TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema de Banco de Currículos

Por:   •  7/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  7.473 Palavras (30 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 30

[pic 1] 


 

Sistema de Banco de Currículos 

Monografia apresentada à Universidade Federal do ABC como parte dos requisitos para aprovação na disciplina de Sistemas de Informação do Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia. 

Professores: Ana Carolina Lorena e
Francisco de Assis Zampirolli
 

Santo André - SP 

2017


Sumário 

1 Introdução                                                                                          4

2 Metodologia de Pesquisa                                                                4 

3 Histórico e Evolução do SI                                                         5

4 Especificação Funcional do SI                                                          6 

4.1 Especificação das principais funções do SI                        6

4.2 Contexto do SI                                                                7

4.3 Interface Externa                                                                16 

4.4 Custo / Benefício                                                                17

5 Arquitetura do SI                                                                         18 

5.1 Elementos de Hardware                                                        18 

5.2 Módulos de Software                                                         19

5.3 Banco de Dados                                                                20

5.4 Interfaces de Comunicação                                                26

5.5 Elementos Humanos                                                        31

6 Análise do SI                                                                                32

7 Conclusão do Trabalho                                                                33 

Referências Bibliográficas                                                                34

Copyright © 2008 by Jimmy da Costa e Costa, David Sena, Frederico de Andrade Camargo, Roberta de Morais Pereira. Universidade Federal do ABC, Rua Santa Adélia, 166, 09210-170, Santo André, São Paulo, Brasil.

Este é um artigo livre; você pode redistribui-lo e/ou modifica-lo dentro dos termos da Licença Pública Geral GNU como publicada pela Fundação do Software Livre (FSF); na versão 2 da Licença, ou qualquer versão.

1 Introdução

Este trabalho tem por objetivo apresentar a proposta de um sistema de banco de currículos de alunos. O sistema proporcionará a dinamização do gerenciamento das etapas relacionadas ao estágio reduzindo o tempo gasto, criará um vínculo mais intenso por meio de cadastro com as empresas gerando uma maior confiança entre as partes.  A escolha desse projeto foi a partir de um tema proposto em aula onde pelo título pudemos visualizar um grande potencial para o projeto, por saber como funciona o sistema atual, no qual ele seria uma ferramenta de grande ajuda para os alunos e para a instituição. O domínio de atuação desse sistema seria na própria instituição, principalmente na parte administrativa que hoje conta com duas pessoas para fazer parte do trabalho burocrático relacionado aos estágios e uma parcela da burocracia cabe ao aluno que por meios próprios procura as eventuais vagas, se candidata e aciona a instituição em uma etapa mais avançada que seria o deferimento ou indeferimento com relação a situação de estágio.

2 Metodologia de Pesquisa

O levantamento de informações importantes para sistema foi feito inicialmente com as próprias informações que os integrantes do grupo tem a respeito do sistema de banco de dados de currículos na área de estagio. Como o sistema de estágios na faculdade é bastante simples, e, além disso, os funcionários acreditam que este sistema seja bastante prático, não viram com bons olhos uma eventual mudança nesse sistema. Com isso soube-se apenas como os sistema funciona, e por isso não foram obtidas informações que seriam úteis para a melhora do sistema.

O projeto foi então, elaborado com idéias dos próprios integrantes do grupo, que viram que o sistema atual, além de não ser automatizado, exige um grande esforço do aluno e pouca participação da faculdade. Há também a falta de uma participação mais direta da empresa, que no caso é uma parte fundamental do sistema.

Um fato importante para o desenvolvimento desse sistema é que, nada melhor que os próprios criadores do projeto, que são alunos, para fomentar um sistema que vão utilizar, sendo que alguns integrantes do grupo já estagiaram e até trabalham, enriquecendo o projeto com suas experiências, indicando os pontos fortes e fracos do atual sistema, que serve de base para o projeto.

  1. 3 Histórico e Evolução do SI

Vendo a necessidade de um sistema com maior dinamismo em um setor que será bastante procurado futuramente na Instituição, houve um consenso por parte do grupo criar um sistema que gerenciasse os currículos dos alunos e as empresas interessadas nos profissionais formados pela Universidade Federal do ABC.

Para entender como foi feito o processo em questão, baseado em um site já existente que gerencia currículos de profissionais e vagas o grupo procurou acessar e basear-se no sistema de gerenciamento proposto pelo site .Frederico no qual é conveniado, buscou melhores informações de como funcionava a estrutura do site e trouxe para as reuniões. Após isso foi feito uma reunião com um funcionário da Universidade, na reunião foi informado como funcionam os mecanismos atuais de gerenciamento dos estágios , e como funciona o intermédio da universidade com as empresas.De acordo com o funcionário havia um comitê já responsável por fazer os encaminhamentos de estágios e empregos, mas os processos ainda eram falhos, devido a grande burocracia envolvida, a necessidade do aluno não ter outros meios se não os pessoais para buscar vagas, a falta de divulgação de vagas disponíveis no mercado e a impossibilidade de empresas realizarem uma busca por profissionais dentro da universidade. A partir desses princípios viu-se a necessidade de um sistema que além de agilizar também facilitasse os processos entre o oferecimento da vaga de empresas que fossem adequada aos requisitos da Universidade e a contratação do aluno que se encaixasse exatamente aos perfis da vaga e aos requisitos da Universidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.2 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com