TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORGANIZAÇÃO DO MODO NÚCLEO DO WINDOWS

Por:   •  30/10/2016  •  Monografia  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

REDES DE COMPUTADORES

ORGANIZAÇÃO DO MODO NÚCLEO DO WINDOWS

Trabalho de pesquisa,

apresentado como exigência

parcial para composição da

média semestral da disciplina

de Sistemas Operacionais.

Professor Gilberto

NOME / RGM

AGOSTO /2.015

Organização do modo nucleo do Windows

[pic 1]

Modo Usuario

No modo usuario é onde são feitas as rotinas de despacho da biblioteca de sistema do nucleo do modo usuario (NTDII.DII).


Camada de Núcleo (KERNEL)

A camada de nucleo oferece um conjunto de abstrações para o gerenciamento da CPU as abstrações principais são os threads mas o nucleo tambem implementa tratamento de interrupções a criação e a destruição das estruturas de dados que dão suporte á utilização de threads são implementadas na camada executiva a camada do nucleo e responsavel por agendar e sincronizar os threads.


Camada de HAL

A camada de abstração de hardware (HAL) é a camada que abstrai os detalhes de baixo nível dos dispositivos como o acesso aos registradores ou operações de DMA é como firmware do bios representa as informações de configuração e lida com as diferenças nos chips de suporte da CPU assim como vários controladores de interrupção. O bios é disponibilizado por um número de empresas e integrado em memoria persistente (EEPROM) que reside na placa- mãe dos computadores.

GERENCIADOR DE OBJETO

 

O gerenciador de objetos gerência a maior parte dos objetos interessantes do modo núcleo usados na camada executiva. Isso inclui processos, threads, arquivos, semáforos, dispositivos de e/s e drivers, temporizadores e muitos outros. Como descrito antes, os objetos do modo núcleo são na verdade, estruturas de dados alocadas e usadas pelo núcleo. No Windows, estruturas de dados do núcleo têm tanto em comum que é muito útil gerenciar várias delas em um recurso unificado.

Os recursos oferecidos pelo gerenciador de objetos incluem gerenciar a alocação de memória para objetos, contabilização de memória para objetos, contabilização de cota, dar suporte de acesso a objetos usando manipuladores, manter contagem de referência para referência de ponteiro do modo núcleo, assim como referências de manipuladores, dar nomes aos objetos no espaço de nomes do NT e fornecer um mecanismo extensível para gerenciar o ciclo de vida de cada objeto.

GERENCIADOR DE E/S

O gerenciador de e/s fornece a estrutura para implementar os drivers de dispositivos de e/s e também uma série de serviços executivos específicos para configurar, acessar e realizar operações nos dispositivos físicos, mas eles também fornecem extensibilidade ao sistema operacional. Muitas funções compiladas para o núcleo em outros sistemas são carregadas de forma de forma dinâmica e ligadas pelo núcleo no Windows, incluindo pilhas de protocolos de redes e sistemas de arquivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (143.6 Kb)   docx (167.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com