TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERGUNTAS SOBRE REDE DE COMPUTADORES

Por:   •  23/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.873 Palavras (12 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 12

LISTÃO P1 – REDES DE COMPUTADORES

1. Por que foi desenvolvido o modelo OSI?

O modelo OSI foi desenvolvido com objetivo de padronização das redes. A ISO (International Organization for Standardization) criou em 1984 a OSI (Open System Interconnection) que definia formatos abertos de fabricação de dispositivos de hardware e protocolos, visando tornar possível a comunicação entre sistemas de fabricantes diferentes. O Modelo OSI define uma organização da rede em sete camadas, sendo cada uma delas na verdade um conjunto de normas que tratam de um assunto específico.

2. Quais são as camadas do modelo Internet e qual é sua diferença fundamental em relação ao modelo OSI?

* O Modelo OSI possui 7 camadas.

* O TCP/IP está dividido em 4 camadas.

* As Camadas 1 e 2 do modelo OSI estão agregadas na camada 1 do TCP/IP ou Acesso aos Meios.

* A Camada 3 do modelo OSI (Redes) é chamada de Internet no TCP/IP.

* A Camada 4 tanto no modelo OSI como no TCP/IP são chamadas de camada de Transporte.

* As Camadas 5, 6 e 7 do modelo OSI são agregadas em uma só camada no TCP/IP, a qual é chamada de camada de Aplicação.

3. Em termos de classificação por área de abrangência, explique PAN, LAN, MAN, WAN.

PAN – Personal Area Network: rede doméstica, normalmente conectando dispositivos por Bluetooth. (a escrivaninha de trabalho).

LAN – Local Area Network: são as redes que conectam dispositivos dentro de uma área restrita, com um prédio por exemplo. São as chamadas redes locais.

MAN – Metropolitan Area Network: conectam LANs próximas, dentro de

uma mesma cidade.

WAN – Wide Area Network: conecta LANs distantes, em diferentes cidades, estados ou países. A Internet é um exemplo de WAN (sendo a maior).

4. O que é um cabo de par-trançado cross-over e qual é sua pinagem, em cada ponta?

O cabo crossover é um cabo de rede, simples (padrão 5 de categoria), normalmente coberto por cobertura de plástico preta ou azul e que permite a ligação de dois computadores por suas placas de rede sem que se precise de um Hub ou Switch, ou mesmo a ligação de modems.

O cabo crossover basicamente cruza os polos dos pares e os inverte, tornando possível a transferência de dados e o compartilhamento de informação entre um computador e uma impressora, por exemplo, que estejam em um mesmo segmento de rede. Por exemplo: ele pode ligar o computador A com o computador B sem que seja necessário a utilização de um switch ou de um hub, o que acaba promovendo uma economia, tanto de dinheiro quanto de tempo em uma operação que exige a utilização de computadores, impressoras, laptops ou outros.

É formado, em uma ponta pelo padrão T568A e na outra por outro padrão, o T568B, e um pino RJ-45.

5. Qual é a grande vantagem que levou à adoção da topologia física Estrela sobre a Barramento nos projetos de LANs?

A grande vantagem da topologia estrela em relação à de barramento, é que uma falha no cabo não paralisará toda a rede.

6. Explique o que são as colisões em uma rede com topologia lógica em Barramento (Bus).

Pesquise como funciona o algoritmo para tratamento de colisões, o Backoff.

Neste tipo de topologia, na qual há um único caminho para o tráfego de dados, na forma de um cabo coaxial, e todas as estações (pontos da rede) são conectadas a esse mesmo cabo para trocar dados pela rede. As transmissões dos dispositivos de rede se propagam por toda a extensão do meio (cabo) e são recebidas por todos os nós da rede, que devem então determinar se a transmissão é direcionada a eles para aceitá-la ou não. Quando um computador estiver transmitindo um sinal, toda a rede fica ocupada e se outro computador tentar enviar outro sinal ao mesmo tempo, ocorre uma colisão e é preciso reiniciar a transmissão.

Algoritmo de Backoff

Detectada uma colisão, a estação espera um tempo para retransmitir.

Existe duas técnicas de retransmissão são usadas:

1)Retransmissão ordenada (orderly backoff): as estações só podem começar a transmitir em intervalos de tempo a elas pré-alocados.

2) Espera aleatória exponencial truncada (truncated exponencial backoff) a estação ao detectar uma colisão espera por um tempo aleatório, que vai de zero até um limite superior.

Este tempo é aumentado a cada colisão sucessiva. O tempo de retardo é calculado em unidades de slot time, de forma a evitar retardos muito altos, o incremento é detido em algum ponto e se, após algumas retransmissões, as colisões ainda persistirem, a transmissão é finalmente abortada.

7. Explique a diferença entre os protocolos CSMA/CD e CSMA/CA.

O CD CSMA entra em vigor após uma colisão, enquanto o CSMA CA entra em vigor antes de uma colisão. O CSMA CA reduz a possibilidade de colisão, enquanto o CD CSMA minimiza apenas o tempo de recuperação. é usado em redes sem fio.

8. Descreva o que significa um Sistema de Cabeamento Estruturado.

É um sistema de cabos, conexões, terminações e normas de instalação e administração que providenciam à integração dos serviços de voz, dados, imagem, vídeo, controle e sinalização, independente dos sinais transmitidos, dos equipamentos usados ou do layout do local da instalação.

9. Quais são os seis subsistemas de um SCE?

* Cabeamento Horizontal (Horizontal Cabling): O cabeamento de piso, também conhecido como cabeamento horizontal, cobre a área terciária do distribuidor de piso até as caixas de junção de telecomunicação.

* Cabeamento Backbone (Backbone Distribution): Um backbone é uma rede de alto desempenho que permite a conexão de muitas redes, sub-redes, terminais e clusters de terminais distribuídos regional ou localmente.

* Sala de Telecomunicações (Telecommunications Room – TR): É ambiente de conexão entre o backbone para o cabeamento horizontal, local espaço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (58.9 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com