TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisas analises de sistemas

Por:   •  27/5/2022  •  Projeto de pesquisa  •  2.179 Palavras (9 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 9

Questionario 1 Requisitos

1]Diferencie Requisito de Software de Especificação de Requisitos. Exemplifique.

R: Requisito de Software é o processo de verificação das necessidades do cliente, descrevendo o que o sofware irá fazer, divide em funcional e não funcional. A especificação de requisitos é a produção de um documento que contém todas as informações necessárias para a operação do software. O documento serve de base para um contrato entre fornecedor e cliente.

2]Diferencie software: correto, consistente, completo e robusto.

R: Correto: O software precisa funcionar corretamente, satisfazendo a sua especificação, não possuindo falhas ou erros.

Consistente: É um software desenvolvido sob boas práticas.

Completo: É o software que seguiu toda a especificação fornecida pela cliente.

Robusto: Deve prever que o usuário irá agir de forma não esperada, e ser capaz de resistir a essas situações sem apresentar falhas.

3]Diferencie verificação e validação de software.

R: Verificação: tem o objetivo de avaliar se o que foi planejado realmente foi realizado. Ou seja, se os requisitos e funcionalidades documentados foram implementados.

Validação: Processo acompanhado com o cliente, onde busca confirmar o conhecimento adquirido.

4]Diferencie software correto de requisito correto.

R: Um software correto é aquele que satisfaz a sua especificação e que não possui falhas.

Requisito correto é uma ação que o software deverá cumprir.

5]Aponte pelo menos 3 motivos e 3 conseqüências de uma atividade de ER

insuficiente.

R: 1 - Falta de comunicação com o cliente : erro nos requisitos

2 - Requisitos mal entendidos: erro na especificação

3 - Especificação mal entendida : erros no programa.

6]“ ...o nível de aceite para sistemas de informação é da ordem de 40%, enquanto

para sistemas de tempo real o índice sobe para 75%”.

Na sua opinião, quais são os motivos que levaram o autor a fazer tal afirmação.

R: Porque existe um grande número de sistemas de informação que

não são apropriados para as necessidades de seus usuários devido ao fato de que os requisitos não foram bem definidos e ou entendidos.

7]Faça uma comparação do perfil do engenheiro de software e o engenheiro de

requisitos.

R: Engenheiro de requisito descreve as atividades relacionadas à produção (elicitação, análise, registro, validação e verificação).

Engenheiro de software trabalhar em conjunto com engenheiro de requisitos pois necessita de todas as informações que foram coletadas por ele e assim projetam e guiam o desenvolvimento de programas, aplicativos e sistemas, de forma que atendam aos requisitos e cumpram as funções determinadas.

8]Cite e explique 2 técnicas de comunicação (exceto as já apresentadas na aula).

R: Metodos Analiticos, Metodos sinteticos.

9]Cite e explique as fases do processo de E.R.

R:1)Elicitação de Requisitos: Obter o máximo de informação sobre o projeto, Identificar os fatos que compoem os requisitos, usar tecnicas como Entrevistas, Observação in loco, Encontros, para ultrapassar barreiras de comunicaçao.

2)Modelagem:São requisitos em modelos conceituais,Os modelo concentram-se naquilo que o sistema deve fazer, não em como ele faz. fazem uso de

notação gráfica ou podem ser meramente textuais.

3)Análise de Requisitos:O objetivo da análise é descobrir inconsistências e omissões nos requisitos elicitados, A análise é intercalada com elicitação pois problemas são descobertos quando os requisitos são elicitados. Uma lista de verificação de problemas poderá ser usada para ajudar a análise. Cada requisito poderá ser avaliado contra esta lista. Efetua a ligação entre a alocação de software em nível de sistema e o projeto de software. Possibilita que o engenheiro de sistema especifique a função e o desempenho do software, indique a interface do software com outros elementos dos istema e estabeleça quais são as restrições de projeto que o software deve enfrentar. Proporciona ao desenvolvedor e ao cliente os critérios para avaliar a qualidade logo que o software for construído. Desempenhada apenas pelos analistas.

4)Validação:Com a ajuda dos clientes/usuários, busca-se validar ou seja, confirmar o conhecimento adquirido. Deve se ocupar da elaboração de um esboço completo da documentação de requisitos, é a especificação definitiva para os clientes, engenheiros e gerentes. O documento de requisitos deve incluir um resumo, glossário, definição de requisitos funcionais e limitações operacionais.

Questionario 2 Ciclo de Vida

1. Uma organização que desenvolve software deveria adotar um modelo de ciclo de vida único para o desenvolvimento de todos os seus softwares? Discuta os prós e os contras.

R:Não, pois os desenvolvedores estariam mais habituados a uma só metodologia,fazendo com que não precisassem perder tempo aprendendo uma nova metodologia, porém haveria a dificuldade de executa-la em um projeto para o qual ela não é recomendando, exemplo: se utilizassem uma metologia para software grande como o rup quando fosse necessário desenvolver um software menor, haveria dificuldade na adaptação da mesma fazendo os desenvolvedores perderem tempo.

2. Cite dois motivos para que se busque descobrir erros de projeto de programas mais cedo possível no ciclo de vida.

R: Descobrir erros o mais cedo possivel

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com