TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Vantagens E Desvantagens De Organização Centralizada E Descentralizada

Por:   •  8/5/2020  •  Dissertação  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  605 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE ZACARIAS DE GÓES – FAZAG

DAVID DOS SANTOS RANGEL

Vantagens E Desvantagens De Organização Centralizada E Descentralizada

Valença-Ba

2020

DAVID DOS SANTOS RANGEL

Vantagens E Desvantagens De Organização Centralizada E Descentralizada

Trabalho a ser apresentado a disciplina Teoria Geral da Administração, da Faculdade Zacarias de Góes – FAZAG sob análise avaliativa da Ms. Profa. Daiana da Silva da Paixão.

Valença-Ba

2020

Em uma organização empresarial as decisões podem tomar o rumo de algo que pode dar muito certo ou ate mesmo algo que venha trazer um resultado negativo para a instituição, para que elas sejam feitas coerentemente e corretamente é necessário que tenha uma pessoa hábil para tal função, a tomada de decisão pode ser classificada como centralizada ou descentralizada.

Uma organização centralizada, é baseada pela famosa pirâmide de níveis hierárquicos, a centralização significa que a autoridade para decidir está localizada no todo da organização. Assim pensa-se que para manter o maior nível de integração da empresa é preciso de uma única pessoa realizando as ordens da empresa, para ate mesmo resolver as urgências e assim aumentar o nível de controle das atividades da empresa.

A descentralização administrativa existe quando a maioria das decisões se processa na pirâmide hierárquica invertida, não existe um centro, a pessoa que vai estar acima de todos e sim grupos que são responsáveis por cada decisão tomada. Assim pode encorajar o desenvolvimento gerencial, propondo maior participação e motivação, consequentemente diminuindo a carga de trabalho até mesmo concluir atividades mais complexa.

Das vantagens da descentralização, O ponto chave é perceber que conceder autonomia de decisão para os colaboradores, delegando tarefas, é algo que possibilita ao gestor ficar centrado nas atividades da gestão em si. Já quando as decisões são centralizadas, os procedimentos também ficam homogêneos, justamente por serem feitos por apenas uma ou poucas pessoas.

Das desvantagens da centralização, os fatos estão distanciados dos administradores que tomam as decisões pois não vivenciam tudo o que ocorrem em todos os setores da empresa e isso causa demoras e maior custo operacional. Já a descentralização não tem uma homogeneidade pois as politicas podem variar por departamento, pode ocorrer falta de informação e coordenação entre os departamentos envolvidos.

.

Ainda é de se pensa o tamanho da sua empresa, assim irá facilitar na escolha do modelo de organização ideal, uma pequena organização não teria necessidade de descentralizar suas decisões, devido ao seu tamanho. Na verdade, ela pode ser de tamanho similar ao de um mero ramo de uma organização maior. A centralização na organização é, portanto, a forma mais eficiente de executar uma pequena organização. Uma organização maior, por outro lado, pode precisar de descentralização, a fim de manter a eficiência global.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (52.8 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com