TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO NO SUCESSO ORGANIZACIONAL

Por:   •  16/6/2018  •  Artigo  •  2.645 Palavras (11 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 11

A INFLUÊNCIA DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO NO SUCESSO ORGANIZACIONAL

The influence of the quality of life at work in organizational success

Frankandrey Batista Ferreira /

Graduando do Curso Superior de Administração da Universidade Federal do Amazonas - UFAM - Manaus/AM, Brasil. /

E-mail: frankandrey@gmail.com /

Resumo: Temos na gestão da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) uma ferramenta muito importante para as organizações, é por meio dela que implanta-se programas e que se consegue obter melhorias nos resultados, ansiando o bem-estar do indivíduo na organização, gerando a satisfação no ambiente de trabalho e a retenção dos talentos nas instituições. Diante de tais anseios este artigo procurou demonstrar como QVT influência no sucesso organizacional e, quais as vantagens para a organização e para os colaboradores. Com a implantação da QVT na organização também chegam as ações que objetivam promover um ambiente de trabalho salutar para a organização promovendo um clima organizacional propiciando um ótimo desempenho dos colaboradores nas suas atividades desenvolvidas. Dentro deste contexto, o artigo apresentado procurou identificar os principais fatores que interferem na Qualidade de Vida no Trabalho e na motivação dos funcionários no ambiente de trabalho como fator indispensável para o sucesso da organização.

Palavras-chave: Qualidade de Vida no Trabalho, Fatores Motivacionais, Clima Organizacional.

Abstract: We have a very important tool for the organization of the Quality of Life at Work (QVT) for the organizations, it is through it that programs are implemented and improvements can be achieved in the results, longing for the well-being of the individual in the organization, generating satisfaction in the work environment and retention of talent in institutions. Faced with such anxieties, this article sought to demonstrate how QVT influences organizational success and what are the advantages to the organization and its employees. With the implementation of the QVT in the organization also come the actions that aim to promote a healthy work environment for the organization, promoting an organizational climate conducive to a great performance of employees in their activities. Within this context, the article presented sought to identify the main factors that interfere in the Quality of Life in the Work and the motivation of the employees in the workplace as an indispensable factor for the success of the organization.

Key words: Quality of Life at Work, Motivational Factors, Organizational Climate.

1 Introdução

A Gestão de Pessoas está associada a um conjunto de políticas e práticas definidas pela organização, que serve para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho. Através desta nova tendência dentro das organizações, o Departamento de Gestão de Pessoas, tem um papel fundamental no desenvolvimento da qualidade de vida no trabalho para que haja satisfação das pessoas e retorno na organização. Quando falamos de Departamento de Gestão de Pessoal, lembra-se diretamente de recrutamento e seleção de pessoal, contudo não é somente isso; existem inúmeras atividades que são desenvolvidas através deste setor. Um desses objetivos é proporcionar mecanismos aos colaboradores para desenvolverem suas atividades de forma produtiva e satisfatória, para ambas as partes. Para tal, a relação entre organização e colaborador deve ser realizada de maneira motivadora, pois este é um importante fator para garantir qualidade nas atividades laborais; no entanto, faz-se necessário repensar, tanto por parte do colaborador como da organização, se o serviço executado é um trabalho que está incorporando valores positivos na vida profissional. A organização deve proporcionar condições adequadas para que as pessoas não se sintam desconfortáveis e impedidas de realizar um excelente trabalho. Por outro lado, as pessoas também devem estar atentas a este aspecto, buscando maior equilíbrio entre o lado profissional e o pessoal, contudo antes temos que explanar sobre a qualidade de vida para podermos entender o contexto da QVT.  

2 A qualidade de vida

Existe no Brasil a ABQV - Associação Brasileira de Qualidade de Vida, que define em sua missão promover o desenvolvimento e a conexão de profissionais multidisciplinares volvidos para atuação em QVT, anunciando as tendências, gerando discussões, reflexões e desenvolvendo opiniões diversas sobre estilo de vida, padrões e ambientes saudáveis.

Temos visto a qualidade de vida como um procedimento utilizado para medir as categorias de vida de um ser humano. Abrangendo o bem físico, o mental, o emocional, o psicológico, além de seus entrelaçamentos sociais como, a prole e amigos dentre outros, envolvendo além disso o poder de compras, a educação, a saúde e coisas do dia a dia. Contudo não devemos confundir isto com padrão de vida, sendo esta uma avaliação que qualifica e quantifica os bens e serviços acessíveis.

Como vivem as pessoas, entendem, sentem o seu dia-a-dia? Abrangemos nesta incógnita a educação, o transporte, a saúde, o trabalho, moradia e a participação nas deliberações que importam e decidem como elas vivem no mundo, envolvendo circunstâncias bem variadas tais como: atendimento probo em situações de doenças, ou, uma quantidade satisfatória de alimentação e com qualidade apropriada, em ter condições para se deslocar a locais diferentes com conforto e qualidade e, até mesmo obter posse de aparelhos eletrodomésticos. Porém tudo isso, exige o uso do chamado controle social mediante o acompanhamento da administração de bens estatais sendo estes públicos, públicos privados onde podemos citar as escolas, calçamento e manutenção de ruas e locais coletivos utilizados para o lazer ofertando assim a cidadania, exercendo democraticamente a exigência de medidas transparentes dos procedimentos governamentais. De acordo com MINAYO, HARTZ e BUSS (2000), a qualidade de vida como um aspecto social criado através de parâmetros subjetivos tais como: a felicidade, o prazer, o bem-estar, amor e a realização pessoal e dos objetivos, tais quais são a satisfação das necessidades básicas e das necessidades inventadas pelo nível de desenvolvimento econômico e social que sociedade se encontra.

Para MINAYO, HARTZ & BUSS (2000) deve-se "respeitar a satisfação das necessidades mais elementares da vida humana: alimentação, acesso a água potável, habitação, trabalho, educação, saúde, lazer, conforto, bem-estar e realização individual e coletiva". Assim, ao dizer Qualidade de Vida, pode estar querendo indicar bem-estar pessoal, posse de bens materiais, participação em decisões coletivas e muito mais.

3 Por que gerir a qualidade de vida no trabalho

A implantação da Gestão de Qualidade de Vida em uma organização é uma ferramenta essencial para identificar a importância dos colaboradores para a mesma. Os programas de QVT têm como finalidade proporcionar ambientes de trabalhos mais saudáveis, condições melhores nos aspectos: físicos, emocional, saúde e social; além de tornar equipes mais integradas e comunicativas, com maior interação dos setores com seus superiores, dentre diversas vantagens favoráveis a um clima organizacional de todos aqueles que fazem parte da organização. Para Chiavenato (2004) “A gestão da qualidade total nas organizações depende fundamentalmente da otimização do potencial humano”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (272.9 Kb)   docx (767.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com