TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:ID)

Por:   •  25/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.214 Palavras (9 Páginas)  •  811 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:ID)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

Alyce Schwingel Barbosa RA: 1512074

        Marechal Cândido Rondon        

2016

SUMÁRIO

1. REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

1.1 Educação? Educações: Aprender com o índio: Reflexões do grupo sobre esse texto..........................................................................................................................................3

1.2 O fax do Nirso: Reflexões do grupo sobre esse texto........................................................3

1.3 A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo): Reflexões do grupo sobre esse texto.................................................................................................................................3

1.4 Uma pescaria inesquecível: Reflexões do grupo sobre esse texto....................................4

1.5 A Folha Amassada: Reflexões do grupo sobre esse texto.................................................4

1.6 A Lição dos Gansos: Reflexões do grupo sobre esse texto...............................................5

1.7 Assembleia na Carpintaria: Reflexões do grupo sobre esse texto.....................................5

1.8 Colheres de Cabo Comprido: Reflexões do grupo sobre esse texto..................................5

1.9 Faça parte dos 5%: Reflexões do grupo sobre esse texto.................................................6

1.10 O Homem e o Mundo: Reflexões do grupo sobre esse texto...........................................6

1.11 Professores Reflexivos: Reflexões do grupo sobre esse texto........................................6

1.12 Um Sonho Impossível?: Reflexões do grupo sobre esse texto........................................7

1.13 Pipocas da Vida: Reflexões do grupo sobre esse texto...................................................7

2. Reflexão final.........................................................................................................................8

Referências.............................................................................................................................10

  1. Educação? Educações: aprender com o índio

Educação não é somente aquela que aprendemos na escola ou em casa, ela vem de todos os lugares que frequentamos e se relaciona com os costumes e rotinas que temos, como o exemplo citado no texto sobre os índios, que para eles é melhor que seus descendentes sejam criados na própria aldeia para serem educados de acordo com as necessidades locais, diferente de um jovem criado na cidade que vai ser educado para viver em uma sociedade diferente, com costumes totalmente diferente, cada um visando criar um homem útil para a sua sociedade. Isso nos mostra que há vários tipos de educação, que são adaptados as suas culturas, como no nosso Brasil, que em cada cantinho há costumes, ideias diferentes, provando de que a mesma pode ser diferente em vários lugares.

  1. O Fax do Nirso

O texto ironiza o fato de que pra algumas pessoas, ou lugares o que importa mais são os ganhos do que a forma com que eles são conquistados. Deixando um pouco de lado a educação que recebemos na escola, como o modo como escrevemos ou como nos dirigimos a alguém, nos mostrando que talvez seja necessário que a educação avance mais alguns passos para receber a devida importância que ele tem, pois se não logo, logo ela perdera espaço e será quase como esquecida.

1.3 A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)

Sempre que é apresentado um novo conteúdo ao aluno, é importante que o professor abra espaço para questionamentos ou para expressarem opiniões diferentes, mostrando assim que o professor não é o único que obtém o conhecimento ou o dono da verdade. E histórias como essa versão do lobo da história da Chapéuzinho Vermelho, nos mostra que tudo pode haver uma segunda versão, e devemos dar liberdade para os alunos, para que eles possam estimular a sua criatividade, e trabalhar a formação de opiniões, independente do assunto que está sendo tratado. Mas para isso acontecer é necessário que os professores comecem a abrir espaço durante as aulas para esses momentos mais interativos.

  1. Uma pescaria inesquecível

O texto vem de encontro com um tema muito importante, ética, que acredito que não devia estar como uma disciplina separada na grade curricular, pois ela deve ser trabalhada em todas as disciplinas, e em todos os momentos de nossa vida, já que ela é parte da educação que deveríamos seguir.  Ela nos leva a questionar constantemente suas ações e as atitudes alheias, tentando definir se elas são boas ou más, corretas ou incorretas, alem de que ela já esta ligada a moral. Já que a ação humana está ligada a escolher entre o certo e o errado, mas um ponto que auxilia a determinar isso é a cultura existe, e logo em seguida a moral e a ética que trabalham juntas.

  1. A folha amassada

Na posição de professor há varias situações, e é muito importante que o mesmo entenda que cada aluno é de uma forma, tendo seus jeitos, costumes, manias e maneiras diferentes de aprender. Um aluno explosivo pode estar dando sinais de que está passando por uma situação complicada que deve ser compreendida antes mesmo de tomar qualquer ação, cabendo então ao professor compreende-lo para tentar ajudar. Já que os nossos alunos estão em uma processo de formação de construção de caráter, e a forma como eu agir com ele, ira refletir em ações futuras do mesmo. Então não necessariamente um aluno explosivo representa problemas, mas sim uma barreira a ser trabalhada e vencida juntos.

É de suma importância que o professor saiba separar a vida pessoal com a docência, e procurar não levar problemas de uma turma para outras, pois isso acaba confundindo os alunos. Sendo necessário assim que o professor tenha um auto controle, e uma pitada de bom humor para enfrentar os obstáculos a serem ultrapassados.

  1. A lição dos gansos

A forma como os gansos migram trazem muitas lições para nos, como o fato de que como professores, temos o papel de liderança e de exemplo para os nossos alunos, juntamente com a família e direção escolar, pois os mesmos estão sempre  nos observando e repetindo nossas ações, assim devemos buscar sempre dar bons exemplos, e principalmente evitar julga-los, ou até mesmo os pré-rotularmos por suas ações indisciplinares, quando devemos tentar interpretar e estimular uma melhora, porque o que as vezes deixamos escapar é que talvez “aquele” aluno só precise de uma atenção ou até mesmo um encorajamento para desenvolver melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (255.3 Kb)   docx (113.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com