San Antonio, Texas, USA.

ALMEIDA, NORBERTO DE OLIVEIRA.. Gerenciamento de Portfólio e PMO. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2017.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (191.5 Kb)   docx (964.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com