TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM III - UNIP

Por:   •  10/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.894 Palavras (8 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 8

UNIP EaD

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologias

Implementação de um Sistema de Informação e de um Banco de Dados para a empresa Essência e Sabor do Café

UNIP Interativa (Pindamonhangaba – SP)

2018


UNIP EaD

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

Implementação de um Sistema de Informação e de um Banco de Dados para a empresa Essência e Sabor do Café

Nome:

RA:

Nome:

RA:

Curso: Gestão da Tecnologia da Informação

Semestre:

UNIP Interativa (Pindamonhangaba – SP)

2018


RESUMO

A rede de cafeterias “Essência Sabor e Café” foi fundada em 1993 na Av. Paulista, Bela Vista em SP, e devido ao grande sucesso, atualmente é formada por uma matriz e mais dezenove unidades, todas localizadas na cidade de SP capital. De acordo com os donos da rede o objetivo da cafeteria é: “Estar entre os líderes no ramo de cafeteria a princípio em São Paulo, mas a longo prazo no Brasil, proporcionando qualidade, conforto e mantendo os princípios que nos tornaram referência em qualidade”. Pensando nisso e na alta competitividade no mercado, foi preciso uma reformulação em sua infraestrutura para poder competir com os concorrentes e proporcionar uma melhor experiência para seus clientes. O projeto propõe uma nova base de dados para melhor gerenciamento de suas informações e melhorias nos sistemas de informação (ERP).


ABSTRACT

The coffee shop network "Essência Sabor e Café" was founded in 1993 at Av. Paulista, Bela Vista in SP, and due to its great success, is currently formed by a headquarters and nineteen other units, all located in the city of SP capital. According to the network's employers, the goal of the cafeteria is: "To be among the leaders in the coffee business initially in São Paulo, but in the future in Brazil, providing quality, comfort and maintaining the principles that have made us a reference in quality". Thinking about this and the high competitiveness in the market, has needed a redesign in its infrastructure to be able to compete with competitors and provide a better experience for its customers. The project proposes a new database for better management of your information data and improvements in information systems (ERP).


  1. SUMÁRIO

2.        INTRODUÇÃO        V

3.        DESENVOLVIMENTO        VI

4.        CONCLUSÃO        XVI

5.        REFERENCIAS        XVII


  1. INTRODUÇÃO

A idealização do presente trabalho tem o objetivo de demonstrar um projeto de implementação de um sistema de informação ERP juntamente com um banco de dados relacional. A rede de cafeterias “Essência Sabor e Café” fundada em 1993 na Av. Paulista, Bela Vista em SP, atualmente é constituída por 20 unidades, sendo uma matriz e mais dezenove unidades, todas localizadas na cidade de SP.

Tendo como objetivo se tornar líder no seu segmento na cidade de SP e ao longo prazo em todo Brasil, a rede de cafeterias teve a necessidade de inovar seu sistema de gerenciamento integrando todas as cafeterias com um único sistema visando sempre melhorar a qualidade de seu produto para o cliente final.


  1. DESENVOLVIMENTO

PESQUISA E ANÁLISE DA EMPRESA

Nome da Empresa: Essência e Sabor do Café

Missão da Empresa: “Proporcionar uma sinfonia de sabores nos paladares, oferecendo uma vasta experiência de altíssima qualidade, nossa missão transpassa os sentimentos despertados pelo café, é de transmitir a cada momento da degustação uma experiência empírica conectada ao relacionamento com a vida”

PROPOSTA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA GESTÃO

O sistema proposto para a cafeteria Essência e Sabor do Café, é um ERP completo que abrange todas as áreas e utiliza da estrutura de representação hierárquica através da modularização vertical. Este, está provido dos seguintes módulos:

- Módulo Financeiro;

- Módulo Serviços (Atendimento ao Cliente);

- Módulo Caixa;

- Módulo RH;

- Módulo Marketing;

- Módulo Suprimentos;

No atual cenário empresarial mundial, as empresas estão procurando evoluir e com isso estão se tornando cada vez mais competitivas, seja pela redução de custos, melhora na qualidade dos produtos, agregando mais valor ao produto e se diferenciando da concorrência.

Os sistemas de informação estão em constante evolução, atualmente a tendência no âmbito de sistemas de informações gerenciais é de ver a empresa e a gerencia-la como um todo, realizando assim o planejamento estratégico além do operacional para a empresa. ERP (em inglês Enterprise Resource Planning) é um sistema de informação que integra todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. É uma plataforma de software criada para integrar diversos setores de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento das informações. A introdução de um ERP em uma empresa tem um grande impacto em todas as operações realizadas diariamente, porque unificam todas as informações necessárias para o gerenciamento de forma mais assertiva possível. Muitas empresas estão preferindo ERP’s por já terem passado por algumas frustrações com antigos sistemas que gerenciavam seus negócios, tais como departamentos de tecnologia de informação desabilitados, sistemas incompatíveis, porque não conseguiam promover uma integração entre os sistemas operantes na empresa, o que resultava em grandes impactos nos negócios e abrindo condições que influenciavam na competitividade do mercado. Segundo (CHOPRA E MEINDL, 2003) “Os sistemas ERP fornecem rastreamento e visibilidade global da informação de qualquer parte da empresa e de sua cadeia de Suprimento, possibilitando assim informações precisas. É uma ferramenta para a melhoria de processos de negócios, como produção, compra ou distribuição, dispondo de informações online e em tempo real. Em suma, permite visualizar por completo as transações efetuadas pela empresa desenhando um amplo cenário de seus negócios”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (243.8 Kb)   docx (563.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com