TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A educação como influencia na qualidade de vida

Por:   •  7/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.202 Palavras (5 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE GEOGRAFIA

A EDUCAÇÃO COMO INFLUÊNCIA NA QUALIDADE DE VIDA

MACAPÁ

2015

[pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ-UNIFAP

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE GEOGRAFIA

AILTON FERREIRA DA COSTA

ANDRÉ ESTEVES DE SOUZA

ANTIDES VIEIRA DA SILVA JUNIOR

CARLA SIMONE TUPINAMBÁ DA SILVA

ELLOENY HELLANE BARRETO DE MOURA

ISRAEL ARON RODRIGUES

JORGE ANTONIO TAVARES JUNIOR

MAICON RAFAEL CORDEIRO DE SOUZA

RAISA POLIANA MARTINS FERREIRA

TAYANI FERNANDA ALMEIDA BEZERRA

[pic 3]

MACAPÁ

2015

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        DESENVOLVIMENTO        5

3.        OBJETIVOS        7

3.1.        OBJETIVO GERAL        7

3.2.        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        7

4.        METODOLOGIA        8

5.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

6.        GRÁFICOS        10

7.        QUESTIONÁRIO SOCIOECONÔMICO        13

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa apresentar dados, analisar informações coletadas, apresentar resultados referentes aos estudos de campo realizados em alguns bairros da cidade de Macapá através de entrevista e outros meios no intuito de colher questionamentos concernentes as situações socioeconômicas, culturais e fundamentalmente, intelectuais, ou seja, o nível de formação escolar. Diante disso, o objetivo central desse estudo é debater até que ponto a educação, enquanto ser transformador influencia ou interfere na qualidade de vida das pessoas. No respectivo pré-projeto serão levantados dados, gráficos e questionários sobre como a educação influencia na qualidade de vida da sociedade. Com o início do projeto, serão coletados dados de entrevistados por meio de entrevistas socioeconômicas realizadas em diferentes bairros da capital Macapá.

  1. DESENVOLVIMENTO

Avaliar a qualidade de vida de alguém é uma missão penosa, pois se trata de todo um conjunto de diversos atributos que variam de acordo com o bem-estar de cada individuo, dentro daquilo que são impostos nos valores de cada um. Assim esses parâmetros (bem-estar, felicidade, amor, educação ou ate mesmo a falta dela, entre outros) e os objetivos (necessidades básicas, alimentação, acesso à água potável, acesso a escolas, desenvolvimento econômico, saúde e lazer) se interagem dentro da cultura que consideramos para constituir o que consideramos qualidade de vida. A educação e a cultura são essenciais para o desenvolvimento, para que as pessoas possam promover sua empregabilidade. A influência que a educação tem com a vida é muito grande, seja na escola, na família e em toda a sociedade.

O presente trabalho visa fazer um estudo sobre a educação como influência na qualidade de vida, pode-se identificar que a educação pode influenciar sim de maneira significativa na maneira que vivemos, nos dias de hoje o mercado de trabalho encontra-se cada vez mais seletivo e quem não possui as qualificações necessárias, acaba ficando sem uma ocupação, o que gera o aumento de trabalhos informais.  A partir dos gráficos apresentados percebe-se que a maioria dos entrevistados foram mulheres, pois os homens, nesses casos são os que vão as ruas para trabalhar e suas esposas ficam na maioria das vezes cuidando do lar. Às vezes o difícil acesso as escolas e até a falta delas no próprio bairro da população dificulta a chegada das crianças. O ensino de má qualidade e até o bulliyng são fatores que podem contribuir para que o aluno apresente comportamentos difíceis e rendimentos insuficientes e acabe por ser representado, ou mesmo evitando a escola, contribuindo assim com a pobreza crescente, o desemprego e a fome.

Educação é um direito fundamental que ajuda não só no desenvolvimento de um país, mas também de cada indivíduo. Sua importância vai além do aumento da renda individual ou das chances de se obter um emprego. A educação influencia em todas as áreas de nossa vida, no desenvolvimento econômico de seu país, diminui a violência, conserva o meio ambiente, na cultura e até na felicidade. As pessoas que estudam mais também se dizem mais felizes do que aqueles que não estudaram ou não puderam estudar. O estudo da OECD (Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico) "Quais são os benefícios sociais da Educação?" mostrou que a satisfação pessoal entre as pessoas que estudaram até o nível superior é maior do que a satisfação das pessoas que pararam no Ensino Médio. Além de formar cidadãos mais críticos e conscientes de seus direitos, a Educação também colabora para que a sociedade cumpra seus deveres cívicos. Entre os jovens, o nível de escolaridade também está relacionado à taxa da população que vota. O mesmo estudo da OECD "Quais são os benefícios sociais da Educação?" fez um levantamento em 27 países e mostrou que 80% dos jovens com ensino superior vão às urnas, enquanto o número entre aqueles que não têm formação superior cai para 54%. O estudo também concluiu que os adultos mais escolarizados também são mais engajados socialmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (208.2 Kb)   docx (103 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com