TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Dispositivos de Armazenamento

Por:   •  5/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  693 Palavras (3 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 3

1. Introdução

Desde o advento da Internet, a evolução dos dispositivos de armazenamento de dados continuou a se destacar. Os dispositivos de armazenamento são responsáveis por registrar os dados para segurança. Os primeiros dispositivos surgiram em meados de 1971, chamados de disquetes ou floppy-disks, traduzidos para o português como Disco Flexível, na ordem de 3½ polegadas, 8 polegadas e 5 polegadas 1/4.

A capacidade de armazenamento não depende mais da capacidade física do computador. Existem muitas opções para manter os arquivos enquanto economiza espaço de armazenamento no computador, telefone ou tablet. Se os dispositivos estiverem lentos e ficarem sem espaço, pode-se descarregar arquivos em um dispositivo de armazenamento físico.

2. O que são

Os dispositivos responsáveis por salvar e manter os dados armazenados podem se enquadrar em diferentes categorias e ter recursos diferentes, dependendo do modelo ou fabricante. No entanto, a maior diferença entre todos os dispositivos é se eles possuem armazenamento volátil ou não volátil.

O tipo volátil é encontrado principalmente na memória RAM, que transfere as informações necessárias do disco rígido para si mesmo para manter os aplicativos em execução. É aqui que os usuários consomem dados em tempo real.

Esse tipo de armazenamento é chamado de volátil justamente porque não é permanente. Ou seja, se o computador for desligado repentinamente, as informações nele contidas serão excluídas. Em outras palavras, esses dispositivos precisam de energia para funcionar porque não guardam dados que não foram transferidos para o HD.

Por outro lado, HD, SSD, pen drives e cartões de memória são dispositivos de armazenamento não voláteis. Como não precisam de energia para funcionar, os arquivos são preservados mesmo quando desligados, facilitando a transferência física e de dados. Além disso, permitem que as informações neles contidas sejam excluídas e substituídas por novas informações a qualquer momento

Além da volatilidade, existe outra categoria que diferencia os tipos de dispositivos de armazenamento de dados. Esses dispositivos podem ser internos (como a memória RAM), externos (HD externo, cartão de memória ou disquete) ou na nuvem.

3. Dispositivos de armazenamento externo

Além da mídia de armazenamento contida no computador, existem também dispositivos de armazenamento digital externos ao computador. Eles são frequentemente usados para expandir a capacidade de armazenamento em computadores com pouco espaço, melhorar a portabilidade ou facilitar a transferência de arquivos de um dispositivo para outro.

HDDs e SSDs externos: Pode-se usar dispositivos HDD e SSD como unidades externas. Eles geralmente oferecem a maior capacidade de armazenamento entre as opções externas, com HDDs externos de até 20 TB e SSDs externos (com preços razoáveis) de até 8 TB.

HDDs e SSDs externos funcionam exatamente como seus equivalentes internos. A maioria das unidades externas pode ser conectada a qualquer computador, elas não estão vinculadas a um dispositivo, portanto, são uma solução adequada para transferir arquivos entre dispositivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com