TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM III - PROJETO DE INTERLIGAÇÃO DE REDES

Por:   •  24/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.501 Palavras (11 Páginas)  •  727 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EaD

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

NOME – RA

PROJETO DE INTERLIGAÇÃO DE REDES

RIBEIRÃO PRETO-SP

2020

NOME – RA

PROJETO DE INTERLIGAÇÃO DE REDES

Projeto Integrado Multidisciplinar para a obtenção do título de graduação em Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, apresentado à Universidade Paulista – UNIP EaD.

Orientador:

RIBEIRÃO PRETO-SP

2020

AGRADECIMENTOS

Em agradecimento aos professores do primeiro semestre do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas que compartilharam conosco seus conhecimentos e contribuíram de forma valiosa na elaboração desse trabalho de grande importância para futuros desafios.

SUMARIO

INTRODUÇÃO        6

1.        A EMPRESA        2

1.1.        Estrutura física das redes        4

2.        PROJETO LÓGICO        5

2.1. Endereçamento IP        7

2.2. Topologia lógica        10

2.3. Topologia física escritório central        11

2.4. Topologia física sucursal        12

        12

3.        ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL        13

4.        CONCLUSÃO        16

5.        REFERÊNCIAS BIBIOGRAFICAS        17

RESUMO

O Projeto Integrador Multidisciplinar (PIM) promove o envolvimento de professores e alunos na busca da interdisciplinaridade.

O presente estudo vem discorrer sobre as disciplinas aplicadas durante o semestre, com o objetivo de complementar o processo de aprendizagem do curso em questão.

A temática de estudo proposta para o PIM III é um Projeto de Interligação de Redes.

Embasado na disciplina Fundamentos de Redes de Dados e Comunicações o projeto apresenta uma proposta técnica pertinente a reestruturação e interconexão de redes, consolidando assim a rede WAN.

O planejamento do endereçamento de rede correto quanto a classe de rede (A,B ou C), tanto para o escritório central quanto para a sucursal, foi realizado com base nos estudos apresentados na disciplina Matemática para Computação.

Empregado os conhecimentos adquiridos na disciplina Ética e Legislação Profissional para tornar evidente que o projeto está em concordância com as regras gerais de direito (civil, do trabalho e constitucional).

Apresentação de topologia física e lógica elaborados na ferramenta Cisco Packet Tracer, mediante a (LARC) Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores.

As normas da ABNT apresentadas na disciplina Metodologia Científica foram aplicadas para desenvolvimento e consolidação do presente trabalho acadêmico.

Palavras-chave: Redes de Dados e Comunicações, Interligação de Redes, Rede WAN.

ABSTRACT

The Multidisciplinary Integrator Project (PIM) promotes the involvement of teachers and students in the search for interdisciplinarity.

The present study discusses the disciplines applied during the semester, with the objective of complementing the learning process of the course in question.

The study theme proposed for PIM III is a Network Interconnection Project.

Based on the discipline Data Networks and Communications Fundamentals, the project presents a technical proposal relevant to the restructuring and interconnection of networks, thus consolidating the WAN network.

The planning of the correct network addressing as to the network class (A,B or C), both for the central office and the branch office, was carried out based on the studies presented in the Mathematics for Computing discipline.

Employing the knowledge acquired in the discipline Ethics and Professional Legislation to make evident that the project is in accordance with the general rules of law (civil, labor and constitutional).

Presentation of physical and logical topology elaborated in the tool Cisco Packet Tracer, through the (LARC) Laboratory of Architecture and Computer Networks.

The ABNT rules presented in the Scientific Methodology discipline were applied for the development and consolidation of the present academic work.

Keywords: Data Networks and Communications, Network Interconnection, WAN Network.

INTRODUÇÃO

Com o crescimento do volume de negócios e a expansão das empresas, surgem também a necessidade de melhor planejamento das tecnologias utilizadas.

Como benefício do uso adequado dos recursos tecnológicos, podemos citar a agilidade, qualidade nos processos internos, redução de custos, segurança da informação, acessibilidade, ganho de produtividade e competitividade, entre outros.

Em 1965, dois computadores foram ligados através de uma linha telefônica de baixa velocidade, deu-se assim o começo da história da WAN, protagonizada por Lawrence Roberts e Thomas Merril.

O estudo a seguir integra os conhecimentos adquiridos no desenvolvimento das disciplinas Fundamentos de Redes de Dados e Comunicação, Matemática para Computação, Metodologia Científica e Ética e Legislação Profissional a composição de um projeto de Interligação de redes da empresa 2SHOW.IE.

  1. A EMPRESA

Atuando na área de marketing digital, a 2SHOW.IE conta com um completo pacote de soluções criativas, prestando serviços alinhados com as boas práticas do mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (795.4 Kb)   docx (632.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com