TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Surgimento da Internet

Projeto de pesquisa: O Surgimento da Internet. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.932 Palavras (12 Páginas)  •  447 Visualizações

Página 1 de 12

RESUMO

Desde o surgimento da internet, houve uma revolução na comunicação como nenhuma invenção foi capaz de fazer antes. A invasão do “internetês” especialmente entre os jovens em fase escolar tem preocupado aos pais e professores, receosos quanto à influência desta modalidade no ensino e aprendizado da norma padrão da língua portuguesa. É necessário discutir mais profundamente o uso da língua na internet e a relação com ensino da norma padrão. Neste trabalho, assumimos os pressupostos das variedades da linguística para discutir algumas questões relativas à língua portuguesa e seu uso em ambientes virtuais.

PALAVRAS-CHAVE: Internet, Variedades Linguísticas, Língua Portuguesa.

INTRODUÇÃO

No século da tecnologia digital, as pessoas estão cada vez mais utilizando os avanços tecnológicos para a comunicação social. A velocidade desse tipo de tecnologia tem influenciado fortemente as pessoas, ditando normas e estabelecendo padrões. Com a chegada do rádio, TV, Computador e, posteriormente a internet, a comunicação passou a ser um evento fundamentado na escrita, os jovens usuários começaram a utilizar uma variedade lingüística específica e particular, sem a preocupação com as regras gramaticais, empregando uma escrita livre. A comunicação através da internet vem tornando cada vez mais difícil a restrição entre o vocabulário tradicional, oral e escrito. Os textos virtuais (e-mail, blog, chat, msn, etc.) que levam os internautas a usarem recursos como: neografias fonetizantes, silabogramas, alongamentos gráficos, onomatopéias, siglominização, hipocorísticos e outros, o que nos leva a caracterizar a produção textual da linguagem de um determinado ambiente social, no qual essa linguagem desempenha uma função específica.

OBJETIVO

O objetivo desta pesquisa foi analisarmos as variedades lingüísticas da internet e sua relação com o ensino da variedade padrão da língua, procurando encontrar explicações para o fenômeno de internetês e sua influência nos textos didáticos, objetivando esclarecimentos, auxílio e reflexão sobre o tema através da análise sobre os aspectos da linguagem da internet, discutindo sobre os formatos e recursos utilizados em tal linguagem e verificando as implicações educacionais do uso de tal linguagem, buscando esclarecimento das vantagens e desvantagens do uso da linguagem Internauta. 

Capítulo I

O Surgimento da Internet

A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu em plena Guerra Fria. Criada com objetivos militares seria uma das formas das forças armadas norte-americanas de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações. Nas décadas de 1970 e 1980, além de ser utilizada para fins militares, a Internet também foi um importante meio de comunicação acadêmico. Estudantes e professores universitários, principalmente dos EUA, trocavam idéias, mensagens e descobertas pelas linhas da rede mundial.

a. Desenvolvimento da Internet

Foi somente no ano de 1990 que a Internet começou a alcançar a população em geral. Neste ano, o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web, possibilitando a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente interessantes. A partir deste momento, a Internet cresceu em ritmo acelerado. Muitos dizem que foi a maior criação tecnológica, depois da televisão na década de 1950.

A década de 1990 tornou-se a era de expansão da Internet. Para facilitar a navegação pela Internet, surgiram vários navegadores (browsers) como, por exemplo, o Internet Explorer da Microsoft e o Netscape Navigator. O surgimento acelerado de provedores de acesso e portais de serviços on-line contribuíram para este crescimento. A Internet passou a ser utilizada por vários segmentos sociais. Os estudantes passaram a buscas informações para pesquisas escolares, enquanto jovens utilizavam para a pura diversão em sites de games. As salas de chat tornaram-se pontos de encontro para um bate-papo virtual a qualquer momento. Desempregados iniciaram a busca de empregos através de sites de agências de empregos ou enviando currículos por e-mail. As empresas descobriram na Internet um excelente caminho para melhorar seus lucros e as vendas on-line dispararam, transformando a Internet em verdadeiros shoppings centers virtuais.

Nos dias atuais, é impossível pensar no mundo sem a Internet. Ela tomou parte dos lares de pessoas do mundo todo. Estar conectado a rede mundial passou a ser uma necessidade de extrema importância. A Internet também está presente nas escolas, faculdades, empresas e diversos locais, possibilitando acesso as informações e notícias do mundo em apenas um click.

A partir de 2006, começou uma nova era na Internet com o avanço das redes sociais. Pioneiro, o Orkut ganhou a preferência dos brasileiros. Nos anos seguintes surgiram outras redes sociais como, por exemplo, o Facebook e o Twitter.

b. A Internet no Brasil

O governo federal tem como meta estratégica prioritária para os próximos anos a organização e a exploração desse conjunto de "supervias eletrônicas", em parceria com a iniciativa privada, visando integrar o Brasil definitivamente à comunidade eletrônica internacional, facilitando o fluxo de informações entre as instituições brasileiras e, destas, com suas congêneres no exterior. Nesse quadro, a Internet no Brasil desempenha papel central.

A Internet é a maior rede mundial de computadores existente na atualidade.

As redes eletrônicas de computadores proporcionam a seus usuários comunicação a baixo custo e acesso a fontes inesgotáveis de informação. Elas interconectam pessoas para os mais variados fins e têm contribuído para ampliar e democratizar o acesso à informação, eliminando barreiras como distância, fronteiras, fuso horário, etc.

A partir de 1995, surgiu a oportunidade para que usuários fora das instituições acadêmicas também obtivessem acesso à Internet e que a iniciativa privada viesse a fornecer esse serviço. Isto significa que haverá cada vez mais computadores brasileiros, fora das instituições de ensino, ligados à Internet, e que um vasto leque de aplicações surgirá em curto prazo.

O e-mail foi a maior revolução da comunicação, um dos pioneiros da internet no Brasil afirma que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com