TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Operacional Linux

Por:   •  3/12/2017  •  Resenha  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 2

O Sistema Operacional Linux

Linux é o termo usado para os sistemas operacionais que utilizam o núcleo Linux. Foi desenvolvido por Linus Torvalds, criado por entusiastas e agora conta com a colaboração de grandes empresas como IBM, Google, Oracle e outras.

Como vantagens, temos que qualquer instalação ou mudança do sistema requer a autorização do “usuário root”, uma espécie de usuário especial do sistema. Essa estratégia dificulta que um vírus ou programa malicioso seja instalado na máquina, a não ser que seja autorizado com nome de usuário e senha. No Linux, não há a necessidade de se reiniciar o sistema após modificar a configuração de qualquer periférico de computador ou parâmetros da rede. Somente é necessário reiniciar o sistema no caso de uma instalação interna de um novo periférico ou falha em algum hardware.

Outra grande vantagem é o custo, por ser um software livre sua utilização não tem custos financeiros e não é necessário pagar nada para usá-lo. Graças a sua estabilidade e robustez, o Linux passa maior segurança às redes, pois possui compatibilidade com padrões estabelecidos há mais de duas décadas. Possui ainda diversas opções de interfaces gráficas, com centenas de aplicativos disponíveis para sua plataforma.

Em relação às desvantagens, há um problema de incompatibilidade com equipamentos, ou seja, muitos softwares que permitem o funcionamento de certos equipamentos, como os de impressora, por exemplo, são feitos exclusivamente para Windows, o que pode dificultar muito o uso deles no Linux.

Comparando com o Windows, os usuários demoram a se acostumar com o este sistema diferente, isso faz com que muitas empresas pensem duas vezes antes de implantá-lo, pois terão custos com treinamento de pessoal.

Referências bibliográficas

Sistemas Operacionais: Linux, Mac OS, Windows. Disponível em: <http://www.diolinux.com.br/2012/04/sistemas-operacionais-linux-mac-os.html>. Acesso em: 2 dez. 2017

Linux. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Linux>. Acesso em: 2 dez. 2017

Características do Linux. Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/idiomas/caracteristicas-do-linux/46609>. Acesso em: 2 dez. 2017

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com