TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA ESPECIALISTA PARA AUXILIAR NO DIAGNÓSTICOS DE DOENÇAS LEVES

Por:   •  13/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.286 Palavras (6 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA ESPECILISTA PARA AUXILIAR NO DIAGNOSTICOS DE DOENÇAS LEVES

Ana Paula da Rocha[1] RA:240642015

Gabriela O. da Costa[2] RA: 2306112015

Professor Orientador: Dr. Cao Ji kan

2 INTRODUÇÃO

A inteligência artificial está mais próxima da nossa realidade do que imaginamos, vista em filmes ou ficção cientifica na maioria das vezes. Hoje está crescendo muito estando cada vez mais presente como nas instituições bancarias para reconhecimento de escrita de mão e voz, atendimento de saúde, jogos, robóticas, etc.

Atualmente a correria do dia a dia não nos permite ter o tempo necessário para cuidar-nos da nossa saúde. Nosso organismo com toda essa rotina acaba ficando debilitado, nem sempre temos tempo rara ir a uma consulta ao médico.

Como fazer em caso de uma doença não tão grave como uma gripe ou uma leve inflamação de garganta?

Talvez um antigripal, um antiflamatório, uma pastilha para aliviar a dor de garganta, são soluções rápidas e práticas.

Este artigo pretende mostrar um sistema que mostrará como proceder nesse caso auxiliando com um provável medicamento que poderá resolver o problema sem precisar de imediato ir a uma consulta medica. Como um médico on-line sugerindo um tratamento adequado.

“Os sistemas especialistas são construídos a partir da extração desse conhecimento de um especialista humano, codificando-o de uma forma que um computador possa aplica-lo a problemas similares”. (LUGER, 2013, p. 18)

Hoje se sabe que com a Inteligência Artificial, é possível uma máquina fazer o trabalho de vários homens.

Este artigo pretende responder a seguinte questão: Como montar um sistema inteligente na área da saúde?

Acredita-se, por hipótese, que utilizando a Inteligência Artificial, é possível montar um sistema em que as pessoas apresentem um sintoma e o mesmo detecta a possível doença e os melhores medicamentos para alívio imediato.

3. OBJETIVO

O objetivo principal deste trabalho é implantar um sistema especialista para auxiliar no tratamento de doenças leves que possam ser resolvidos sem necessidades de se locomover até um consultório médico poupando assim tempo e facilidade ao usuário. Este sistema mostrara uma medicação adequada para os sintomas apresentados.

4. METODOLOGIA

Este artigo utilizara o método bibliográfico segundo o autor Cervo, Bervian e da Silva (2007), a pesquisa é uma atividade para a investigação de problemas teóricos ou práticos por meio do emprego de processos científicos.

5. Inteligência Artificial

É um ramo de pesquisa da Ciência da Computação que se ocupa em desenvolver mecanismos e dispositivos tecnológicos que possam simular o raciocínio humano, ou seja, a inteligência que é característica dos seres humanos. 

É o estudo dos sistemas que tem como característica agir de maneira que qualquer pessoa parecesse ser inteligente (BEN COPPIN, 2004).

5.1Como funciona a Inteligência Artificial

Os processos de IA envolvem uma combinação de tecnologias para levar a melhor experiência aos usuários. Eles podem aprender com os dados que possuem. Quanto mais informações existirem em variedade, maior será a aprendizagem do sistema a união de várias tecnologias é necessária para o desenvolvimento da inteligência artificial, com destaque para três fatores importantes:

  • máquinas com grande potência de processamento;
  • modelos de dados otimizados (capazes de analisar e processar informações de modo inteligente);
  • constante quantidade de informações para alimentar os modelos.

5.1.1Vantagens da Inteligência Artificial

Com o uso da inteligência artificial as máquinas podem ajudar os seres humanos a solucionarem problemas e potencializar pesquisas de modo mais rápido e com poucos erros. A IA pode tornar a vida cotidiana mais prática, visto que esta estaria programada a interpretar diferentes situações e adaptar respostas ou soluções de acordo com cada particularidade.

5.1.2 Desvantagens da Inteligência Artificial

Mesmo ainda faltando muito para que as máquinas atinjam o conceito mais próximo possível do que seria a inteligência humana, os cientistas já consideram a hipótese de que, em um futuro distante, a inteligência artificial venha a ser uma ameaça para a humanidade. 

5.2 SISTEMAS ESPECIALISTAS

Um programa inteligente que aplica da Inteligência Artificial de um computador usado como base o conhecimento em fatos para resolver problemas dependendo principalmente do tamanho e da qualidade que seu banco de conhecimento possui. Sistemas Especialistas são capazes de solucionar qualquer tipo de problemas consultando resultados obtidos em rotinas de análise de informações de base de dados criadas pelo próprio sistema (RAQUEL DIAS MENDES, 1997). Os Sistemas Especialistas são mais utilizados como consultores pelo especialista humano ou iniciante na solução de algum problema [MANCHINI, 2003].

 O sucesso de um sistema especialista depende da sua base de conhecimento, de como suas informações são representadas (MACHINNE, 2003).  

5.2.2 As Vantagens

         Os Sistemas Especialistas, geralmente, são mais rápidos, porque sua decisão está fundamentada em uma base de conhecimentos, portanto, se os fatos na base de conhecimentos estiverem corretos a segurança do Sistema Especialista é total, isso, claro, considerando que as informações passadas ao programa pelo usuário também estarão totalmente corretas. À medida que aumenta seu conhecimento diminui a dependência do Sistema Especialista ao especialista humano (MACHINI, 2003).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (193.8 Kb)   docx (117.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com