TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa sobre As Arquiteturas Centralizadas, Descentralizada e Híbrida

Por:   •  10/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  1.359 Visualizações

Página 1 de 2

Pesquisa sobre As Arquiteturas Centralizadas, Descentralizada e Híbrida

Leonardo Frühling

Realizar uma pesquisa sobre Arquitetura de sistemas, demonstrando as diferenças entre:

  1. Arquiteturas Centralizadas
  2. Arquitetura Descentralizada
  3. Arquiteturas Híbrida

  1. Arquiteturas Centralizadas:

As arquiteturas centralizadas, são baseadas no modelo Cliente-Servidor. Desta forma os processos são divididos em dois grupos.

        Servidor: Processo que implementa um serviço específico.

        Cliente: Processo que requisita um serviço ao servidor.

Ou seja. Requisição ( Cliente ) -> Resposta ( Servidor ).

Abaixo, é possível conferir como é executada uma requisição/resposta entre o cliente e servidor. ()

  1. Arquitetura Descentralizada:

        Neste modelo de arquitetura, os cliente e servidores são fisicamente subdividos em partes logicamente equivalentes, mas cada parte está operando em sua própria porção do conjunto completo de dados, o que equilibra a carga. Outra característica desta arquitetura, é que cada processo agirá como um cliente e um servidor ao mesmo tempo. Um bom exemplo de cliente e servidor ao mesmo tempo, é quando temos o compartilhamento de arquivos entre duas máquinas, a maquina A envia arquivos para a maquina B, enquanto isso a maquina B também poderá enviar arquivos para a maquina A, desta forma sendo cliente (Recebe arquivos da A) e servidor (Envia arquivos para a A).

  1. Arquitetura Hibrida:

Um exemplo de Arquitetura de Sistema Hibrida: Com uma pesquisa realizada pela empresa Xerox, foi detectada que pelo menos 70% dos usuários de P2P não compartilhavam arquivo, enquanto apenas 1% compartilhava 50% destes, ou seja, a teoria que se tinha de “divisão de trabalho” pelos clientes, não valia na prática. Para isso então, buscou-se uma solução, e esta solução, representou a utilização da arquitetura do tipo híbrida.Uma híbrida, mescla das outras duas: cliente-servidor/P2P. Esta arquitetura utiliza, por exemplo, para transferência de arquivos o P2P e a arquitetura cliente/servidor para pesquisar quais peers contêm o arquivo desejado. Uma aplicação muito utilizada neste tipo de arquitetura é a de mensagem instantânea. O Windows Live Messenger e o aMSN são bons exemplos, onde usuários podem bater papo online instantaneamente em tempo real. A comunicação desta aplicação é tipicamente P2P, no entanto,para iniciar uma comunicação, um usuário registra-se em um servidor, e verifica quem da sua lista de contatos também está registrado, para a partir de então começar uma comunicação. Essas aplicações também disponibilizam transferência de arquivos, suporte a grupos, emoticons, histórico de chat,suporte a conferência, suporte a Proxy, e outras ferramentas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (79.5 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com