TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO A DOCÊNCIA (PE:ID)

Por:   •  4/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.821 Palavras (8 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO A DOCÊNCIA (PE:ID)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

Gustavo Molina Figueiredo – RA: 1832432

Polo Paulista

2018

SUMÁRIO

1        REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS        3

1.1        Educação? Educações: aprender com o índio        3

1.2        O fax do Nirso        3

1.3        A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)        4

1.4        Uma pescaria inesquecível        4

1.5        A Folha Amassada        4

1.6        A Lição dos Gansos        5

1.7        Assembleia na Carpintaria        5

1.8        Colheres de Cabo Comprido        6

1.9        Faça parte dos 5%        6

1.10        O Homem e o Mundo        6

1.11        Professores Reflexivos        6

1.12        Um Sonho Impossível        7

1.13        Pipocas da Vida        7

REFERÊNCIAS        7

Audiovisuais        7

Textuais        7

Sites        8

  1. REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

  1. Educação? Educações: aprender com o índio

A partir da reflexão sobre o texto “Educação? Educações: aprender com o índio” do autor Carlos Rodrigues Brandão, percebe-se que a educação acontece de forma ampla e diversificada, ou seja, não existe um único modelo ou um único local, na verdade existem várias educações.

Os índios do texto têm uma visão de mundo: conhecimentos de leitura, de linguagem e de oratória, entre outras habilidades. O saber é adquirido por meio de diversas situações de trocas entre pessoas, em diferentes contextos, tais como, os ambientes culturais e de lazer, ambientes religiosos e os ambientes familiares.

Temos muito o que aprender com o índio uma vez que o seu saber, adquirido informalmente, atende as suas necessidades.

O papel do educador é construir conhecimento, sem interferir nem criar divergências em crenças e conceitos da educação informal. Reforçar regras básicas de boa convivência social, ética, respeito, com objetivo de transformar o aluno em um cidadão melhor.

  1.  O fax do Nirso

Com a leitura do texto “O Fax do Nirso”, percebe-se a importância da educação formal na construção e formação do conhecimento.

 Pode-se dizer que no Brasil, a educação tem ficado em segundo plano, pois, as escolas públicas estão ultrapassadas e fora do contexto social. Nota-se que não há formação de cidadãos preparados para o mercado de trabalho.

O mercado de trabalho, atualmente, exige profissionais formados, informados, criativos, flexíveis, éticos, responsáveis, comunicativos, entre outros. Os jovens estão acostumados à novas tecnologias que se usadas adequadamente em sala de aula podem ser aliadas do aprendizado.

Os educadores precisam compreender o contexto social e individual de seus alunos além de serem criativos visto que é desestimulante para os alunos a percepção de que não estão preparados para o mercado de trabalho.

 

  1. A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)

O planejamento de aulas dinâmicas é muito importante para o aprendizado logo que é importante que o aluno reflita, interaja e busque soluções a fim de melhorar suas habilidades analíticas e críticas. Existem valores que precisam ser repensados e valores que são essenciais tanto na formação do indivíduo quanto na construção do conhecimento.

É importante que tenhamos indivíduos conscientes, maduros, com independência emocional e intelectual e que sejam comprometidos com o bem-estar social.  

  1. Uma pescaria inesquecível

O texto ilustra claramente um exemplo de boa conduta ética. A verdadeira ética está na personalidade, faz parte do caráter das pessoas. Muitos anos de escola nem sempre são suficientes para que uma pessoa tenha essa qualidade.

Ética é o conjunto de valores morais e regras. É saber o que, deve e não deve fazer, pode e não pode ser feito. Ética e moral são conceitos aprendidos em casa, na família, com bons exemplos.

Deve-se lembrar que ética se refere à conduta moral e que todos nós a temos seja ela boa ou má.

  1. A Folha Amassada

            Ensinar alunos com um temperamento explosivo não representa necessariamente um problema, mas sim um desafio. Deve-se reforçar em aula conceitos básicos para uma boa convivência em sociedade, lembrando que o respeito sempre é fundamental.

              É necessário fazer uma análise do relacionamento do aluno com os demais para descobrir possíveis causas dos problemas. É muito importante não desistir, dar bons exemplos de persistência e paciência além de sempre tentar manter o controle.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (198.4 Kb)   docx (84.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com