TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Computacional, Hardware e Software

Por:   •  7/11/2017  •  Exam  •  998 Palavras (4 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 4

1. Defina: Sistema Computacional, Hardware e Software.

Sistema computacional é um conjunto de dispositivos eletrônicos capazes de executar processos de acordo com um software, enquanto hardware é a parte física dos computadores e o software são os softwares.

2. Por que o sistema binário é utilizado nos computadores eletrônicos?

O sistema binário consegue expressar adequadamente os estados possíveis de um componente eletrônico, sendo 0 (NÃO passando corrente elétrica) e 1 (PARA passando corrente elétrica).

3. O que é um bit? O que é um byte? Quantos bits são utilizados para representar um caractere?

Um bit é a menor unidade de medida de um dado, sendo um byte constituído de 8 bits. São necessários 8 bits para representar um caractere.

4. O que é a CPU?

A CPU é o principal chip de interpretação de comandos de um computador, toma decisões de acordo com as instruções armazenadas na memória. É onde pode se encontra a (ULA) Unidade Lógica Aritmética e a (UC) Unidade de controle.

5. Qual o esquema básico do Sistema Central de um Computador? [pic 1]

6. O que são e para que servem as unidades de controle?

É responsavel por gerar todos os sinais que controlam as operações no exterior do CPU e as instruções para o correto funcionamento interno do CPU.

7. Qual o papel da ULA?

A Unidade Lógica e Aritmética tem como propósito realizar os processos lógicos e aritméticos. Sendo considerada a calculadora do microprocessador.

8. O que são registradores?

Memória de alta velocidade que permite o armazenamento de valores intermediários ou informação de comando.

9. Quais os principais tipos de memória? Como elas diferenciam-se?

MEMÓRIA RAM: Memória que armazena os dados os quais o processador esta lidando. É uma memória volátil que apaga os dados armazenados quando se encerra a alimentação de energia, como quando o computador é desligado.

MEMÓRIA ROM: Memória a qual os dados ali presentes não podem ser apagados ou editados, a não ser por meio de procedimentos especiais.  Não é uma memória volátil, logo mantém seus dados mesmo depois de ser interrompida a alimentação de energia.

10. O que é memória virtual?

É uma técnica que consiste no uso da memória do HD no lugar da memória RAM, caso a memória RAM se esgote, porém tem menos velocidade.

11. O que é memória cache?

A memoria cache é um tipo de memória ultrarrápida que armazena os dados e instruções mais utilizadas pelo processador, permitindo que estas sejam acessadas rapidamente.

12. O que é placa-mãe?

É a placa de circuito impresso onde reside a principal parte eletrônica do computador: CPU, RAM, placa de vídeo, e onde todos os demais componentes do micro são conectados;

13. Defina socket.

É a parte física onde são encaixados fisicamente uma placa de vídeo, um processador (por exemplo) num computador.

14. O que é chipset?

São conjuntos de chips (ou circuitos integrados) usados na placa mãe, cuja função é definir as principais características da placa mãe como o máximo de memória RAM ou cache que o processador consegue acessar, tipo de mem. que o processador é capaz de reconhecer, etc...

 15. O que é e quais são os principais tipos de barramento?

Barramento – capacidade de transferência (medido em bits). É uma via de comunicação existente na placa mãe, através da qual o microprocessador transmite e recebe dados de outros circuitos.

O principal barramento do micro é o local, a via de comunicação que conecta o processador aos circuitos primordiais da placa mãe: RAM, cache L2, chipset.

16. O que significa Clock do Sistema? E o que é taxa de transferência?

O clock do sistema é um componente eletrônico que gera pulsos a uma velocidade de Hertz e controla os eventos que ocorrem dentro do computador. O clock interno é um parâmetro que indica qual é a velocidade interna com a qual o processador trabalha, enquanto que o clock externo indica a velocidade de transmissão do barramento de dados da placa-mãe para o processador e vice-versa. .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (147.1 Kb)   docx (52.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com