TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problemas enfrentados por um profissional em TI

Por:   •  1/9/2015  •  Resenha  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  911 Visualizações

Página 1 de 2

1 INTRODUÇÃO 

 

Através de estudos de Bruno Renato(2014), Samyr Abdo Nunes Raim (2010) e por artigos na web Brasil Profissões (2013), verifica-se que os profissionais da área de Tecnologia da Informação tem enfrentado problemas diversos,em que alguns serão abordados ao longo deste trabalho, e como pesquisar sobre eles pode ajudar no foco do profissional nas questões éticas e morais, e com todo conhecimento adquirido, se preparar para situações semelhantes ou, como para o desenvolvimento profissional, de forma a beneficiar também os clientes. 

Quais são os desafios que o profissional de TI enfrenta para se manter no mercado de trabalho? 

 

1.1 Descrição do Problema 

 

Segundo Bruno Renato (2014) um Analista de Sistemas, formado em Administração com Habilitação em Análise de Sistemas, MBA em Gerência de Tecnologia da Informação, as empresas tem exigido dos profissionais várias certificações, experiência na área e conhecimento avançado na tecnologia que a empresa que está recrutando precisa, além de optar por contratar muitas vezes pessoas sem formação acadêmica, pagando baixos salários, desvalorizando assim o mercado de TI, e prejudicando aqueles profissionais que buscam se aprimorar e obter certificações na área. 

No mercado existem muitas vagas na área de tecnologia, segundo informações do site de grande renome da área profissional, Brasil Profissões , e Sistema de Informação tem recebido a maior demanda do mercado, entre 50% e 70%, porém mesmo com esta demanda, devido a grande exigência de conhecimentos avançados de tecnologia, várias certificações e experiência na área que a empresa procura, os recém formados se encontram em uma grande dificuldade. Os recrutadores não levam em consideração que outra empresa nem sempre trabalha com uma mesma tecnologia, com um mesmo sistema ou mesmo banco de dados, e muitas delas não enxergam o estágio que o profissional fez para sua formação, como uma experiência relevante. Exigem que o profissional esteja altamente qualificado. 

 

1.2 Justificativa 

 

O interesse sobre estes problemas surge de acordo com a escolha profissional que cada um tem, e baseado nesta área do curso de Sistema de Informação, é importante conhecer quais serão as dificuldades encontradas, uma vez que farão parte do cotidiano deste profissional. 

Nota-se que muitas empresas tem deixado de lado, várias vezes, as questões éticas e morais, com o propósito de conter gastos e gerar lucros, mesmo que para isso a desvalorização da profissão seja uma conseqüência.  

Muitas das exigências feitas pelas empresas são atendidas por uma pequena remessa de profissionais, que em sua grande maioria, já estão no mercado de trabalho com boas remunerações em outras empresas, e alguns abandonam as questões éticas quando são surpreendidos por boas propostas de trabalho, outros de fato, não!  

A empresa porém, pode oferecer aos recém formados um treinamento de qualidade, deixando o profissional se tornar na prática, qualificado a suas exigências, sem utilizar de métodos antiéticos e anti-sociais, oferecendo salários justos que se encaixem a grande necessidade de conhecimentos solicitados, evitando a "prostituição do mercado" de TI, como é vulgarmente conhecido. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (102 Kb)   docx (173.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com