TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:ID)

Por:   •  4/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.083 Palavras (9 Páginas)  •  828 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Licenciatura em Matemática.

REGIANE HENRIQUE RIBEIRO RA: 1524679

 

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:ID)

POSTAGEM 3: EXAME (ATIVIDADE 1 + ATIVIDADE 2)

REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS E

REFLEXÃO SOBRE O TEXTO: QUAL A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO?

REGIANE HENRIQUE RIBEIRO RA: 1524679

POLO – SÃO MATEUS

2015

UNIP INTERATIVA.

Licenciatura em Matemática.

REGIANE HENRIQUE RIBEIRO RA: 1524679

 

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:ID)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

REGIANE HENRIQUE RIBEIRO RA: 1524679

POLO – SÃO MATEUS

2015

1

SUMÁRIO

REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

Página 3

  1. Educação? Educações: Aprender com os índios.
  2. O fax e o Nirso.
  3. A história da Chapeuzinho Vermelho ( na versão do Lobo)

Página 4

  1. Uma pescaria inesquecível.
  2. A folha amassada.

Página 5

  1. A lição dos gansos.
  2. Assembleia da Carpintaria.
  3. Colheres de cabo comprido.
  4. Faça parte dos 5%.

Página 6

  1. O homem e o mundo.
  2. Professores reflexivos.

Página 7

  1. Um sonho impossível.
  2. Pipocas da vida.

Página 8

        Referências

2

Reflexões referentes aos treze textos.

1.Educação? Educações: Aprender com o índio.

Nesse texto, o autor cita algo que ocorreu nos EUA, entre os homens brancos e os índios, quando, presunçosamente o homem da cidade achou que poderia melhorar a formação do índio, e eles recusaram, pois um índio formado pelo homem da civilização de nada serviria  em sua comunidade, pois não saberia caçar, falar ou guerrear, seria inútil em seu meio.

Isso nos remete a refletir no conceito da educação, pois ela não acontece apenas na escola, e não é verdade absoluta, ela acontece em vários lugares e ocasiões, e depende da cultura e a necessidade de cada povo.

2.O fax o Nirso

O valor da Educação se perdeu no “fax do Nirso”,pois a empresa deu mais valor as vendas, do que a educação e a imagem que a empresa passava.

Levando para os dias de hoje, creio que a educação em si, realmente quase não evoluiu e os valores inverteram, mas temos que investir mais na educação e em estratégias para o ensino.

3. A história de Chapeuzinho Vermelho (na versão do Lobo)

Ao ler essa história, a qual o lobo, e não a Chapeuzinho, era a vítima, percebi o quanto somos tendenciosos, pois o lobo estava apenas pensando no bem estar dos animais da floresta, e na preservação da mesma. Me pergunto o quanto pré-julgamos as situações, bem como, colocamos como verdades esses julgamentos.

Como professores, precisamos incentivar os alunos a terem sua opinião, e temos que ouvi-los também, e ensinarmos a eles a sempre buscar as diversas faces de uma situação, e não formar uma opinião apenas de um lado da história.

3

4. Uma pescaria inesquecível

Este texto é fantástico, ele nos remete ao que realmente é a ética, algo profundo, insubstituível, que toda família, independente do credo, classe social, deve ensinar para seus filhos o legado da ética, e isso passará de geração a geração e somente dessa forma poderemos ter um mundo menos egoísta, mais ético, mais humano e com muito mais respeito.

No Brasil, a ética é muito pouco usada e valorizada, pois infelizmente segue-se a Lei de Gerson “Gosto de levar vantagem em tudo, certo”, essa frase traduz bem nosso país, nossos governantes são corruptos, os fiscais também, nas empresas temos casos de apropriação indébita, falsificações, o brasileiro sempre acha um modo de burlar o sistema, mas se ensinássemos aos pequenos sobre o que é a ética e a importância dela para vivermos em sociedade, teríamos um grande impacto em nosso cotidiano.

5. A folha amassada

Nesse texto, fica claro que primeiramente o educador tem que ter autocontrole, pra depois ensinar para as crianças, como o professor habilmente fez na história.

Vivemos um momento na educação que tanto o educador, quanto o aluno estão nervosos e estressados, devido ao nosso modo de vida, precisamos nos habituar a mansidão.

Uma vez, em um estudo Teológico, um pastor me disse que nossos hábitos são de extrema importância para nosso autocontrole, se habitualmente gritar, então será mais difícil se controlar em uma situação problema, mas se habitualmente tenho paciência, falo calmamente e de forma compreensível, será bem mais fácil me controlar em uma dessas situações.

Quando nos deparamos com um aluno explosivo, carrancudo, precisamos analisar o contexto e o meio em que vive, e trabalharmos em cima disso, e não desistir desse aluno.

4

6. A lição dos gansos

O texto nos ensina como é importante todos trabalharem em prol de um objetivo em comum, pensarmos no grupo e não individualmente, colocarmos em primeiro lugar o bem estar da equipe.

Se pensarmos apenas em nosso bem estar, quebramos a corrente e colocamos em risco o restante do grupo.

Aprendi muito com os gansos, e quero colocar isso em prática como profissional e educador.

7. Assembleia na Carpintaria

Ao refletir sobre o texto, aprendo que temos que temos que olhar o lado bom das pessoas, o aluno, por exemplo, é necessário incentivá-lo com suas qualidades e trabalhar os seus defeitos com amo.

Quando o carpinteiro pega as ferramentas e faz o móvel, percebemos que somos uma engrenagem, e precisamos uns dos outros para que esse mundo funcione corretamente.

8. Colheres de cabo comprido

Trabalhar em equipe é ter pensamento e objetivo em comum, se importar com o outro, é partir do princípio que todos alcancem o objetivo e desfrutem igualmente do prêmio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (190.3 Kb)   docx (95.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com