TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Operacionais Mobile

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.098 Palavras (9 Páginas)  •  1.985 Visualizações

Página 1 de 9

História dos sistemas operacionais mobiles

Introdução

Um sistema operacional móvel, também conhecido como mobile OS, é um sistema operacional que opera um smartphone, tablet, PDA ou outro dispositivo móvel. Sistemas operacionais móveis modernos combinam as características de um sistema operacional de computador pessoal com outros recursos, incluindo uma tela sensível ao toque, celular, Bluetooth, Wi-Fi, GPS de navegação móvel, câmera, câmera de vídeo, reconhecimento de voz, gravador de voz, leitor de música, comunicação de campo próximo e Blaster infravermelho.
Os dispositivos móveis com capacidades de comunicações móveis (por exemplo, smartphones) possuem dois sistemas operacionais móveis - a principal plataforma de software voltado para o usuário é complementada por um segundo de baixo nível proprietária do sistema operacional em tempo real, que opera o rádio e outro hardware. A pesquisa mostrou que estes sistemas de baixo nível pode conter uma série de vulnerabilidades de segurança que permite estações base maliciosos para obter altos níveis de controle sobre o dispositivo móvel.

Antes de tudo vamos falar um pouco sobre a história dos celulares com seus respectivos sistemas operacionais.

1973-1992: Telefones móveis usam sistemas integrados para controlar a operação.
1993:  O primeiro smartphone, o IBM Simon, tem uma tela touch, e-mail e PDA recursos.
1996: Palm Pilot 1000 assistente pessoal digital é introduzida com o sistema operacional móvel Palm OS.
1996: Primeira dispositivos Windows CE Handheld PC são introduzidos.
1999: Nokia S40 OS é apresentado oficialmente junto com o Nokia 7110
2000: Symbian torna-se o primeiro modernos OS móvel em um smartphone com o lançamento da Ericsson R380.
2001: A Kyocera 6035 é o primeiro smartphone com Palm OS.
2002: Primeiro Windows CE (Pocket PC) smartphones da Microsoft são introduzidos.
2002: BlackBerry lança seu primeiro smartphone.
2005: Nokia apresenta sistema operacional Maemo no primeiro N770 Internet Tablet.
2007: iPhone da Apple com iOS é apresentado como um iPhone, "telefone celular" e "internet comunicador".
2007: Open Handset Alliance (OHA), formado por Google, HTC, Sony, Dell, Intel, Motorola, Samsung, LG, etc.
2008: OHA libera Android 1.0 com o HTC Dream (T-Mobile G1) como o primeiro telefone Android.
2009: Palm webOS introduz com o Palm Pre. Em 2012 webOS dispositivos não eram mais vendidos.
2009: Samsung anuncia o Bada OS, com a introdução do Samsung S8500.
2010: telefones de sistema operacional Windows Phone são liberados, mas não são compatíveis com o sistema operacional Windows Mobile anterior.
2011: MeeGo o primeiro Linux móvel, combinando Maemo e Moblin, é introduzido com o Nokia N9, uma colaboração da Nokia, Intel e Linux Foundation
Em setembro de 2011 Samsung, Intel e Linux Foundation anunciou que os seus esforços irão mudar de Bada, MeeGo para Tizen durante 2011 e 2012.
Em outubro de 2011 o projeto Mer foi anunciado, centrada em torno de um Linux ultra-portátil + HTML5 / QML / JavaScript núcleo para produtos de construção com, derivadas do código base MeeGo.
2012: Mozilla anunciou em julho de 2012 que o projeto anteriormente conhecido como "Boot to Gecko" foi agora Firefox OS e teve várias OEMs de celulares a bordo.
2013: Canonical anunciou o Ubuntu Touch, uma versão da distribuição Linux expressamente concebido para smartphones. O sistema operacional é construído sobre o kernel Linux Android, usando drivers para Android, mas não usa nenhum código Java-like do Android.
2013: BlackBerry lançou seu novo sistema operacional para smartphones e tablets, o BlackBerry 10.
2013: Google lançar versão mais recente do Android Kitkat.
2014: Microsoft lança o Windows Phone 8.1 em fevereiro de 2014.

Plataformas de software históricas

Symbian
A plataforma Symbian foi desenvolvida pela Nokia para alguns modelos de smartphones. É um software proprietário. O sistema operacional foi descontinuado em 2012, apesar de uma versão simplificada para telefones básicos ainda foi desenvolvido até julho de 2014 Microsoft arquivou oficialmente a plataforma em favor do Windows Phone após a aquisição da Nokia.

Windows Mobile
Windows Mobile era da Microsoft. Foi código fechado e proprietário. O sistema operacional Windows CE e Windows mobile middleware são amplamente difundidos na Ásia. As duas variantes de melhoramento deste sistema operacional, o Windows Mobile 6 Professional (para dispositivos de tela de toque) e Windows Mobile 6 Standard, foram revelados em fevereiro de 2007, foi criticado por ter uma interface de usuário que não é otimizado para a entrada de toque com os dedos; em vez disso, é mais utilizável com um estilete. No entanto, ao contrário do iOS, que suporta tanto a tela sensível ao toque e configurações de teclado físico. Participação de mercado do Windows Mobile caiu acentuadamente para apenas 5% no 2 º trimestre de 2010. Microsoft extinguiu o Windows Mobile OS para se concentrar no Windows Phone.

Palm OS
Palm OS / OS Garnet foi a partir do Access Co. Ele é de código fechado e proprietário.
webOS foi introduzido pela Palm em janeiro de 2009 como o sucessor do Palm OS com as tecnologias da Web 2.0, a arquitetura aberta e capacidades de multitarefa.

webOS
webOS era da LG, embora algumas partes são de código aberto. webOS é um sistema operacional móvel proprietária rodando no kernel do Linux, inicialmente desenvolvido pela Palm, que foi lançado com o Palm Pré. Depois de ser adquirida pela HP, dois telefones (o Veer e o Pré 3) e um tablet (o TouchPad) rodando webOS foram introduzidas em 2011. Em 18 de agosto de 2011, a HP anunciou que o hardware webOS era para ser descontinuado, mas seria continuar a apoiar e software de atualização webOS e desenvolver o ecossistema webOS. HP webOS lançado como open source sob o nome webOS é aberto, e os planos para atualizá-lo com recursos adicionais. Em 25 de fevereiro de 2013 HP anunciou a venda de WebOS a LG Electronics, que planejava usar o sistema operacional para o seu "inteligente" ou TVs conectadas à Internet. No entanto HP manteve patentes WebOS subjacentes, bem como serviços baseados em nuvem, como o App Catalog.

LiMo
LiMo 4 foi a partir da LiMo Foundation. LiMo Foundation lançou LiMo 4 em 14 de fevereiro de 2011. LiMo 4 oferece a funcionalidade de middleware e aplicações, incluindo uma interface de usuário flexível, bibliotecas de widgets estendidas, efeitos de janela 3D, multimédia avançadas, redes sociais e estruturas de serviços baseados em localização, os quadros do sensor, multi-capacidades tasking e multi-touch. Além disso, o suporte para resolução de tela escalável e APIs consistentes, isso significa que a plataforma pode oferecer uma experiência de usuário consistente em vários tipos de dispositivos e fatores de forma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (85 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com