TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é Internet

Tese: O que é Internet. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  Tese  •  10.438 Palavras (42 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 42

1º Capítulo

1.1 O que é Internet?

1.1.1 Uma descrição detalhada da rede:

A Internet pública é uma rede de computadores mundial, isto é, uma rede que interconecta milhões de equipamentos de computação em todo o mundo.O termo rede de computadores está começando a soar um tanto desatualizado, dados os muitos equipamentos não tradicionais que estão sendo ligados à Internet, todos esses equipamentos são denominados hospedeiros ou sistemas finais.

Sistemas finais são conectados entre si por enlaces (links) de comunicação. Enlaces diferentes podem transmitir dados em taxas diferentes, sendo a taxa de transmissão(banda passante) de um enlace medida em bits/s.

Em geral, sistemas finais não são interligados diretamente por um único enlace de comunicação, em vez disso, são interligados indiretamente por equipamentos intermediários de comutação conhecidos como comutadores de pacotes (tipos mais predominantes: roteadores e comutadores de camada de enlace).Eles encaminham a informação que está chegando em um de seus enlaces de entrada para um de seus enlaces de saída. Em redes de computadores o bloco de informação é denominado pacote.

A seqüência de enlaces de comunicação e comutadores de pacotes que um pacote percorre desde o sistema final remetente até o sistema final receptor é conhecida como rota ou caminho através da rede. A Internet usa uma técnica conhecida com comutação de pacote, que permite que vários sistemas finais comunicantes compartilhem ao mesmo tempo um caminho ou partes dele.

Sistemas finais acessam a Internet por meio de Provedores de Serviços de Internet (ISPs). Cada ISP é uma rede de comutadores de pacotes e enlaces de comunicação. ISPs provêem aos sistemas finais uma variedade de tipos de acesso à rede (acesso por modem discado, banda larga) e acesso a provedores de conteúdo, conectando sites Web diretamente à Internet. Para permitir a comunicação entre usuários da Internet e possibilitar a usuários acesso mundial ao conteúdo da Internet, ISPs de nível mais baixo são interconectados por meio de ISPs de nível mais alto(consiste em roteadores de alta velocidade interconectados com enlaces de fibra ótica de alta velocidade).

Os sistemas finais, os comutadores de pacotes e outras peças da Internet executam protocolos que controlam o envio e o recebimento de informações dentro da Internet. O TCP e o IP são dois dos protocolos mais importantes da Internet. O protocolo IP especifica o formato dos pacotes que são enviados e recebidos entre roteadores e sistemas finais. Os principais protocolos da Internet são conhecidos coletivamente como TCP/IP.

Os padrões da Internet são desenvolvidos pela IETF e os documentos padronizados dela são denominados RFCs.

Existem redes privadas cujos hospedeiros não podem trocar mensagens com hospedeiros que estão fora da rede privada, elas são denominadas intranets, pois usam o mesmo tipo de hospedeiros,roteadores,enlaces e protocolos da Internet pública.

1.1.2 Uma descrição do serviço:

A Internet permite que aplicações distribuídas que executam em seus sistemas finais troquem dados entre si. Ex de aplicações: navegação na Web, mensagem instantânea, áudio e vídeo em tempo real, etc.

A Internet provê dois serviços a suas aplicações distribuídas: um serviço confiável orientado para conexão (garante que os dados transmitidos de uma origem a um destino sejam finalmente entregues ao destinatário em ordem e completos) e um serviço não confiável não orientado para conexão (não oferece nenhuma garantia quanto à entrega final). A aplicação distribuída usa um ou outro desses serviço, mas não ambos.

Atualmente , a Internet não provê um serviço que ofereça garantias quanto ao tempo que gastará para levar os dados da origem ao destino.

1.1.3 O que é um protocolo?

Um protocolo de rede é semelhante a um protocolo humano, a diferença é que as entidades que trocam mensagens e realizam ações são componentes de hardware ou software de algum equipamento. Todas as atividades na Internet que envolvem duas ou mais entidades remotas comunicantes são governadas por um protocolo.

Um protocolo define o formato e a ordem das mensagens trocadas entre duas ou mais entidades comunicantes, bem como as ações realizadas na transmissão e/ou no recebimento de uma mensagem ou outro evento.

1.2 A periferia da Internet

1.2.1 Sistemas finais, clientes, servidores:

Os computadores conectados à Internet são usualmente chamados de sistemas finais(computadores de mesa,servidores, computadores móveis), por que estão na periferia da internet. Sistemas finais também são denominados hospedeiros(hosts) por que hospedam programas de aplicação. Às vezes, sistemas finais são ainda subdivididos em duas categorias: clientes e servidores. Normalmente, clientes costumam ser PCs de mesa ou móveis, enquanto servidores tendem a ser máquinas mais poderosas que armazenam e distribuem páginas Web, vídeo em tempo real, etc. Um programa cliente é um programa que funciona em um sistema final, que solicita e recebe um serviço de um programa servidor, que funciona em outro sistema final. Uma vez que um programa cliente normalmente roda em um computador e o programa servidor, em outro, aplicações cliente-servidor de Internet são, por definição, aplicações destribuídas.Eles interagem enviando mensagens um para o outro pela Internet. Nem todas as aplicações de hoje consistem em programas puramente clientes ou servidores, as aplicações P2P de compartilhamento de arquivos populares, o sistema final do usuário funciona como um programa cliente(quando requisita um arquivo de outro par) e também como um programa servidor(quando envia um arquivo para outro par).

1.2.2 Serviço não orientado para conexão e serviço orientado para conexão:

Serviço orientado para conexão: Quando uma aplicação usa o serviço orientado para conexão, o programa cliente e o programa servidor (sistemas finais diferentes) enviam pacotes de controle um para o outro antes de remeter pacotes com dados reais que deverão ser transferidos. Este procedimento, apresentação, alerta o cliente e o servidor para que se preparem para uma rajada de pacotes. Quando o processo de apresentação for concluído uma conexão foi estabelecida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com