TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema de informação

Por:   •  23/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.646 Palavras (7 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 7

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: GOVERNANÇA DE TI

SERVIÇOS DE GERENCIAMENTO DE TI

ITIL COBIT CMMI PMBOK ISO 20000

06 SETEMRO 2021


ITIL - Information Technology Infrastructure Library

        

        O termo Information Technology Infrastructure Library (ITIL) ou do português Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação, reúne um conjunto de melhores práticas para orientar o gerenciamento das atividades de TI. O conceito é baseado no ciclo de vida dos serviços, dividido em cinco fases diferentes, com um ciclo contínuo de melhoria, onde o ponto central é a estratégica e entorno dela, temos a operação de serviços, desempenho e transição de serviços. O principal objetivo da ITIL é auxiliar as organizações em ações estratégias na área de TI, através do uso eficiente de seus recursos. Desta maneira, seria possível garantir uma padronização mínima de atendimento em termos de processos, terminologia, desempenho, qualidade e custos. Atualmente a ITIL é a principal referência para o gerenciamento de serviços de TI em todo mundo e surgiu como uma forma de auxiliar o governo britânico a comparar as propostas de prestadores de serviço de TI.

Principais vantagens em usar ITIL

        É claro que o setor de tecnologia será o primeiro a sentir o impacto de trabalhar alinhado com as melhores práticas de TI do mercado. Principalmente, no que tange a gestão de suas atividades.

As vantagens de usar a ITIL são:

  • Visão holística dos processos de TI;
  • Economia de custos para empresa, com processos mais dinâmicos e Padronização dos serviços de TI para a empresa;
  • Minimização de erros nos projetos de TI;
  • Controle rigoroso de cada etapa dos serviços de TI;
  • Aumento do rendimento da área de TI da empresa;
  • Diminuição de prazos nas entregas de TI;
  • Ociosidade zero dos profissionais envolvidos nos processos;
  • Facilidade para identificar falhas e pontos melhoria, para que dessa forma sejam promovidas atualizações no processo;
  • Divisão mais clara de papéis dentro dos processos de TI.

Fontes:

CALDAS, Felipe Tanji - Gerenciamento De Incidentes Com As Práticas Itil. São Paulo, 2011.  

CHIARI, Renê - eBook – Guia de Referência ITIL.

PINHEIRO, Flávio R. Fundamento em Gerenciamento de Serviços em TI Baseado no ITIL, Ed. Abril de 2006.

COBIT - Control Objectives for Information and related Technology

        

        COBIT significa Objetivos de Controle para Informação e Tecnologia Relacionada. É um framework criado pela ISACA (Associação de Auditoria e Controle de Sistemas de Informação) para governança e gestão de TI. Sendo desenvolvimento para oferecer o suporte para gerentes - e serviços técnicos importantes para organização, gestão de riscos de negócios e requisitos de controle. O COBIT é uma diretriz amplamente reconhecida que pode ser aplicada a qualquer organização em qualquer setor. No geral, o COBIT garante qualidade, controle e confiabilidade dos sistemas de informação em uma organização.

        Atualmente o COBIT se encontra na versão 5, integrado ao COBIT 4.1 com maior foco e eficácia dos objetivos de controle e dos processos de verificação e divulgação de resultado. De acordo com Fernandes e Abreu (2008, p.34) e o ITGI (2007b, p.12), os benefícios da adoção do COBIT para uma organização são:

a) responsabilidades e protocolos de comunicação claros, tornando a circulação de informações mais direta e precisa entre os interessados de diversos níveis;

b) visão clara acerca da situação atual dos processos de TI e de seus pontos de vulnerabilidade;

c) redução dos riscos;

d) maior solidez e assertividade no planejamento encadeado das ações de melhoria, devido ao entendimento das dependências entre os processos e os recursos necessários a serem envolvidos; e) alta visibilidade, por parte de todos os níveis da organização, a respeito dos impactos dos esforços de melhoria nos processos de TI e dos seus reflexos nos processos de negócio, através das medições de resultados e dos indicadores de desempenho;

f) redução dos custos operacionais e de propriedade do acervo de TI (aplicativos, infraestrutura); g) melhoria da imagem perante os clientes, através do aumento do grau de satisfação e da confiabilidade em relação aos serviços de TI.

Fontes:

ARAGON, Aguinaldo; Abreu, Vladimir.   Implantando a governança de TI:  da estratégia à gestão dos processos e serviços 3ª Edição, ISBN:978857452533-4 ed.Brasport, 2012.

ISACA. Disponível em: <https://www.isaca.org/credentialing/cobit/cobit-foundation>. Acesso em: 06 de Set. 2021.

JUNIOR, E. Severiano; CUNHA, D. de Oliveira - A IMPORTÂNCIA DO USO MODELO COBIT NOS PROCESSOS DE TI DIANTE DE UM CONTEXTO ORGANIZACIONAL. Disponível em: < https:// 

FERNANDES, A.A.; ABREU, V.F. Implantando a Governança de TI. São Paulo: Brasport, 2008.www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/294 > . Acesso em: 06 Set. 2021.


CMMI - Capability Maturity Model Integration

        

        CMMI (Modelo de Maturidade em Capacitação – Integração) é um modelo de avaliação de qualidade organizacional de processos para o desenvolvimento de produtos e serviços, criado pela SEI (Instituto de engenharia de software) da Universidade Carnegie Mellon. O CMMI infere sobre a qualidade dos processos, seus modelos analisam diversos aspectos de um processo e mostram por que o processo é bom ou ruim, mas não diz como melhorar, diz o que fazer, mas não como. O CMMI analisa diversas áreas de processo, que atestam aspectos sobre a organização de um processo, baseado nessas áreas de processo o avaliador CMMI infere um nível de maturidade de um a cinco, quanto maior o nível de maturidade mais eficiente e bem estruturado é o processo. As áreas de processos variam um pouco entre o CMMI-DEV, CMMI-SVC e CMMIACQ

Vantagens em usa CMMI

         O modelo de qualidade CMMI é reconhecido internacionalmente e se tornou uma referência no mercado. Empresas como a Microsoft já adotam o modelo como estratégia para exportação da mão-de-obra brasileira, buscando obter um diferencial competitivo.

  1. O conjunto de práticas do CMMI contribui para o aprimoramento dos processos de uma organização tornando-a mais madura e eficiente [VIRTUARTE, 2012].
  2. O CMMI ajuda a organização a conhecer os seus processos e o seu desempenho, melhorando a precisão do planejamento. Permite um melhor monitoramento dos processos, possibilitando que o gerente de projetos saiba se o projeto dará certo ou não [MELLO, 2011].
  3. Com o tempo, adquirindo maturidade, a empresa vai identificando o que realmente tem valor, sendo este o foco, otimizando cada vez mais os processos, o que justifica o CMMI, que é um modelo que possibilita uma melhoria contínua nos processos, amadurecendo as organizações e tornando-as mais competitivas.

Fontes:

MACHADO, João; PAULA, Tarcísio. Modelo de Qualidade CMMI. UFF.

FRANCISCANI, Juliana de Fátima; PESTILI, Ligia Cristina. CMMI E MPS.BR: UM ESTUDO COMPARATIVO. UNICERP.


PMBOK - Project Management Body of Knowledge

        O PMBOK (Project Management Body of Knowledge) ou guia para o conjunto de conhecimentos de gerenciamento de projetos, definido e de autoria do PMI Standards Committee. O objetivo do PMBOK abrange os principais aspectos contidos no gerenciamento de um projeto, não deve ser confundido com metodologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (109.2 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com