TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Interdisciplinar VI UNIP

Por:   •  3/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  6.811 Palavras (28 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 28

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

PADARIA PÃES DE PERDIZES:

PIM VI

BRASILIA, DF

2018

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

PADARIA PÃES DE PERDIZES:

PIM VI

BRASILIA, DF

2018

RESUMO

Com as constantes mudanças no mercado, as empresas têm que buscar inovações para acompanhar o avanço tecnológico e atrair clientes para si. A forma de administrar mudou com o tempo e as empresas tem que acompanhar essas mudanças. O objetivo deste projeto é mostrar como uma empresa pode se reinventar através de uma Administração Estratégica e buscando sempre estar alinhada com a área de Tecnologia da Informação para que está se torne uma parceira estratégica do negócio e não um custo para a empresa. O projeto mostra também uma proposta de sistema de informação para a padaria Pães de Perdizes a fim de otimizar e automatizar processos buscando uma melhor gestão do negócio. Por fim traz políticas de segurança da informação para a padaria que são um instrumento para proteger a empresa de ameaças à segurança.

Palavras-chave: Gestão estratégica, alinhamento, Tecnologia da Informação, Sistemas, políticas de segurança da informação.

ABSTRACT

With the constant changes in the market, companies have to look for innovations to follow the technological advance and attract customers to themselves. The way you manage has changed over time and companies have to keep pace with these changes. The objective of this project is to show how a company can reinvent itself through a Strategic Administration and always seeking to be aligned with the area of Information Technology so that it becomes a strategic partner of the business and not a cost to the company. The project also shows a proposal of an information system for the Pães de Perdizes bakery in order to optimize and automate processes seeking a better management of the business. Finally, it brings information security policies to the bakery that are an instrument to protect the company from security threats.

Keywords: Strategic management, alignment, Information technology, Systems, information security policies.


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        5

2. APRESENTAÇÃO DO CASO        6

3. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE TI        7

3.1 Plano Estratégico Empresarial        7

3.2 Plano Estratégico de TI        12

4.MODELAGEM DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO        19

5. SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO        24

5. CONCLUSÃO        29

6. REFERÊNCIAS        30

                        



1. INTRODUÇÃO

A cada dia que passa é possível ver a evolução do mercado, independente do ramo da empresa, e as vantagens que ele traz com as evoluções. As empresas têm que companha essas evoluções se não elas acabam sendo “engolidas” pelas concorrentes. Será apresentado o caso da padaria Pães de Perdizes e as dificuldades que ela tem passando por conta da evolução do mercado.

Observando as dificuldades da Pães de Perdizes serão apresentadas propostas para a padaria poder acompanhar a evolução do mercado. Propostas como uma Gestão Estratégica e a apresentação de um Plano estratégico empresarial para o crescimento do negócio. É quase impossível ver uma empresa crescer se ela não acompanhar o crescimento tecnológico e será apresentado um Plano Estratégico de TI bem como uma Proposta de Sistema de Informação e Políticas de Segurança da Informação para a Pães de Perdizes se destacar no mercado e se tornar uma padaria conceito e atrair mais clientes.


2. APRESENTAÇÃO DO CASO

A empresa Pão de Perdizes, fundada em 1970, surgiu de um empreendedorismo familiar, mantendo seu capital fechado até a atualidade. Iniciou suas atividades especializando-se em padaria e confeitaria. Para atender a demanda e as novas necessidades dos clientes, a Pão de Perdizes, expandiu seus negócios em localidades próximas, com ampliação de espaço físico e aumento na diversidade de produtos e serviços. Ela é considerada uma padaria de serviços e, também, de conveniência por estar situada perto de comércios e de condomínios residenciais por isso, ela oferece serviços adequados para essas localidades, como restaurante, lanchonete e fast food, além dos produtos e serviços de padaria e confeitaria. Cada uma das unidades da Pão de Perdizes possui aproximadamente 40 colaboradores operacionais. Esse total está distribuído em 03 equipes por turno (03 turnos de 8h, divididos em matutino, vespertino e noturno) e uma equipe de folguistas. A equipe com maior número de funcionários é a do turno vespertino, pois a demanda no horário do almoço e no final da tarde é maior. Cada equipe é composta por profissionais que exercem a função de cozinheiro, balconista, caixa, garçom e serviços gerais (limpeza). 

Além da matriz da Pães de Perdizes que fica situada no bairro de Perdizes, suas 10 filiais estão espalhadas pelos bairros nobres das cidades que compõem a Grande São Paulo.

Os donos da Pão de Perdizes perceberam, ao fazer a
análise da situação do negócio, que o seu
market share (fatia de mercado) vinha caindo consideravelmente, prejudicando a perenidade do negócio.
Esta análise do negócio foi muito importante e serviu para detectar muitas situações,
além de esclarecê-las e apontar um novo caminho para a Padaria.

A partir de tudo o que foi discutido nessa análise, um dos sócios sugeriu que a empresa implementasse uma Processo de Planejamento Estratégico a fim de discutir melhor os rumos da corporação, “atacar” os seus principais e latentes problemas, além de preparar um Plano de Crescimento para o futuro.

Um outro sócio reforçou essa necessidade, concordando com a proposta de contratação da consultoria, mas complementando a necessidade também de fazer um Plano Estratégico de TI, haja vista quaisquer negócios correrem sérios riscos de não subsistir caso ignorem o uso de ferramentas tecnológicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.1 Kb)   pdf (481.6 Kb)   docx (177 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com