TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS SISTEMAS OPERACIONAIS DE SERVIDORES

Por:   •  25/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.149 Palavras (5 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMAS OPERACIONAIS DE SERVIDORES

São executados em servidores que são computadores equipados com um ou mais processadores, bancos de memória, portas de comunicação e, ocasionalmente, algum sistema para armazenamento de dados como disco rígido ou memórias SSD. Eles servem a múltiplos usuários ao mesmo tempo por meio de uma rede local ou remota e permitem que os usuários compartilhem recursos de hardware e software. Essa arquitetura é conhecida como “cliente-servidor” e a comunicação é feita através de protocolos. Sistemas operacionais típicos de servidores são Solaris, FreeBSD, Linux e Windows Server 201x.

Um único servidor pode servir vários clientes e um único cliente pode usar vários servidores. Os servidores podem fornecer várias funcionalidades, muitas vezes chamadas de “serviços”, aos clientes da rede e existem diversos tipos de servidores. Os mais conhecidos são:

– Servidor de Aplicação: utilizados para executar aplicações corporativas e atender diversas estações de trabalho de forma simultânea. Os servidores de aplicação geralmente necessitam de seu poder de processamento para executar programas que não podem ser executados apenas numa estação de trabalho. Assim, vários usuários podem tirar proveito de uma ou mais aplicações corporativas sendo executadas em servidores sem prejudicar seu processamento local, mantendo as respectivas bases de dados sempre centralizadas, atualizadas e armazenadas em dispositivos armazenadores de dados (storages).

– Servidor de Arquivos: tem o objetivo principal de proporcionar um local de armazenamento de arquivos de computadores (documentos, áudios, vídeos, imagens etc.) que podem ser acessados pelos computadores clientes.

– Servidor de Banco de Dados: são equipamentos configurados para potencializar e dar eficiência, de forma dedicada, ao processamento e a transferência de dados entre os dispositivos da rede e normalmente proporcionam um ambiente com desempenho apropriado para instalar e processar bases de dados que recebem um grande número de requisição.

– Servidor de Mídia: são equipamentos que podem transmitir conteúdo de áudio e vídeo via Internet, através de um processo conhecido como streaming.

– Servidor de Email: são equipamentos configurados para armazenar, enviar e receber mensagens de correio eletrônico através da rede.

– Servidor FTP: equipamento que, através da Internet, permite download e upload de arquivos utilizando o protocolo FTP (File Transfer Protocol – Protocolo de Transferência de Arquivo) realizadas após autenticação por login e senha, proporcionando um ambiente seguro para troca de informações entre os computadores.

– Servidor Proxy: atua como mediador entre as requisições dos computadores clientes que buscam recursos de outros servidores, como arquivos, páginas Web e outros serviços, filtrando as solicitações e determinando como as mesmas devem ser manejadas. Em acessos a páginas Web, esse servidor atua como cache, aumentando a velocidade de carregamento destas páginas quando estas forem requisitadas novamente.

– Servidor Web: fornece acesso a páginas Web e outros serviços através de programas navegadores via protocolo HTTP (Hipertext Transfer Protocol – Protocolo de Transferência de Hipertexto) conforme sejam requisitadas por um computador cliente conectado à Internet.

SISTEMAS OPERACIONAIS EMBARCADOS

Também chamados de sistemas embutidos, são sistemas computacionais completos, independentes e microprocessados, mais simples que um computador de propósito geral (desktop), encarregados de executar apenas uma função determinada na qual executam geralmente repetidas vezes. Seu computador é completamente encapsulado, totalmente dedicado ao dispositivo que controla e são compostos fundamentalmente pelos mesmos componentes de um computador pessoal, só que com tamanho e capacidade limitadas para o fim a que se destina. Exemplos típicos são o modem ADSL, televisão, sistemas de automóveis, aparelho de DVD, câmera digital, aparelho de som, entre outros. Sistemas como o Embedded Linux, QNX, TinyOS, virtuOS, WindowsCE e VxWorks são populares nesse domínio.

Por serem muito simples, não é possível baixar novos aplicativos nesse tipo de sistema devido ao software estar na memória ROM. A única flexibilidade permitida e desejada é no caso de um upgrade para novas versões, fazendo com que o sistema possa ser reprogramado, geralmente com correções ou novas funções que o tornem melhor. Isso significa que não há necessidade para proteção entre os aplicativos, levando a simplificações no design.

Normalmente o usuário final não terá acesso ao software do sistema embarcado, mas interage com o mesmo através de uma interface, que pode ser um display, um teclado ou até mesmo por uma interface Web.

Embora os computadores pessoais normalmente sejam os mais populares, os sistemas embarcados são muito mais numerosos e são responsáveis por toda a estrutura que utilizamos no dia-a-dia, automatizando as atividades que antes eram feitas manualmente, já que um simples sistema embarcado pode ser programado para desempenhar praticamente qualquer função.

SISTEMAS OPERACIONAIS DE TEMPO REAL

Esses sistemas são destinados à execução de múltiplas tarefas e são caracterizados por ter o tempo como um parâmetro-chave. Um sistema de tempo real gerencia os recursos de um sistema computacional, garantindo com que todos os eventos sejam atendidos dentro de duas restrições de tempo e sejam gerenciados da forma mais eficiente possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (94.5 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com