TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Protocolo

Por:   •  8/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.195 Palavras (5 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

        Acadêmico: ADRIANO SOUSA ALVES

ATIVIDADE

1. O que são protocolos e para quê servem?  

        Protocolo são descrições formais de  conjunto de regras e convenções que governam a maneira de comunicação.Sendo assim um protocolo é de certa forma, um “documento” no qual contem regras e assuntos importantes , com isso um protocolo e nada alem de uma comunicação com objetivo de algo.   Para que servem:Assim como temos nossas regras sociais de comunicação (por exemplo, em uma palestra somente uma pessoa fala; em uma assembléia, são várias as pessoas que falam e, mesmo assim, uma pessoa fala por vez), também os computadores precisam de algumas regras para trocar informações. No caso da Internet, essas regras básicas estão reunidas no conjunto de protocolos chamados TCP/IP.Então, eles servem para  reger regras de transmissão de dados,colocando-as em prática.

2. Qual protocolo padrão da internet ? Defina-o.

3. Explique protocolo FTP e Telnet. Dê exemplo da aplicação desses protocolos.

4. O que é um sistema operacional de Redes de computadores? Dê um exemplo.

Um Sistema Operacional de Redes é um conjunto de módulos que amplíam os sistemas operacionais, complementando-os com um conjunto de funções básicas, e de uso geral, que tornam transparente o uso de recursos compartilhados da rede.

  • Servidor de Arquivos.
  • Servidor de Banco de Dados.
  • Servidor de Impressão.
  • Servidor de Comunicação.
  • Servidor de Gerenciamento.

5. Defina redes de computadores.

        Uma boa definição de Rede de Computadores é: Uma rede de computadores é um conjunto de dois ou mais dispositivos (também chamados de nós) que usam um conjunto de regras (protocolo) em comum para compartilhar recursos (hardware, troca de mensagens) entre si, através de uma determinada conexão

6.Como vimos, as redes podem ser classificadas por sua área de abrangência. Que classificações são essas e qual é  a principal diferença entre elas?   

        As redes são classificadas com PAN (Personal area network), San (Storage Area Network), LAN (Local area network),MAN (Metropolitan area Network), WAN (Wide area Network). A principal diferença entre elas está na sua forma de abrangência, área de atuação, conforme exemplos abaixo:
        PAN - Redespessoais. Trata-se da expansão de tecnologias de curto alcance como o bluetooth, que tem em média poucos metros de expansão é uma tecnologia de rede formada por nós muito próximos uns dos outros.LAN - As LANs são utilizadas para conectar estações, servidores, periféricos e outros dispositivos que possuam capacidade de processamento em uma casa, escritório, escola e edifícios próximos.MAN - Redes que possuem abrangência maior que 10 km, que fogem desse contexto de edifícios que interligam edifícios. Geralmente é o nome dado às redes que ocupam o perímetro de uma cidade.WAN - Rede de área alargada ou rede de longa distância, é uma rede de computadores que abrange uma grande área geográfica, com frequência um país ou continente.

7. Qual é a principal desvantagem no uso de uma rede estruturada em forma de anel?   

        A principal desvantagem no uso de uma rede em forma de anel, é que se houver falha em uma das estações toda a rede será comprometida, já que o trafego da informação é unidirecional.

8. No que consiste a técnica de broadcast, presente em redes na topologia em barramento?   

9.Porque é preciso evitar que os cabos de rede passem perto de cabos elétricos? Que tipo de efeito de distorção  agiria neste caso?   

10.No que consiste o efeito de atenuação, o qual está presente em todo tipo de sinal eletromagnético? 

        É a perda de sinal no meio de transmissão durante o processo de transmissão. Todos os meios de transmissão sofrem deste efeito. 

 

11. Qual é a função da malha metálica, presente nos cabos coaxiais? 

        As malhas presentes nos cabos coaxiais protegem o mesmo de interferências que podem produzir ruídos. 

12.Existe alguma finalidade no trançamento dos fios que compõem os cabos de par‐trançado?  Qual?   

        O trançamento dos fios tem a finalidade de evitar a interferência de ruídos causados pelos fios adjacentes e evitar interferência causada por fontes externas, tais como motores e transformadores.

13. Diferencie os dois tipos de cabos de par‐trançado.

        Os dois tipos de cabos de par trançado existentes são os sem blindagem conhecidos como UTP e os cabos com Blindagens os conhecidos como STP, que são usados em situações especiais, mas estão cada vez menos sendo usados, devido aos cabos de fibra ótica. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (191.9 Kb)   docx (492.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com