TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE SISTEMA OPERACIONAL: LINUX EDUCACIONAL

Por:   •  12/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.999 Palavras (12 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 12

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE – CAMPUS IPANGUAÇU

CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM INFORMÁTICA

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ANÁLISE DE SISTEMA OPERACIONAL: LINUX EDUCACIONAL

GILIANE MARIA DA CONCEIÇÃO BARBOSA

PAULO ROBERTO DA SILVA SARAIVA

Ipanguaçu/RN

2014

GILIANE MARIA DA CONCEIÇÃO BARBOSA

PAULO ROBERTO DA SILVA SARAIVA

ANÁLISE DE SISTEMA OPERACIONAL: LINUX EDUCACIONAL 5.0

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Diretoria Acadêmica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Ipanguaçu, como requisito necessário à obtenção do título de Técnico em Informática.

Orientador: Prof. Daniel Lobão dos Santos Figueiredo.

Ipanguaçu/RN

2014

CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM INFORMÁTICA

TERMO DE APROVAÇÃO

ANÁLISE DE SISTEMA OPERACIONAL: LINUX EDUCACIONAL 5.0

GILIANE MARIA DA CONCEIÇÃO BARBOSA

PAULO ROBERTO DA SILVA SARAIVA

PROF. DANIEL LOBÃO DOS SANTOS FIGUEIREDO

Aprovado em __/__/______

BANCA EXAMINADORA

______________________________________________________________

Prof. Daniel Lobão dos Santos Figueiredo

Orientador – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

______________________________________________________________

Prof. Daniel Lobão dos Santos Figueiredo

Coordenador do Curso Técnico Integrado – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

“Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia impossível.”

(Charles Chaplin)

DEDICATÓRIA

Este projeto é inteiramente dedicado a toda e qualquer pessoa que de alguma forma deixou sua colaboração para que possamos enriquecer nossos conhecimentos tanto na área tecnológica da informática, quanto para abarcar de modo geral o nosso conhecimento de vida, pois as mesmas possibilitaram um amadurecimento imensurável e fez de um simples aluno, um profissional qualificado para o mercado de trabalho.

AGRADECIMENTO

Primeiramente a Deus, pela vida, pela família, pelos amigos, pela saúde, pelas oportunidades e pela força para seguir em frente, para encarar os desafios e nunca desistir diante dos obstáculos encontrados no caminho, nos fazendo acreditar que sempre somos capazes de ir além.

Aos nossos pais que acreditaram na nossa capacidade e apostaram no nosso potencial, nos acompanharam ao longo do caminho, nos amparando nos momentos de fraqueza, nos abraçando em momentos de tristeza, sorrindo em momentos de alegria, chamando nossa atenção quando necessário e agora, enfim, comemoram nossa vitória.

Ao nosso orientador, professor e amigo, Daniel Lobão dos Santos Figueiredo, pela orientação, disposição, apoio e confiança que nos deu durante a realização desse trabalho, nos mostrando o caminho certo a se seguir, apontando sucessos e falhas para a elaboração do mesmo.

Aos demais professores que contribuíram ao longo do período em que estivemos no IFRN, seja pelo grande aprendizado, pelo universo do conhecimento, pelos caminhos mostrados, pelos elogios ou até mesmo pelas críticas construtivas, nos fazendo crescer, tanto como profissionais, quanto como seres humanos. Agradecemos, em especial, ao professor João Maria Guedes, que muito contribuiu para este trabalho com sua ajuda, disposição e apoio, e ao professor Lennedy Campos de Souza, que sempre acreditou no nosso potencial e sempre nos deu novas oportunidades.

Aos colegas e amigos que estiveram ao nosso lado durante todo esse percurso, nos momentos bons e ruins, entre sorrisos e lágrimas, sempre conosco em todos os momentos, seja de aprendizagem ou descontração, caminhando juntos com o mesmo objetivo.

E por fim, agradecemos a todos que contribuíram direta ou indiretamente com essa nossa conquista, por tudo, por todos e para todos, o nosso muito obrigado.

RESUMO

Atualmente, não só no Brasil, mas no mundo inteiro, as tecnologias de comunicação tem se disseminado cada vez mais, e a inclusão digital é uma realidade cada dia mais próxima e presente no cotidiano das pessoas, em especial dos brasileiros. Todavia, mesmo com maior desenvolvimento social e econômico das classes sociais, não são todas as pessoas que podem ter acesso às tecnologias de comunicação e educação, sendo assim, o Governo Federal desenvolveu e aderiu aos Telecentros Comunitários. Esses, por sua vez, têm por objetivo principal a inclusão digital e, com isso, o desenvolvimento econômico e social da comunidade beneficiada com o projeto, de forma totalmente gratuita. Um desses Telecentros Comunitários está localizado no IFRN, campus Ipanguaçu, o qual será referência para esse trabalho, beneficiando alunos da instituição e a comunidade local presente. O referido Telecentro, utiliza, atualmente, o Sistema Linux, pelo fato de garantir navegação rápida e segura, dentre outros benefícios. Existe, atualmente, o Sistema Linux Educacional (LE) Versão 5.0 (versão atualizada), é um projeto do Ministério da Educação, o qual foi desenvolvido com o intuito principal voltado para a educação, com o objetivo de disseminação educacional, cultural, social e econômica de seus usuários. O LE é baseado no Sistema Linux, no entanto, esse sistema não é utilizado no Telecentro de Ipanguaçu.

 Daí surgiu à proposta de trabalho de análise e pesquisa dos pros e contras desse Sistema, com o objetivo de instalar e analisar o Sistema Linux Educacional, para, após os resultados da análise, avaliar se seria viável essa instalação no Telecentro.

Palavras-chave: Telecentro, Sistema, Linux, Linux educacional.

ABSTRACT[a]

Currently, not only in Brazil, but worldwide, communication technology has spread more and more, and digital inclusion is a reality every day closer and present in daily life, especially the Brazilians.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (224.1 Kb)   docx (95.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com