TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Profissional de TI e a Computação em Nuvem: Cenários e Tendências

Por:   •  5/10/2019  •  Artigo  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 4

Atividades Complementares

Aluno: Terence de Aquino Bezerra

RA: 1813063

Curso: Rede de Computadores

Pólo: Sudoeste

Data: 09/06/2018

Horário: 10h – horário de Brasília

Local: Transmissão Online no Polo de Apoio Presencial Sudoeste

Palestrante: Prof. Cyrano Rizzo

Título: O profissional de TI e a Computação em Nuvem: cenários e tendências.

Inicialmente foi apresentado um breve histórico do currículo do palestrante e demonstrado que o atual segmento profissional do mesmo, surgiu a partir de um grande projeto desenvolvido na USP. Projeto este que tratou de uma reorganização da rede desta instituição, bem como, todo processo de implantação de uma infraestrutura baseada em nuvem.

A partir deste projeto, o aprendizado nesta nova área o habilitou a um novo mercado com uma perspectiva muito ampla das possibilidades que esta nova forma de atuar em TI pode abrir novos caminhos e novas carreiras.

         A história da virtualização que está muito ligado a computação em nuvem começou com a IBM nos anos 60, onde tivemos os primeiros estudos para compartilhamento de recurso em um único computador, porém com uso de hardware o que tornava muito caro e pouco difundido.

        Esta história teve uma grande mudança nos anos 80, quando a Intel lançou os processadores x86, que possibilitaram disseminação da tecnologia e alto poder de processamento já com funções ligadas a virtualização.

        As plataformas de processadores Risc e os antigos mainframes agora passaram a dar lugar a computadores de baixo custo, mas com alto poder de processamento bem como desenvolvimento de processadores compatíveis na tecnologia e possibilidade de migração de softwares entre os mesmos, sem necessidade de reescrever o código.

        É nesta época que nasce a virtualização que é um dos principais componentes da computação em nuvem, e ai vem um ponto muito importante para não confundir os dois conceitos, pois como dito a virtualização é uma das ferramentas deste novo ecossistema.

        A virtualização basicamente divide um único computador em várias partes, fazendo com que as mesmas possam trabalhar de forma completamente independente, e para isto nasceu o Hipervisor que é o responsável por esta divisão.

        O Hipervisor permite a criação de máquina por softwares e partir deste novo formato, o recurso computacional poderia ser distribuído e redistribuído de forma mais conveniente e sem alteração no hardware.

        Uma das empresas percussoras neste ambiente foi a VMware com grandes contribuições para este novo tipo de plataforma.

        Hoje temos várias plataformas e produtos para virtualização dentre elas se destacam o XEN, Hiper-V da Microsoft e KVM muito utilizada por se tratar de maquinas baseadas em Kernel Linux.

        A partir das possibilidades oferecidas pela Virtualização nasceu a Computação em Nuvem. Esta se trata não de uma tecnologia, mas um novo padrão para modelo de serviços de TI.

        Uniu-se vários segmentos de tecnologia para atender as demandas de serviços baseadas não mais em recurso fixo e de difícil acesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (65.2 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com