TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM I UNIP - Gestão TI

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.097 Palavras (9 Páginas)  •  3.775 Visualizações

Página 1 de 9

RESUMO

O acontecimento de eventos esportivos de grande escala como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, faz com que o número de estrangeiros visitando o nosso país aumente e, devido a este cenário, as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro estão em busca de ferramentas que possam auxiliar e melhorar a estadia destes estrangeiros em suas cidades. A partir desta necessidade, se levantou a idéia de utilizar terminais que possam prover informações úteis sobre as cidades, bem como, do evento nos principais idiomas. Afim de, tornar esta idéia em realidade, este trabalho apresentará todo o planejamento e estrutura necessários para a implantação destes terminais, aplicando técnicas sustentáveis e de baixo impacto ao meio ambiente e assim gerar um projeto que possa melhorar a estadia dos turistas que estejam visitando as cidades, sem trazer impactos ao ambiente.

Palavras-chave: eventos esportivos, estrangeiros, meio ambiente.

ABSTRACT

The occurrence of large-scale sporting events like the World Cup and the Olympic Games, makes the number of foreigners visiting our country to increase and, due to this scenario, the cities of São Paulo and Rio de Janeiro are searching for tools that can assist and improve these foreigners stay in their cities. From this need arose the idea of using terminals that can provide useful information about cities, as well as the event in the main languages. In order to, make this idea into reality, this paper will present all the planning and structure necessary for the implementation of these terminals, applying sustainable and low environmental impact techniques and generate a project that can improve the stay of tourists who are visiting the cities, without bringing impacts to the environment.

Keywords: sporting events, foreign, environment.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 6

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho será apresentada a estratégia para a instalação de terminais com informações para auxiliar os turistas e brasileiros que irão aos Jogos da Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos no Rio de 2016.

Em busca de realizar, um projeto que cause o menor impacto ao meio ambiente, serão utilizados técnicas de desenvolvimento sustentável, a partir da obtenção de energia limpa para alimentação dos terminais.

O objetivo destes terminais é prover informações dos jogos (local, horários, opções de transporte), bem como, dicas de turismo nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, de forma gratuita e de fácil acesso aos usuários.

Serão instalados terminais que estarão nos principais pontos das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, as informações demonstradas estarão armazenadas em um servidor e a comunicação entre os terminais e este servidor será realizado por comunicação via Satélite.

Nos capítulos a seguir serão demonstrados maiores detalhes da estrutura, métodos e tecnologias que serão utilizados para implantar este projeto.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 ALIMENTAÇÃO DOS TERMINAIS

Pela busca de se utilizar uma tecnologia limpa que causasse o menor dano possível ao meio ambiente, os terminais irão ser autossustentáveis, o que quer dizer, usarão energia proveniente de fontes renováveis que não geram substâncias poluentes para gerar o processo de retirada da energia. Desta forma, será utilizada a energia solar como fonte de alimentação dos terminais.

A energia será captada a partir de um painel solar instalada em cada um dos terminais e a partir disto, a energia captada passará por um controlador de carga e após será armazenada em uma bateria.

Os painéis solares serão formados por células fotovoltaicas, estas células geram o efeito fotovoltaico, que é gerar a conversão da luz solar em energia, este ocorre em matérias que se encontram na natureza, chamados de semicondutores que possuem bandas de energia, onde são encontradas a presença dos elétrons e outra banda onde é totalmente “vazia” que é realizada a condução da energia.

A maior parte dos painéis utiliza o silício (Si*) como material semicondutor, que podem ser na forma de cristais ou de silício amorfo. A escolha do silício como semicondutor se dá devido a ser uma matéria barata e fácil de se achar na natureza.

Figura 1 - Painel Solar Fotovoltaico

2.2 CONFIGURAÇÃO E VISUAL DOS TERMINAIS

Os terminais utilizados contarão com a tecnologia mais avançada e em hardware e software, a fim de prover uma melhor experiência aos usuários, para isso, o mesmo contará com as seguintes especificações:

• Monitor de 19” com tela de alta resolução;

• Touchscreen

• Sistema de Som Integrado

• Estrutura em aço (para evitar ferrugem)

• Segurança: chaves diferenciadas para realizar a abertura dos equipamentos para manutenção.

• Processador Intel i7 com 4GB de memoria RAM

• Sistema Operacional Linux

• Plotagem com identidade visual conforme evento

Figura 2 - Visual do Terminal

O design do terminal será ultrafino, desta forma permite que o mesmo seja instalado em locais compactos, não necessitando de grandes estruturas para ser instalado, em cada local serão disponibilizados três terminais, sendo um especifico para pessoas portadoras de necessidades especiais, e este terminal contará com dimensões diferenciadas.

A fabricação dos terminais será realizada por uma empresa especialista em terminais deste tipo, que possui o preço mais competitivo e que já realizou diversos projetos para empresas e órgãos públicos.

Será adotado o Sistema Operacional Linux, por ser um software livre e que possui

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (70.3 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com