TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM III e IV Projeto Integrado Multidisciplinar

Por:   •  16/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.368 Palavras (22 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE PAULISTA

 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

 GESTÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

 PIM III e IV

 Projeto Integrado Multidisciplinar

 Resumo

 A empresa Software Developer, atua no setor de desenvolvimento de software para Bancos, porém está passando por dificuldades em sua atual administração. A falta de investimentos no setor de banco de dados, a falta de organização e a ética profissional são os pontos abordados neste estudo. Sendo o objetivos deste, apresentar soluções para o gerenciamento de informações a partir de um estudo com foco no impacto, planejamento e desenvolvimento de melhorias no processo de TI da Software Developer.

 Sumário

 1. Análise do cenário da empresa

 1.1. Problemática da empresa

 1.2. Posicionamento da empresa no mercado

 1.3. Pontos fracos e fortes

 2. Proposta para ampliar ou melhorar os resultados da empresa

 2.1 Coleta seletiva de lixo

 2.2 Importância da Ética no trabalho

 2.3 Investimentos para a implantação do negócio

 3. Conclusão

 4. Referências

 Introdução

 As áreas de desenvolvimento de software cada vez mais sofrem com a relação custo benefício na tentativa de diminuir custos e aumentar a qualidade dos produtos para o consumidor final. A Software Developer oferece serviços de consultoria em desenvolvimento de sistemas, auxilia nas decisões referente à infra-estrutura de aplicações e melhor utilização deferramentas, orientando sobre a adoção de novas tecnologias, o que possibilita à equipe de desenvolvimento melhorar a qualidade e o desempenho de suas aplicações, diminuindo o tempo e facilitando a manutenção futuras. Este trabalho identifica e propõe melhorias nos sistemas de informação da empresa, analisando seus produtos/sérvios, posicionamento no mercado, bem como o cenário no qual está inserida. O enfoque está voltado para o sistema de informação, identificando os sistemas utilizados para aumentar a produtividade, facilitar o uso de dados pela empresa, transformando-os em elementos essenciais para a tomada de decisões.

 1. Análise do cenário da empresa

 Tipo de negócio

 A Software Developer é uma empresa de desenvolvimento de software para bancos e seus principais produtos são:

 Sistema de Consórcio;

 Sistema de Financiamento, e

 Sistema para Empréstimos.

 A empresa possui clientela extensa dentre as instituições bancárias e empresas do setor financeiro em diversos estados brasileiros. Atua no mercado há aproximadamente 10 (dez) anos, projetando, construindo, implantando e melhorando sistemas para as empresas, por fim, contribuindo para elevar o nível competitivo entre as empresas do segmento. Preza pela excelência em seus serviços, tendo como base uma equipe formada por profissionais certificados e especializada em práticas que conduzem ao desenvolvimento de sistemas flexíveis e de alta qualidade.

 1.1 Problemática da Empresa

 Durante o período compreendido entre 2009e 2010 ocorreram vários problemas com o servidor de banco de dados;

 O gestor de TI utilizou todo o orçamento disponível na troca de laptops e smartphones dos gerentes;

 O DBA já demonstrava que em pouco tempo o servidor poderia parar de funcionar por falta de recursos de hardware;

 Em uma reunião técnica, o DBA apresentou um relatório detalhando vários problemas na modelagem da base de dados tais como: falta de index, dados desnecessários que poderiam ser removidos da base principal;

 O gerente está aguardando uma situação mais complexa para “justificar” a troca do DBA por outro funcionário, em favor de um amigo seu;

 A empresa na promove a seleção do lixo produzido, descartando em lixo comum fitas de backup, pilhas e restos de computadores;

 Para “melhorar” a renda, alguns funcionários assinam o documento referente às férias, porem não estão gozando de fato. Neste período, eles fazem “horas adicionais” remuneradas que não são contabilizadas no demonstrativo de pagamento da empresa e ambos “dividem” o valor dos encargos;

 Durante o processo de seleção, no momento da entrevista, o gestor de TI notou que determinado candidato era praticante de uma religião específica e, apesar de ser o mais bem preparado para a vaga, outro foi contratado.

 Recentemente, um cliente contratou a Software Developer para desenvolver de um sistema chamado system-left, definido em contrato que o código-fonte seria da empresa. Um dos analistas responsáveis pelo software foi solicitado à desenvolver um software similar paraoutro cliente. A fim de ganhar tempo usou na íntegra os módulos que havia desenvolvido para o cliente e na hora de reportar os custos de desenvolvimento, neste segundo caso ele cobrou 1/10 do que havia cobrado para a primeira empresa.

 1.2 Posicionamento da empresa no mercado

 A Software Developer está presente no mercado de TI desde o ano 2000, atuando em projetos críticos ou estratégicos para as organizações, desenvolve soluções de software customizadas e flexíveis, possibilitando a seus clientes qualidade, agilidade e menores custos. Oferecendo ainda, serviços profissionais de consultoria e capacitação para orientar a melhoria contínua de projetos de software e a otimização de competências em TI. A excelência dos serviços prestados está apoiada em uma equipe composta por mais de 80 profissionais especializados e altamente qualificados, processos estabelecidos e larga experiência em projetos. O capital humano é considerado elemento-chave na estratégia de atuação da empresa. A qualidade dos serviços prestados aliada ao compromisso em gerar resultados e proporcionar vantagem competitiva tem propiciado à Software Developer relacionamentos duradouros e bem sucedidos com seu público-alvo.

 1.3 Pontos fracos e fortes

 A Software Developer apresenta como pontos fracos:

 A falta de atenção com o meio ambiente – descarte em lixo comum de material que deve ter seu descarte diferenciado;

 O descumprimento de normas e leis da CLT;

 Discriminação – quando candidatos são preteridos em favor da religiãoque professam;

 Mau uso da ética – quando: em benefício próprio, descumpri o determinado em contrato, vendendo códigos-fonte de uma empresa para outra, ocorre o favorecimento para o preenchimento de vagas, comentários inoportunos, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.8 Kb)   pdf (78.1 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com