TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:ID) POSTAGEM

Por:   •  18/5/2020  •  Resenha  •  1.842 Palavras (8 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:ID) POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

Gabriel Soares Bortolo 1751071

Polo Jundiaí

2020

Sumário

1.        REFLEXÕES REFERENTE AOS 13 TEXTOS        3

1.1        Educações? Educação: aprender com os índios        3

1.2        O Fax do Nirso        3

1.3        A História da Chapeuzinho – vermelho (na visão do lobo)        3

1.4        Uma pescaria Inesquecível        4

1.5        A Folha Amassada        4

1.6        A Lição dos Gansos        4

1.7        Assembleia na Carpintaria        5

1.8        Colheres de Cabo Comprido        5

1.9        Faça Parte dos 5%        5

1.10        O Homem e o Mundo        5

1.11        Professores Reflexivos        6

1.12        Um sonho impossível        6

1.13        Pipocas da Vida        6

2.        Referencias        7

  1. REFLEXÕES REFERENTE AOS 13 TEXTOS
  1. Educações? Educação: aprender com os índios

Quando estamos falando de educação, não podemos apenas nos prender a uma sala de aula, com uma educação formal, igual a que nós recebemos. A escola não é o único lugar onde a educação pode acontecer, e ainda pode acabar nem sendo a melhor forma de educação.

A educação é um processo de desenvolvimento do conhecimento, é um plural de aprendizagens, que podemos ter de diversas formas, seja com a observação, jogos, formas, objetos cores etc... A educação pode mudar dependendo de vários fatores, como cultura, necessidade local. E como citado no texto os índios que eram educados pelo homem moderno branco, acabava não sabendo caçar, ou sobreviver no meio em que está inserido, e assim se torna apenas mais um na sua aldeia, e não contribuía em nada.

O professor não é uma ferramenta de qualquer, ele deve transmitir conhecimento, e desenvolver o conhecimento nos alunos, e para que isto ocorra, é necessário que a escola e sociedade caminhem juntos, o que o professor dispõe em sala, não deve ser a única coisa que para a formação de um cidadão, e como citado no texto e digo aqui, a educação por um sistema centralizado de poder, pode impor e reforçar diversas controvérsias, mas é por isso que sempre buscamos novas formas de aprendizado.

  1. O Fax do Nirso

Após a leitura do texto, podemos compreender que atualmente, estamos vivendo em um mundo onde estamos esquecendo os principais fatores, como força de vontade e esforço, para conseguir um emprego melhor, e estamos indo em busca de graduações e diplomas, aperfeiçoamento técnico. E podemos ver isto no personagem do texto o senhor Nirso, que tinha diversos problemas com a escrita, mas sabia o que deveria ser feito com os problemas da empresa.

É fato que o mercado de trabalho está atrás de pessoas completamente capacitadas, mas a capacitação não é exclusivamente das graduações e especializações, mas sim do conhecimento que adquirimos de outras formas, e assim também percebemos que a educação é importante para o desenvolvimento de profissionais, mas acaba não sendo a única e exclusiva base de aprendizagem.

  1. A História da Chapeuzinho – vermelho (na visão do lobo)

Nos educadores, sempre devemos estar abertos para qualquer tipo de opinião, vindas de uma experiência de aula proposta em sala de aula. Em histórias de contos sempre há diversas opiniões e interpretações, assim como no texto que foi disponibilizado, onde temos outra visão, além de inverter a clássica de contar história. E com isso podemos tirar outras formas de aprendizado com a parte de ecologia, tendo assim, uma interpretação variada de suas diversas formas complexas de interpretações.

Contudo assim, podemos fazer com que os alunos usem a sua imaginação sobre a interpretação, aguçando ou despertando a vontade de aprender, os tornando mais reflexivos e conclusivos.

  1. Uma pescaria Inesquecível

Com a leitura do texto, podemos observar que os gestos simples são capazes de moldar o caráter de uma pessoa, e que se queremos dar uma boa educação, devemos ter ciência que o certo, pode não ser visto por todos, mas a nossa força de vontade e consciência estará em plena calmaria.

Por isso é importante termos nossos princípios básicos como estes, desde a educação na infância até ao crescimento, assim moldando nossas atitudes.

  1.  A Folha Amassada

Muitas vezes, nos professores, temos de desenvolver um papel maior, como ser amigo, pai ou até mesmo psicólogo, já que estamos em contato com diversas personalidades diferentes entre os alunos, todos com as suas atitudes, e precisamos assim estar preparados para tudo, afim de agirmos de forma correta. E sempre devemos trabalhar com a empatia dentro de sala, para que assim, sempre conseguirmos entender o lugar do outro, e assim nos torna pessoas melhores, e mostra para os alunos como devemos ser pessoas melhores.

  1. A Lição dos Gansos

O texto apresentado, dá uma noção de trabalho em equipe, e podemos ver o trabalho em equipe nas escolas.

Onde devemos trabalhar unidos, igual as formigas que “rouba” o resto de açúcar que fica na mesa, ou como diz naquele velho ditado “Duas cabeças pensam melhor que uma”. Porém neste caso, precisamos de um líder, e na escola podemos ver o professor como líder, pois ele deve liderar a sala que dá aula, mas não como um autoritário, já que temos de nos dobrar e desdobrar nas situações do dia – a – dia, e devemos ser aquele professor que aguça e atiça a vontade de aprender de um aluno, e sendo autoritário isto não é possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (189.5 Kb)   docx (160.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com