TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OPERAÇÃO DO EQUIPAMENTO

Por:   •  9/3/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.183 Palavras (5 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 5

TIAGO AMEND

FUNCIONAMENTO DO HARDWARE

Concórdia

2015

TIAGO AMEND

FUNCIONAMENTO DO HARWARE        

Trabalho apresentado na disciplina Introdução a Pesquisa Científica, ao curso de técnico em informática para internet integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense – Câmpus Concórdia.

Prof. Douglas Meneghatti

Concórdia

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1 DIFERENÇA ENTRE HARDWARE E SOFTWARE        5

2 COMPONENTES BÁSICOS DE UM COMPUTADOR        5

3 SISTEMA BINÁRIO        5

4 PLACA MÃE        6

5 DISCO RÍGIDO        6

6 PROCESSADOR        6

7 MEMÓRIA CACHE        7

8 MEMÓRIA RAM        7

CONCLUSÃO        8

REFERÊNCIAS        9

INTRODUÇÃO

Esse trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica que tem por finalidade explicar como funcionam alguns periféricos de um computador. Vale ressaltar que atualmente o computador é indispensável para a realização de inúmeras tarefas.

Entretanto, muitas pessoas não entendem como funciona esse equipamento essencial. Os computadores possuem vários componentes necessários para garantir um grande desempenho. O principal objetivo desse trabalho é entender o funcionamento desses periféricos, condição necessária para um melhor desenvolvimento do curso.

Primeiramente é feita uma breve explicação sobre a diferença entre hardware e software, em seguida, definição dos componentes necessários para estruturar um computador e um esclarecimento sobre o sistema binário. Dando sequência, temos uma definição sobre as partes mais importantes do hardware.

 

1 DIFERENÇA ENTRE HARDWARE E SOFTWARE

Para um leigo na área da tecnologia, a diferença entre hardware e software pode não estar bem clara, mas é muito fácil diferenciar. Hardware é a parte física do computador, ou seja, o processador, a unidade de disco, entre outros. Software são os programas[1] que fazem o hardware funcionar e desempenhar tarefas.

2 COMPONENTES BÁSICOS DE UM COMPUTADOR

Os periféricos essenciais para o funcionamento do computador são: processador, disco rígido, memória RAM, dispositivos de entrada e saída (E/S) e softwares. Todos eles estão ligados por barramentos, estabelecendo a comunicação.

[pic 1]

          Figura 1. Componentes básicos do computador

  Fonte: Carvalho (2010)

3 SISTEMA BINÁRIO

O computador não possui um sistema decimal, apenas trabalha com dois números. Isso os torna muito confiáveis. O zero (0) representa desligado e o um (1) ligado, ou seja, o oposto. A possibilidade de um valor ser trocado pelo outro é muito pequena, assim a velocidade de processamento aumenta, devido à simplicidade dos cálculos.


4 PLACA MÃE

De acordo com Torres (2002, p. 10) a maioria dos componentes do hardware são conectados na Placa Mãe, como por exemplo, a memória RAM, o processador, a placa de vídeo e o disco rígido. Sendo assim, o modelo da placa deve ser compatível com o dos componentes, para que o computador consiga obter um grande desempenho.

Atualmente a Placa Mãe possui obrigatoriamente alguns periféricos integrados, como a placa de som e a placa de vídeo, sendo também conhecidos como On-board. Com periféricos embutidos, o preço do micro diminui juntamente com o desempenho em algumas tarefas (Torres, p. 11).

5 DISCO RÍGIDO

Segundo Torres (2002, p. 68) o disco rígido é um componente muito importante, pois nele são armazenados os dados e os programas. O desempenho o Hard Disc é influenciado por dois fatores: a velocidade de rotação, e o tamanho de sua memória cache, que veremos a seguir.

A vantagem do disco rígido é ser uma memória não volátil, ou seja, ela não perde os dados guardados quando ela fica sem energia, ou quando é desligada. O Hard Disc é mais lento, comparado à memória RAM, sendo assim, quanto mais espaço ele possui mais rápido vai ser o seu desempenho.

 

6 PROCESSADOR

De acordo com Torres (2002, p. 37) o processador é o cérebro do computador. Ele também pode ser chamado de CPU[2] ou UCP.

O processador pode ser definido como o cérebro do PC (Personal Computer), e a placa mãe como o corpo. Ela traz os componentes necessários para o processador se comunicar com os demais periféricos. Cada placa mãe é feita para um determinado modelo de processador, pois cada um possui necessidades diferentes.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (153.6 Kb)   docx (33.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com