TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema de Informação é um conjunto de elementos que se relacionam entre si capazes de auxiliar na gestão

Por:   •  4/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 4

Por que SI são essenciais para as organizações de hoje?

Hoje sabemos que um Sistema de Informação é um conjunto de elementos que se relacionam entre si capazes de auxiliar na gestão das organizações através da coleta, processamento, armazenamento, recuperação e distribuição das informações, que são funcionalidades básicas para um sistema cumprir seu papel corretamente. É preciso entender que as informações surgem através de dados coletados, organizados e processados de forma a proporcionar valor para a organização. Essas informações são importantes para que as empresas possam executar melhor suas estratégias e planos de negócios, obtendo assim um melhores resultado e uma grande eficácia em suas ações .

É de extrema importância a qualidade das informações coletadas pelos sistemas de informação. Uma boa coleta conta com validações físicas e lógicas que garantem com que a informação seja melhor filtrada e armazenada. A validação física verifica a existência da informação, se está preenchida corretamente, se o tipo dos dados correspondem ao que é esperado e se o tamanho está de acordo com as normas impostas pela empresa. A validação lógica é baseada nas regras de negócio da empresa, como por exemplo alteração de salário de determinado funcionário, haja em vista que somente funcionários do RH podem executar essa operação.

Com todas essas informações e mudanças constantes no mundo corporativo, um dos recursos mais importantes acaba se tornando o conhecimento. É preciso se organizar para seguir o ritmo de crescimento, fazer o uso correto das informações e tirar o maior proveito disso.

Quanto melhor o nível das informações, mas rápida ela é processada, gerando competitividade e maior vantagem, já que as decisões podem ser tomadas com mais rapidez e isso garante que a empresa esteja no mesmo nível dos concorrentes.

Uma empresa que adota S.I economiza no tempo gasto com verificações e análise de dados, pois já possui informações guardadas que podem ser facilmente processadas com maior rapidez e de forma prática, com menor possibilidade de erros.

Podemos dizer que os S.I. além de importantes, podem estar diretamente ligados à sobrevivência da empresa no mercado, pois é grande a competição e a cada dia mais e mais as empresas se adequam e aderem a tecnologia no seu dia a dia. Hoje é possivel gerar relatórios gerenciais e analiticos em um curto periodo de tempo auxiliando gestores e empreendedores a encontrarem problemas e soluções além de oferecer uma visão geral ou parcial de como o anda seu empreendimento.

Mais do que tendência, a tecnologia deve ser vista como ferramenta. Um método no qual pode-se assegurar qualidade, confiança, competitividade, redução de custos de processos e principalmente, garantir o lucro para as empresas.

Identifique um SI e fale sobre sua importância para uma organização.

Sistema de Gestão Empresarial Integrada - ERP (Enterprise Resource Planning)

ERP’s são sistemas que integram os sistemas rotineiros e transacionais de uma determinada empresa. Integram departamentos diversos como compras, vendas, estoque, etc., de forma a agilizar os processos de cada setor e ainda gerar produção por demanda. Assim, há uma otimização do tráfego e diminuição da manipulação dos dados, o que assegura que as informações sejam mais confiáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (72 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com