TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA(PE:ID)

Por:   •  26/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.257 Palavras (6 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 6

UNIP PAULISTA

UNIP INTERATIVA

LICENCIATURA EM SOCIOLOGIA

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA(PE:ID)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

Evelina Rocha Ferreira – 1746287

Palma

2017

Sumário:

1. REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

1.1 Educação? Educações: aprender com o índio

1.2 O fax do Nirso

1.3 A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)

1.4 Uma pescaria inesquecível

1.5 A folha amassada

1.6 A Lição do Ganso

1.7 Assembléia na Carpintaria

1.8 Colheres de Cabo Comprido

1.9 Faça parte dos 5%

1.10 O Homem e o Mundo

1.11 Professores Reflexivos

1.12 Um sonho Possível

1.13 Pipocas da Vida

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  1. Educação? Educações: aprender com o índio

Cada cultura possui suas próprias relações e excentricidades. Ninguém escapa da educação,seja ela de qualquer fonte,pois desde que nascemos passamos a aprender, sempre e em diferentes espaços. A educação acontece de forma ampla e diversificada,compreendendo-se que não existe um único modelo,nem um único local nem um único responsável para transmiti-la. Por isso quando colocamos a nossa cultura como sendo mais importante que a outra ou quando queremos impor nossa cultura na sociedade não estamos contribuindo para o processo de educar, mas sim de inibir todo um povo.

 A educação deve vir de casa e estar presente não somente na fala mais em um conjunto de atitudes. O saber é adquirido através de varias vivências e situações em que haja troca entre as pessoas em todos os contextos sociais coletivos. Devemos buscar sempre compreender a diversidade que existe quando falamos em educação, pois, cada povo, cada cultura tem uma forma de educar e transmitir aquilo que se acredita.

  1. O fax de Nirso

Nesse texto o que é demonstrado e o estudo como algo importante, mas ele não é um fator decisivo para uma vida de sucesso. A situação abordada não é um caso raro, onde as habilidades e talentos que um individuo têm manifesta-se o dom para um determinado ramo de trabalho. A idéia nesse texto é que a persistência é o mais importante para o sucesso, mas a educação não deve ser abandonada, pelo contrario devemos estar sempre buscando aprimorar nosso conhecimento.

  1. A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do Lobo)

Levantamos uma questão muito importante nessa historia. Seria toda a historia verdade? Todos os conteúdos que se aprende são verdades incontestáveis? A resposta é não. A verdade é que a historia nem sempre pode ser fiel aos fatos. Muitas vezes a escola induz o aluno a pensar de expor sua visão critica. O que se apresenta na escola deve ser demonstrado de forma a fazer a aluno pensar e discernir as propostas. O dialogo entre o aluno e o professor pode desenvolver um ensino muito vasto, proporcionando a troca de idéias, sendo assim possível que tanto o aluno quanto o professor cresçam como pessoa.

  1. Uma pescaria inesquecível

A ética é o alicerce do caráter humano,onde a cultura e a moral são valores importantíssimos, herdados e ensinados desde os primeiros passos. A educação deve iniciar em casa.um filho mal educado,provavelmente tendera a ser um mal aluno ou uma pessoa muito desorganizada.

Esse texto nos apresenta justamente uma situação em que o pai tendo condições de levar a vantagem de permitir ao filho a chance de ficar com o maior peixe que o menino já havia pescado,não o faz,agindo eticamente mesmo estando sozinho à beira do lago. O futuro corrupto começa furando a fila da cantina em uma escola – se ele for corrigido nesse ato, ele poderá melhorar suas atitudes e se tornar um bom cidadão.

  1. A Folha Amassada

Lecionar é uma ação que nos exige muita dedicação e compreensão. O professor deve ser exemplo para o aluno. Ele deve demonstrar controle diante das situações mais estressantes, mostrar cautela e resolver todos os problemas com muita calma. Um aluno não pode ser considerado um “aluno problema”, pois problema é o que ele esta passando. Buscar um diálogo com esse aluno, e tentar entender o que se passa com ele de forma a não intimidá-lo e sim ajudá-lo pode ser um bom caminho.

  1. A Lição dos Gansos

  No texto aprendemos que sozinhos não vamos muito longe. Em um ambiente   escolar não ode existir unilateralidade. A escola é feita de professores, alunos, diretores, coordenadores, secretários, etc. e para que essa equipe avance todos tem que caminhar para a mesma direção em busca de um mesmo objetivo. Precisamos de todos para formar nosso “V”.

  1. Assembléia na Carpintaria

Somos todos humanos repletos de qualidade e defeitos, e, podemos aprender com os defeitos e ensinar com as qualidades. Ambos tentem a andar lado a lado,para que não haja egocentrismo. O importante é que trabalhemos sempre unidos naquilo que fazemos de melhor, e procurar se esforçar para melhorar naquilo que não somos tão bons assim.

  1. Colheres de Cabo Comprido

Trabalhar em equipe fortalece o grupo e os seus componentes. Quando todos caminham juntos em uma direção e em prol de um mesmo objetivo todas as  dificuldades se tornam simples e fáceis de resolver,ao contrario de quem prefere caminhar sozinho onde tudo se torna mais pesado. Como foi observado no texto, o caldeirão estava quente e por sua vez a sopa também,logo um serviu ao outro e não houve acidente e todos saíram saciados. Isso se deu ao fato de haver trabalho em equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (84.1 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com