TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO A DOCÊNCIA (PE:ID)

Por:   •  8/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.187 Palavras (9 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

LICENCIATURA EM QUÍMICA

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO A DOCÊNCIA (PE:ID)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

Domingos Guimarães Pereira 1949280

Jerfeson Lopes Silva 1950213

Barra mansa

2019[pic 2]

SUMÁRIO

  1. REFLEXÃO REFERENTE AOS TEXTOS................................................2
  1. Educação? Educações: aprender com o índio.........................................2
  2. O fax do Nirso...........................................................................................2
  3. A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo).......................2
  4. Uma pescaria inesquecível.......................................................................3
  5. A Folha Amassada....................................................................................3
  6. A Lição dos Gansos..................................................................................4
  7. Assembleia na Carpintaria........................................................................4
  8. Colheres de Cabo Comprido.....................................................................4
  9. Faça parte dos 5%....................................................................................5
  10.  O Homem e o Mundo.............................................................................5
  11.  Professores Reflexivos...........................................................................6
  12. Um Sonho Impossível..............................................................................6
  13. Pipocas da Vida.......................................................................................7
  1. REFERÊNCIAS.........................................................................................9

[pic 3]

  1. REFLEXÃO REFERENTE AOS 13 TEXTOS

1.1 Educação? Educações: Aprender com o Índio

A educação está entrelaçada a nós de uma maneira ou de outra, e pode ser encarada de diferentes maneiras, nos mostrando a diversidade do mundo em que vivemos, e dependendo do lugar onde estamos inseridos observamos a diferença de educação, quer seja intelectualmente (estudos) ou cultural. Assim como no texto é a nossa realidade, mas isso não significa ser falta de educação, mas ao contrário, é uma educação diferente do que acostumamos a ver. Muitas vezes queremos padronizar tudo sendo que na verdade existe uma diversidade enorme em nosso meio, sendo assim difícil de ser padronizado, pois cada um trás consigo princípios do seu meio, e quando acontece uma mudança de ambiente fica claro essa diversidade, mas tudo isso porque fomos educados de maneiras diferentes e não por falta dela.

1.2 O Fax do Nirso

A educação escolar está cada vez mais exigente no mercado de trabalho e cada vez mais as pessoas estão ampliando seus conhecimentos, e através disso o mercado está a cada dia mais competitivo.

Algumas vezes nos deparamos com determinadas pessoas que por experiência conseguiu entrar nesse meio tão competitivo, mas, são limitadas devido a falta de estudos, ou seja, elas conseguem desempenhar sua função até um certo ponto, o que passar já não será tão bem feito e visto. Por isso devemos unir a experiência e a prática para tornarmos profissionais cada vez mais eficientes e atraentes para o mercado de trabalho, sendo assim possível até escolher onde melhor nos encaixamos.

1.3 A História da Chapeuzinho Vermelho (na versão lobo)

Uma história pode ser entendida de várias maneiras só precisamos aplicar alguns porquês no meio dela para entender as opiniões implícitas em seu meio, observando então que muitas vezes somos manipulados pelas opiniões alheias, nos fazendo pensar de maneira equivocada ou não, tudo isso dependerá de qual lado da história estamos.

Numa sala de aula não é diferente, muitas vezes nos deparamos com professores cheios de si, e menos conteúdo. Afinal de contas, apenas sua opinião é válida, mas isso não ajuda em nada os alunos pois não os forçam pensar e desenvolver o senso crítico que tanto precisa nos nossos dias. Sala de aula é para desenvolver pessoas e não robôs.

1.4 Uma Pescaria Inesquecível

A ética é saber se posicionar de maneira correta mesmo sabendo que isso venha a te trazer prejuízos posteriormente, mas é saber também que seu futuro é construído por suas ações sendo elas boas ou ruins, moldando assim desde criança o seu caráter.

A ética é ensinada de forma implícita nas escolas, através das ações dos professores, diretoria e supervisão, onde eles são observados a todo momento pelos seus alunos, por isso é uma grande responsabilidade dos mesmos exercerem a ética pois são grande influenciadores, assim como o texto nos mostra o pai agindo daquela maneira para ensinar ao filho o que é certo e errado.

1.5 A Folha Amassada

A folha amassada nos faz refletir o quão importante é um professor bem preparado, pois ser professor vai muito além de ensinar determinado conteúdo, muitas vezes teremos que agir como pai/mãe para alguns e outras vezes como um amigo e até mesmo um psicólogo para outros, pois vamos lidar com vários tipos de pessoas que estarão precisando disso antes mesmo de aprender o conteúdo programado. Se desejamos que eles aprendam, primeiro teremos que trabalhar outras áreas da vida que principalmente estará ligada ao emocional do aluno.

1.6 Lição dos Gansos

Nesse texto aprendemos que sozinhos não vamos muito longe. A ideia é apresentar o trabalho em equipe e mostrar o quanto somos melhores quando decidimos trabalhar em conjunto. O professor deve ensinar o aluno a ter postura de líder de sua própria vida, deve prepará-lo para tudo que o que vem adiante do ensino básico e todos os obstáculos que poderá encontrar, nós educadores devemos inspirá-los dando força e entusiasmo.

1.7 Assembleia na Carpintaria

Reconhecer o defeito do próximo não é nada difícil, pelo contrário é até muito fácil, mas o que faremos com essa informação que será a chave para solucionar todo problema, pois de nada vale apenas apontar os defeitos do outro sem lhe mostrar como corrigir, e além disso mostrar que além dos defeitos existem diversas qualidades sobre ela. Nós como futuros professores e teremos essa missão de identificar defeitos e de alguma maneira converter para se tornar numa grande qualidade, isso não será nada fácil, mas é necessário para vermos o desenvolvimento dos nossos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (148.6 Kb)   docx (41.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com