TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento e qualidade de software

Por:   •  10/5/2018  •  Resenha  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS

Curso – Sistema de informação

Resenha

Rodolfo Alves Taveira

 DOURADOS

20017

RESENHA CRITICA

  1.  RESENHA

Como mostrado no livro “Qualidade de Software: aprenda as metodologias e técnicas mais modernas para o desenvolvimento de software”(Andre Koscianski e Michel dos Santos Soares, 2º edição), o PSP e o TSP são um conjunto de metologias de desenvolvimento de software, ao qual são modelos para a melhoria de processos de trabalho individuais e de equipe. A onde o modelo como o PSP que tem como foco o melhoramento de processos do indivíduo tornado sua forma de trabalho mais disciplinada e o TSP que tem como foco a melhoria de processos de uma equipe de desenvolvimento e usa a noção de grupo de pessoas com o mesmo objetivo.

O PSP tem como objetivo auxiliar o desenvolvedor a gerenciar seu trabalho, conhecer seus talentos e melhorar suas habilidades, com a utilização de um conjunto de métodos, formulários e scripts(roteiros) para planejar, medir e gerenciar o trabalho individual.

Ele usa como princípios de que cada indivíduo é diferente usando o planejamento baseado em desempenho individual, a melhoria do desempenho é baseada no uso de processos bem definidos, a onde cada pessoa é responsável pela qualidade de seu trabalho, com a necessidade de um planejamento prévio das atividades, seguindo de um processo bem definido, para medir o tempo gasto em cada etapa, os defeitos encontrados são removidos é a analisados os resultados ao final do processo.

A aplicação do modelo PSP e desenvolvida em níveis, começando com o nível 0 até o nível 3 que é o último nível.

O nível 0 e a onde vai fazer os fundamentos de medidas e formatos de relatórios. Neste nível você vai aprender a registrar o tempo gasto em cada etapa do ciclo de desenvolvimento e registrar os defeitos encontrados. Tudo isto é feito através do uso de formulários. Este nível inclui o uso de um padrão de codificação, de medidas padronizadas e do formulário de proposta de melhoramento do processo.

O nível 1 serve para fazer o planejamento e estimativas de tamanho e tempo, vai ser a onde você  vai aprende a planejar. Tem como ideia geral obter a capacidade de estimar quanto tempo levará para realizar uma tarefa baseado nas medições feitas em tarefas semelhantes anteriormente. Nele você vai fazer o planejamento de tarefas e a elaboração de cronogramas.

O nível 2 você ira fazer o controle pessoal de qualidade de projeto, vai se a onde você vai aprende a lidar com seus erros. E a onde você tera uma ideia precisa de quantos erros são cometidos, em média, em cada fase do ciclo de desenvolvimento. Você deve utilizar os dados sobre defeitos já coletados para criar uma lista de verificação a ser utilizada em suas revisões de projeto e de código. Este nível inclui a criação de padrões de projeto, bem como métodos de análise e prevenção de defeitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (97.9 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com