TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O começo de Uma Era: Sistemas de Informação

Por:   •  18/4/2016  •  Artigo  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 3

Acadêmico: Guilherme Daronch Taufer

Matricula: 110532

Atividade: Fazer a leitura do texto sugerido e depois algumas pesquisas relacionadas a temática. Feito isto, Utilize a mesma estrutura do texto sugerido para escrever o seu texto. Pode ser utilizando suas próprias palavras e/ou utilizando outras referencias encontradas durante a pesquisa.

O começo de uma Era: Sistemas de Informação

Os sistemas de informação surgiram muitos anos antes das tecnologias atuais. Muitas técnicas usadas atualmente são baseadas em técnicas aplicadas de outras formas no passado, sem a utilização da tecnologia. A ideia de um controle de estoque em uma mercearia, por exemplo, era feita de formas simples, porém já incluía, de uma forma genérica, um sistema de informação.

Impactos e transformações nas organizações

        Com o maior uso de sistema de informações ocorreram diversas mudanças nas organizações. Onde antes tinham diversas pessoas para fazer uma atividade, após a utilização de um sistema de informação, apenas uma ou duas realizavam a atividade sem muitos esforços. As redes de computadores somaram-se aos sistemas de informações, trazendo muitos outros benefícios.

A Importância

        A importância dos sistemas de informação se deve a grande evolução das tecnologias. As redes de computadores, a internet e a rápida evolução de hardware, tornaram indispensáveis o uso de sistemas de informação. Outro fatores consideráveis são os benefícios de gerenciamento e controle implantada pelos sistemas de informação, tornando-os indispensáveis para grandes ou pequenas organizações.

Os obstáculos

        Como toda mudança tem seus obstáculos, com a implantação de um sistema de informação não seria diferente. São muitos os desafios impostos na implantação de um novo sistema, vai desde saber qual a melhor forma para a migração de dados antigos até o treinamento e a adaptação dos utilizadores do novo sistema de informação. A análise da metodologia de uma organização é o primeiro passo para a implantação. Tudo tem que ser bem planejado nos mínimos detalhes.

Segurança da Informação

        A segurança de dados é muito importante em um sistema de informação. Muitos dados podem ser confidencias, onde só pessoas restritas podem ter acesso. Uma falha no tratamento desses dados pode arruinar toda uma organização, invertendo o princípio de um sistema de informação que é trazer benefícios a todos os envolvidos. Por esse motivo, a análise do ambiente onde será implantado o sistema tem que ser muito bem estudada para evitar futuros problemas.

O Futuro

        Não se pode imaginar uma grande organização sem um sistema de informação. A cada dia que passa, torna-se vital a utilização de um sistema eficiente. Para isso, é necessário um bom investimento no sistema certo. Muitas empresas ainda não adotaram sistemas por não saber quais são seus reais benefícios, achando que este investimento é inviável. Por outro lado, existem grandes organizações que sabem a vantagem de investir em um sistema e os benefícios que o mesmo traz para a empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com