TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR II

Por:   •  18/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.038 Palavras (17 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 17

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

Título: PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR II

Belo Horizonte

2017

Título: PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR II

Trabalho de conclusão de curso para obtenção de título de graduação em Redes de Computadores apresentado à Universidade Paulista – UNIP

Orientador:

RA:

2017

RESUMO

O objetivo do projeto é mostrar e conscientizar a população sobre a importância da igualdade racial, mostrando que o racismo é a crença na existência de raças consideradas superiores e inferiores, e é visto ao redor do mundo em proporções extremas, em alguns lugares do planeta ele é escondido, em outros é aberto e designado como verdade.

No Brasil os portugueses trouxeram os primeiros negros para o Brasil, os donos de engenhos de cana de açúcar aproveitaram e colocaram os negros para trabalharem (escravos), para eles. O Dom Pedro II tentou colocar um fim na escravidão, mesmo com políticos e fazendeiros do país discordando. Esse processo demorou muito, e passou por algumas etapas antes de se realizar. Mesmo após a promulgação da Constituição de 1988, o racismo no Brasil continuou acontecendo de maneira implícita no meio social nas últimas décadas do século xx, que declara o racismo como "crime inafiançável e imprescritível".

 Em 2003, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criou a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), que seu objetivo era de promover a igualdade racial, a proteção de grupos raciais e étnicos, e para reforçar a presidenta Dilma Rousseff criou o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR), que tem por finalidade garantir à população negra a realização da igualdade de oportunidades, a defesa de direitos e o combate à discriminação e as demais formas de intolerância, diminuindo de fato as desigualdades raciais.

O prefeito de Horizonte Azul resolveu aderir ao SINAPIR, criando uma Diretoria de Promoção da Igualdade Racial e um Conselho de Promoção da Igualdade Racial e foram implementados 5 CPIR´s (Projeto de Criação dos Centro de Promoção da Igualdade Racial) espalhados pelas mais diversas áreas da cidade com o intuito de promover a igualdade racial.

 

Palavras-chave: Igualdade Racial, Racismo, Criação de projetos

ABSTRACT

The purpose of the project is to show and raise awareness of the importance of racial equality by showing that racism is the belief in the existence of races considered superior and inferior, and is seen around the world in extreme proportions, in some places of the planet he Is hidden, in others it is opened and designated as truth.

In Brazil, the Portuguese brought the first Negroes to Brazil, the owners of sugarcane mills took advantage and put the Negroes to work (slaves) for them. Dom Pedro II tried to put an end to slavery, even with politicians and farmers in the country disagreeing. This process took a long time, and went through a few steps before it took place. Even after the promulgation of the 1988 Constitution, racism in Brazil continued to take place implicitly in the social milieu in the last decades of the twentieth century, which declares racism to be "an unapproachable and imprescriptible crime."

 In 2003, President Luiz Inacio Lula da Silva created the Secretariat for Policies to Promote Racial Equality (SEPPIR), whose goal was to promote racial equality, the protection of racial and ethnic groups, and to strengthen the president Dilma Rousseff created The National System for the Promotion of Racial Equality (SINAPIR), whose purpose is to guarantee the black population the achievement of equal opportunities, the defense of rights and the fight against discrimination and other forms of intolerance, effectively reducing racial inequalities.

The mayor of Horizonte Azul decided to join SINAPIR, creating a Directorate for the Promotion of Racial Equality and a Council for Promotion of Racial Equality, and implemented 5 CPIRs (Project for the Creation of Racial Equality Promotion Centers) spread over a wide range of areas Of the city in order to promote racial equality.

 

 

 

 Keywords: Racial Equality, Racism, Project Creation

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO        6

2-ENTENDENDO O RACISMO        7

3-RACISMO AO REDOR DO MUNDO        7

4-O SURGIMENTO DO RACISMO NO BRASIL        9

4.1Histórico do racismo na Idade Média        10

4.1.2-Renascimento        10

5-OS PRIMEIROS ATOS PARA O FIM DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL        10

6-A BUSCA PELA IGUALDADE RACIAL NO BRASIL        11

7-IMPLEMENTAÇÃO DA PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL        12

8-DEFINIÇÃO DE HARDWARE PARA CADA AMBIENTE DA CPIR        13

9-SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA O BALCÃO DE ATENDIMENTO        15

10-ESTRATÉGIA PARA A PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL        16

11-COMUNICADO DE IMPRENSA (PRESS-RELEASE)        18

12-CONCLUSÃO        19

 


1- INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre a promoção da igualdade racial, tendo em vista que esse problema que começou a centenas de anos atrás e assola o mundo até nos dias de hoje, pois essa carência faz com que o racismo esteja presente mesmo que oculto em lugares ao redor do mundo.

Os objetivos do projeto implantado pelo prefeito de Horizonte Azul é combater as desigualdades raciais, implantando unidades de luta para isso, e com a parceria com o governo.

Os capítulos abordarão o entendimento do racismo, ideias de combate, e como as unidades dessa luta funcionarão, pois em cada uma das unidades estarão profissionais capacitados e treinados para agirem de acordo com cada caso. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, pois a racismo sempre esteve presente em nossas vidas, mesmo que implícito, é hora de ir fundo no combate à desigualdade racial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)   pdf (589 Kb)   docx (402.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com