TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PADRONIZAÇÃO DA AUTOMAÇÃO DO SISTEMA ALTO DO MOURA

Por:   •  29/8/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.196 Palavras (5 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 5

 

[pic 1]

PADRONIZAÇÃO DA AUTOMAÇÃO DO SISTEMA ALTO DO MOURA

Outubro

 2017

INTRODUÇÃO

Com a Implantação do Sistema de Automação das Unidades do Sistema Alto do Moura. Convencionou adotar para as unidades, pertencentes ao sistema, uma padronização dos equipamentos da automação. Paralelo a este Projeto está em processo de implantação a Automação do Sistema Adutor do Prata no qual será visualizado e controlado pela Unidade de Controle Regional Agreste Central (UCR-AC) , localizado em Caruaru.Visando uma futura integração a este sistema mais robusto, determinou-se que a Automação do Sistema Alto do Moura  deveria seguir uma padronização. A partir de então todas as unidades que serão integradas posteriormente ao sistema deverão adotar o mesmo padrão em suas instalações, componentes e equipamentos.

 A padronização do sistema seguirá um projeto previamente definido pela Gerencia de Automação (GPA) da Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA). A GPA junto ao seu corpo de Engenheiros e  técnicos viabilizará o processo de implantação disponibilizando as informações necessárias,  mão de obra para  startup, suporte e apoio técnico para a implementação do sistema.

A Compesa possui junto às empreiteiras uma política de parceria na qual as ambas as partes labutam em consonância no planejamento de uma novo sistema. Ambas  contribuem para a realização  e  processo para execução  do projeto. A companhia normatizando, fiscalizando e aprovando  o projeto enquanto as construtoras põe mãos a obra executando o serviço de cunho civil e hidráulico

Este documento viabilizará o processo de implantação do Sistema. E servirá como um norteador para os interessados pela implantação da automação em suas unidades e integração ao sistema já existente. Para um maior entendimento do funcionamento do Sistema de Automação consultar o Projeto da Automação do Sistema Alto do Moura no qual existe maiores pormenores da concepção do projeto.

 Portanto, o presente documento visa primordialmente facilitar o processo de aquisição de materiais e equipamentos e os serviços necessários para montagem, execução e implantação da Automação. Nele teremos especificações dos equipamentos, listas de materiais para compra e detalhamento do projeto elétrico e serviços imprescindíveis para a montagem dos componentes em conformidade com o padrão.

Estando alinhado e em conformidade o projeto executivo da Unidade junto a Companhia, caberão à construtora algumas ações para a implantação do novo sistema a aquisição de equipamentos para a inclusão da sua nova unidade na automação:  

Equipamentos da Estação Elevatória de Água Tratada (EEAT):

Na EEAT ALTO DO MOURA  são centralizados todas as informações do sistema. Os reservatórios sejam estes Elevados ou Apoiado enviam informações para esta unidade. A aquisição destes dados é feitos por uma URAC RECEPTORA (UNIDADE REMOTA DE AQUISIÇÃO E CONTROLE). A URAC é um quadro de comando elétrico com rádios receptores responsáveis pela recepção dos dados das unidades remotas. Estas unidades são processadas por um CLP (CONTROLADOR LOGICO PROGRAMAVEL) que faz todo o controle do sistema. Esta URAC foi concebida considerando um eventual acrescimento de unidade ao sistema. Cabendo aqueles interessados a aquisição de poucos equipamentos para inserir seu sistema. Na tabela 01 abaixo, tem-se as especificações dos equipamentos a serem adquiridos visando atender a padronização da Automação:

ITEM

EQUIPAMENTO

DESCRIÇÃO

FABRICANTE

1

Radio Receptor

TELECOMANDO LITE V2  Analog , com 5 saídas de comando , sendo uma para sinalização de falhas Com Canal Analógico 0/4-20mA;Fonte de Alimentação de 12 a 18Vcc; Potencia de 300mW; Frequência de Operação de 149,170MHz alcance máximo de até 9Km  e fixação em Trilho tipo DIM.

INFINIUM AUTOMAÇÃO

2

Fonte de Alimentação

Fonte chaveada tensão de entrada 110-240Vca tensão de Saída 15Vdc/3A para conexão em tomada padrão novo brasileiro. Alimentação do radio receptor.

 

3

Antena

Antena Yagi direcional para sistemas de Telecomando em 149,170 MHz, ganho 8dBi

INFINIUM AUTOMAÇÃO

4

Suporte de Fixação

Fixação da Haste da antena

 

5

Cabo Para Antena

Cabo RG(C) 58 com 20m montado  com os conectores SMA macho e N macho (VHF) em suas extremidades.

INFINIUM AUTOMAÇÃO

[pic 2]

Equipamentos Do RESERVATORIO ELEVADO (REL) E Apoiado (Rap)

        Em conformidade com o escopo do projeto  hidráulico, a construtora  fornecerá a  unidade  os instrumentos de medição de grandezas necessários do sistema. Como padrão, nas  unidades possuirão medidores de vazão, nível com         indicação para visualização local e com saída de corrente no padrão industrial de 4 a 20mA  que servirá para a integração da unidade no sistema de automação

    A unidade será integrada a automação através da UNIDADE REMOTA DE AQUISIÇÃO E CONTROLE (URAC),. A URAC deverá atender as especificações do projeto da automação do sistema e deverá ser fornecida pela construtora. Ela será interligada aos instrumentos do reservatório e colherá instantaneamente estas informações e as retransmitirá, via radio, à unidade destino. Na figura 01, mostra-se um URAC TRANSMISSORA:

[pic 3]

[pic 4]

As URACs permitirão a leitura de até dois instrumentos com saída de 4 a 20 mA, nível alto e baixo do reservatório, status da válvula controlado e  serão instaladas em cima do reservatório, conforme desenho da pagina XX, anexado a este documento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (197.7 Kb)   docx (72.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com