TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É A INTERNET?

Tese: O QUE É A INTERNET?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/1/2014  •  Tese  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 2

O QUE É INTERNET?

Segundo o site Significado de Internet (2013), pode ser definido com um conjunto de redes mundial e pública, compostas por empresas particulares, espalhadas em residências e empresas. A sua origem é inglesa, que pode ser escrita com a primeira letra em maiúscula, ou minúscula, é uma rede de computadores interligadas, surgida como a ARPANET, que foi uma das primeiras redes da história, criada pela ARPA (1969).

História

Antigamente conhecida como rede mundial de computadores, a internet surgiu durante a Guerra fria. Criada para que as forças armadas norte-americanas pudessem manter comunicação caso houvessem ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicação.

Nas décadas de 70 e 80, a internet além de ser utilizada para fins militares, passou a ser um importante meio de comunicação acadêmico. Fazendo com que estudantes e professores universitários, principalmente dos EUA pudessem trocar ideias, mensagens e descobertas através desta rede mundial.

Desenvolvimento

A internet começou a alcançar a população geral apenas no ano de 1990. Segundo o site Tecmundo (2012) no ano de 1980 foi desenvolvida pelo engenheiro inglês Tim Bernes-Lee a Word Wide Web, o famoso WWW, que possibilitava a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente interessantes. Deste momento em diante a internet cresceu de maneira muito rápida. Muitas pessoas dizem que esta foi a maior criação tecnológica, após a televisão na década de 50.

Na década de 90 ocorreu a grande expansão da internet. Para tornar mais fácil a navegação pela internet, foram surgindo vários navegadores (browsers) como, o Internet Explorer da Microsoft e o Netscape Navigator. O acelerado surgimento destes provedores de acesso e portais de serviços online acabaram contribuindo muito para este crescimento.

A internet então passou a ser utilizada por vários segmentos sociais. Os estudantes a utilizavam na busca de informações para pesquisas escolares, já os jovens utilizavam para se divertir nos diversos sites de games que ali poderiam ser encontrados. Existiam também muitas salas chats que acabavam se tornando pontos de encontros para bate-papo virtuais disponíveis a qualquer momento. Os desempregados buscavam emprego através dos sites de agencias de empregos ou enviavam seus currículos por e-mail. As empresas descobriram na internet um ótimo caminho capaz de melhorar seus lucros e vendas online dispararam, esta rede acabou se transformando em um verdadeiro shopping center virtual.

Segundo o site Suapesquisa (2012) atualmente é impossível imaginarmos um mundo sem internet. Esta rede de comunicação se expandiu de maneira tão rápida que nos lares de pessoas do mundo todo o acesso à ela está disponível. Estar conectado à internet não é apenas um passatempo, mas sim uma necessidade extremamente importante. Este meio de comunicação também está presente nas escolas, faculdades, empresas e em muitos outros lugares, possibilitando acesso livre as informações, notícias e fofocas do mundo todo em apenas um click.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com