TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Surgimento Da Internet

Casos: O Surgimento Da Internet. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  1.182 Palavras (5 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 5

O surgimento da Internet

A internet é um sistema de redes de computadores interconectadas de proporções mundiais, atingindo mais de 150 países e reunindo cerca de 300 milhões de computadores. (DIZARD, 2000).

Não existe uma coisa física chamada internet. Você não pode vê-la, tocá-la ou ouvi-la. O que há são milhões de computadores, em mais de 100 países. Todos ligados em uma única rede de ponto central. Estão ligados uns aos outros, redes com redes, formando uma malha cheia de nós. (CHARLAB, 1996, p.21)

Segundo Pinho (2000), a origem da conectividade entre computadores teve seu princípio na Guerra Fria, quando em 1957, a antiga URSS (União Soviética) colocou em órbita o seu primeiro satélite espacial artificial na história da humanidade, que se denominava Sputnik.

Com reação a esse avanço tecnológico, quatro meses depois o presidente norte-americano Duight Eisenhower anunciou a criação da Advanced Research and Projects Agency (ARPA) ligada ao departamento de defesa, cuja missão era pesquisar e desenvolver projetos de alta tecnologia para aplicações militares.

Ainda segundo o autor, a rede antecessora a internet foi chamada de ARPAnet e formada inicialmente pela conexão dos computadores de quatro instituições: Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), Standford Research Institute (SRI), Universidade da Califórnia em Santa Barbara (UCSB) e Universidade de Utah.

Os pesquisadores e cientistas envolvidos no projeto identificavam os principais problemas a serem resolvidos para que os computadores da rede pudessem se comunicar entre si. Deste estudo, que perdurou na década de 1970, nasceu o TCP/IP (Transmission Control Protocol / Internet Protocol), grupo de protocolos que leem a informação transmitida e as enviam para o destino estabelecido pelo usuário. (PINHO, 2000).

Segundo Briggs e Burke (2006), qualquer computador poderia se ligar à ARPAnet de qualquer lugar, e a informação era trocada imediatamente, em "fatias" dentro de "pacotes". O sistema de envio quebrava a informação em peças codificadas, e o sistema receptor juntava-a novamente, depois de ter viajado até seu destino. Esse foi o primeiro sistema de dados empacotados da história.

Pinho (2000), diz que a primeira demonstração pública da ARPAnet foi realizada na cidade de Washington, durante a I Conferência sobre Comunicações Computacionais, conectando 40 máquinas. Classificada como um grande esforço de relações públicas, a apresentação envolveu um série de demonstrações do uso da rede, de grande sucesso entre o público.

Libertando-se de suas origens militares, a ARPAnet se dividiu, em 1983, na Milnet, para fins militares e na nova ARPAnet, uma rede com propósitos de pesquisa, que começou a ser chamada de Internet. “Em 1990 a ARPAnet foi formalmente encerrada, e nascia então a Internet.” (PINHO, 2000)

Em 1991 a grande novidade foi a invenção da World Wide Web. Segundo Monteiro (2011), a internet e a WWW ou World Wide Web (que quer dizer algo como “teia de alcance mundial”, em inglês) não são sinônimos, embora frequentemente utilizemos esses termos como tal. Na realidade, a WWW é um espaço que permite a troca de informações multimídia (texto, som, gráficos e vídeo) através da estrutura da internet. É uma das formas de utilização da Rede, assim como o e-mail (correio eletrônico), o FTP (File Transfer Protocol) ou outros menos conhecidos atualmente.

Desenvolvida no início da década de 1990 pelo cientista Tim Berners-Lee nos laboratórios do CERN (Conselho Europeu para Pesquisa Nuclear), na Suíça, a World Wide Web nasceu da necessidade de compartilhar dados entre os membros dos diversos projetos de pesquisa em andamento no CERN. Ela foi concebida como uma ferramenta de troca de informações mais amigável que as interfaces “somente-texto” então utilizadas. (MONTEIRO, 2011)

O método extremamente simples e eficiente do sistema de hipertexto distribuído, baseado no modelo cliente/servidor, tem como principais padrões o protocolo de comunicação HTTP, a linguagem de descrições de páginas HTML e o método de identificação de recursos URL. O Hypertext Markup Language (HTML) é a linguagem padrão para escrever páginas de documentos Web que contenham informações nos mais variados formatos: texto, som, imagens e animação. Já o Hypertext Transport Protocol (HTTP) é o protocolo que define como dois programas/servidores devem interagir, de maneira a transferirem entre eles comandos ou informações relativos ao WWW. Por sua vez, o Uniform Resource Locator (URL) é o localizador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com