TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS SISTEMAS OPERACIONAIS MOBILE – NÍVEL MUNDIAL

Por:   •  14/4/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.368 Palavras (6 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMAS OPERACIONAIS MOBILE – NÍVEL MUNDIAL

Ano: 2014

Fonte: StatCounter - http://gs.statcounter.com/os-market-share/mobile/worldwide/#monthly-201401-201412-bar

[pic 1]

Ano: 2015

Fonte: StatCounter - http://gs.statcounter.com/os-market-share/mobile/worldwide/#monthly-201501-201512-bar

[pic 2]

Ano: 2016

Fonte: http://gs.statcounter.com/os-market-share/mobile/worldwide/#monthly-201601-201612-bar

[pic 3]

COMPARATIVO

[pic 4]

 

2014

2015

2016

Android

53.65

64.2

69.11

iOS

23.95

20.2

19.29

Series 40 (Nokia)

7.85

3.93

1.75

Unknown

3.2

3.16

3.44

Symbian OS

2.7

1.18

2.04

Samsung

2.68

0

0.64

Windows

2.35

2.29

1.75

BlackBerry OS

1.82

1.19

0.75

Other

1.78

1.79

1.22

ANDROID

Principais características do sistema Android:

Android é um sistema operacional que opera sobre o núcleo Linux. Foi inicialmente desenvolvido pelo Google e posteriormente pela Open Handset Alliance, mas a Google é a responsável pela gerência do produto e engenharia de processos.  O Android permite aos desenvolvedores escreverem software na linguagem de programação Java controlando o dispositivo via bibliotecas desenvolvidas pela Google. Em Janeiro de 2012, existiam mais de 400 mil aplicações disponíveis para Android.

  1. Handset Layouts: esta plataforma adapta-se a dispositivos VGA, bibliotecas de gráficos 2D e 3D, e layouts de tradicionais smartphones.
  2. Conectividade: o sistema Android suporta tecnologias Bluetooth, GSM/EDGE, IDEN, CDMA, etc.
  3. SMS e MMS são formas disponíveis para envio de mensagens.
  4. Browser: o navegador disponível no sistema é baseado no framework de Código aberto conhecido como WebKit.
  5. Suporte Java: as aplicações desta plataforma são feitas em Java.
  6. O Android suporte MPEG-4, MP3, MIDI, WAV, JPG, PNG, ACC, etc.

Principais vantagens do sistema Android:

O Android é um dos sistemas operacionais para dispositivos móveis mais populares do mundo. Desenvolvido dentro do núcleo Linux pela OpenHandset Alliance, liderado pelo Google, o Android é utilizado por milhões de pessoas, sendo que mais de 1 milhão de aparelhos com o sistema operacional são ativados diariamente.

O Android tem algumas vantagens que o diferenciam do iOS, o sistema operacional da Apple e seu principal concorrente. Separamos três pontos que o tornam um sistema ideal para aqueles que buscam desenvolver novos tipos de programas ou aplicativos.

  1. Open Source: o Android é baseado no código Linux, que possui licença de código aberto. Como consequência, diversos desenvolvedores podem contribuir para a evolução do sistema. Grandes empresas como a Intel ajudam a Google a desenvolver o código do sistema. Elas contribuem para que o Android tire melhor proveito das novas tecnologias e tenha acesso aos recursos implementados no kernel do Linux.
  2. Diversidade de dispositivos: Pelo fato de o Android ser adotado por uma grande quantidade de fabricantes como Samsung, LG, Motorola, etc, isso torna a sua presença no mercado ainda mais rica em termos de hardware. Você pode escolher desde smartphones com telas pequenas a tablets com telas grandes, por exemplo.
  3. Liberdade de customização: No Android você não fica preso à interface padrão do sistema. Cada fabricante oferece uma interface própria, e o usuário pode ir além dela usando launchers, pacotes de ícones, aplicativos de temas, etc. Tudo isso sem necessidade de acesso root (administrador).
  4. Grande variedade de aplicativos: O Android conta com uma infinidade de aplicativos em sua loja, quebrando a barreira de 1 milhão de apps. São tantas opções que você possui várias opções de teclados, galerias, câmera, players de música, etc. Você não precisa ficar preso aos aplicativos que são oferecidos pela fabricante e pode escolher daquele que supra melhor suas necessidades.

Principais desvantagens do sistema Android:

  1. Falta de padronização: Pelo fato de o Android ser um sistema open source, ele acaba permitindo que cada desenvolvedor faça o que deseja. Com isso, cada um segue seus próprios padrões e desenvolve seus aplicativos de acordo com seus gostos pessoais. Diferente do iOS e Windows Phone, no Android tudo parece que é descompassado e desorganizado. Às vezes falta simetria ou similaridade dentro do sistema. O que acaba afetando a beleza da interface deixando com um ar um pouco de amadorismo.
  2. Ausência de otimização: A vantagem do Android em ter uma vasta gama de dispositivos ao seu favor dá uma maior liberdade de escolha aos usuários, mas por outro lado gera uma maior dificuldade aos desenvolvedores de aplicativos. Diferente do iOS e Windows Phone que utilizam a mesma arquitetura em praticamente todos os seus modelos. No Android, temos componentes da Intel, Qualcomm, NVIDIA, MediaTek, Samsung, etc. Então, otimizar um aplicativo no Android é uma tarefa árdua e muitas vezes algum jogo ou aplicativo não funciona como deveria em alguns modelos.
  3. Fragmentação: Atualmente o sistema encontra-se dividido em pedaços. Mais de 50% dos usuários ainda usam a versão JellyBean do sistema. E mais de 20% utiliza ainda o Ice Cream Sandwich e Gingerbread. O KitKat ainda possui baixa utilização, não chegando nem a 10% dos smartphones Android. Isso mostra que as fabricantes estão atualizando lentamente os seus produtos. Muitos dispositivos Android nunca nem recebem uma atualização sequer.
  4. Desvalorização dos dispositivos: Devido à grande oferta de smartphones e tablets com o sistema, a desvalorização acaba sendo alta. É comum um dispositivo com Android ter perda de 50% do seu valor de lançamento antes mesmo de completar um ano de mercado. Com o iPhone e iPad, por exemplo, a desvalorização é muito menor. É normal vermos os produtos da Apple sendo vendidos pelo preço de lançamento mesmo vários meses depois de mercado. E em muitos casos, um modelo de iPhone só começa a desvalorizar quando um modelo mais atual é lançado, e mesmo assim, essa desvalorização é menor que seus concorrentes com Android.

iOS

Principais características do sistema iOS:

O iOS é o sistema operacional que fica no coração dos dispositivos iPhone, iPod touch e Ipad. Com uma prática interface, recursos fantásticos e grande estabilidade, os usuários quando pegam nestes dispositivos pela primeira vez já sabem como utilizá-lo.

Os dispositivos baseados em iOS compartilham várias características únicas, que influenciam a experiência do usuário de todas as aplicações que rodam neles. Os aplicativos mais bem-sucedidos abrangem estas características, e proporcionam uma experiência ao usuário que os integra ao dispositivo em que estão sendo executados. Ou seja, mantém a qualidade e o padrão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (263.1 Kb)   docx (159.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com