TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Tipos de Arquitetura

Por:   •  27/11/2020  •  Exam  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 3

Arquitetura Monolítica

A arquitetura monolítica foi usada nos primeiros sistemas operacionais, como CP / M, MS-DOS e a primeira versão do Linux. Nessa arquitetura, os componentes do sistema são compilados em módulos individuais e, em seguida, vinculados a um único programa executável. Esses módulos são carregados na memória e interagem uns com os outros. Manter esses sistemas é muito difícil.

Arquitetura em Camadas

A arquitetura em camadas apareceu porque o sistema operacional se tornou muito complexo. Nessa arquitetura, o sistema operacional é formado pelos níveis ou camadas que fornecem serviços de camadas inferiores para camadas superiores. Privilégios em níveis inferiores.

A vantagem dessa arquitetura é o isolamento entre as camadas e a segurança e proteção da camada mais interna onde o kernel está localizado.

A desvantagem é que o desempenho do sistema é afetado por mudanças no modo de acesso. Quando um aplicativo de usuário solicita serviços da camada kernel, é necessário atravessar várias outras camadas (supervisores, executivos) e fazer algumas alterações no modo de acesso.

A maioria dos sistemas operacionais atuais (como Linux e Windows) usa um modelo de arquitetura em camadas e esses sistemas implementam apenas duas camadas (modo de usuário e modo kernel).

Máquina Virtual

O sistema operacional consiste em camadas, a camada mais baixa das quais é o hardware. Acima dessa camada está o sistema operacional que fornece serviços para os aplicativos do usuário.

Na arquitetura da máquina virtual, existe uma camada intermediária entre o hardware e o sistema operacional, chamada de gerenciamento da máquina virtual.

Esta camada cria várias máquinas virtuais independentes, e cada máquina virtual fornece uma cópia virtual do hardware, incluindo modos de acesso, interrupções, memória, dispositivos de entrada e saída, etc.

Como cada máquina virtual é independente uma da outra, cada VM possui seu próprio sistema operacional e seus usuários podem executar seus aplicativos como se o computador fosse dedicado a cada máquina virtual.

Cada máquina virtual é isolada de outras máquinas virtuais, fornecendo segurança para cada VM. Isso também garante confiabilidade, porque a VM não prejudicará o estado de outras VMs.

A desvantagem dessa arquitetura é sua alta complexidade. A camada de gerenciamento de máquina virtual é responsável por compartilhar e gerenciar recursos de hardware entre vários VMSs. Esta é uma arquitetura altamente complexa.

Arquitetura MicroKernel

A arquitetura MicroKernel tenta tornar o núcleo (kernel) do sistema o mais pequeno e simples possível. Nessa arquitetura, os serviços do sistema operacional podem ser usados ​​como serviços. Cada serviço fornece um conjunto de funções, como gerenciamento de arquivos, gerenciamento de processos, gerenciamento de memória, etc.

Quando um aplicativo de usuário solicita um serviço, ele enviará uma solicitação ao processo responsável pelo serviço.

O aplicativo que está solicitando o serviço é chamado de cliente e o processo de resposta à solicitação é chamado de servidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (37.6 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com