TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim Unip 2017

Por:   •  20/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O desmatamento tem sido uma grande preocupação, pois por conta de alguns fatores ao longo dos anos com a falta de atenção da sociedade perdemos uma grande e significativa parte da nossa mata atlântica, e por isso temos sofrido as consequências dos nossos próprios atos.

Hoje temos algumas organizações como sós mata atlântica que com o seu trabalho tem ajudado a conscientizar a sociedade dos cuidados que devemos ter para que possamos melhorar o nossa atenção com algo que é tão importante e que faz total diferença nas nossas vidas, pois os nossos atos de hoje vão refletir no nosso amanhã.

Temos melhora em alguns aspectos, mas ainda temos muitos o que fazer, entre 2013 e 2016, muitas coisas mudaram, mas é importante que continuemos mantendo o foco nessa batalha que tem que continuar para o resto de nossas vidas, e ser passada de geração em geração.

Desmatamento no estado de São Paulo

Em São Paulo, em especifico na nossa mata atlântica as 4 principais causas de desmatamento são Pecuária, agricultura, queimadas e a expansão urbana.

[pic 1]

A pecuária e a agricultura no interior de São Paulo são de certa for os grandes vilões neste caso, mesmo sabendo que precisamos de plantios e de espaço para cuidados de gados até por conta do comercio e exportação, hoje quando vamos para o interior de São Paulo vemos aquelas grandes áreas a perder de vista abertas, muitas áreas com canaviais outras com vários gados, e não percebemos que naquele mesmo lugar tinha uma grande extensão de mata atlântica.

[pic 2]

As queimadas também em algumas épocas do ano são uma grande preocupação, pois pode ser causada por causas naturais, mas também pode ser por ações humanas. O grande problema das queimadas é que um foco de incendo pode se alastrar por um grande espaço em segundos, é difícil controlas pois muitos incêndios são em mata fechada não possibilitando a ação rápida para apagar o fogo.

[pic 3]

A expansão urbana é um problema difícil de resolver, com as pessoas que migram do interior para as grandes cidades o crescimento urbano tem que ser quase que obrigatório, as construção de prédios e avenidas, tudo para melhorar nosso conforto e comodidade, tem como consequência a retirada das florestas, e com isso percebemos as consequências no nosso meio ambiente.

Consequencias

As consequências são várias, com a larga produção o solo acaba ficando improdutivo, o impacto no nossos ar, com a diminuição do CO2, com a invasão da urbanização a quantidade de espécies sendo ameaçadas, as nascentes de águas sendo destruídas, a falta de chuva, cooperando com a diminuição da nossa água, essas são algumas da consequência

Desmatamento estado de São Paulo 2013-2016

tem cerca de 22,9%(cerca de 3,9 milhões de hectares) da mata atlântica original.

O estado de São Paulo possui uma áreas de 24.821.183 ha, e tem cerca de 22,9%(cerca de 3,9 milhões de hectares) da mata atlântica original.

A diferença do nível de desmatamento entre esses dois anos  é significativa pois em 2013 a áreas que foi desmatada foi de aproximadamente 61ha e em 2016 chegamos a 45ha observe a diferença no gráfico abaixo:

Como podemos ver a queda foi um ótimo avanço, resultado de um trabalho feito pelo mapeamento do grupo SOS MATA ATLANTICA, que tem ajudado a monitorar através de imagens captadas por satélites.

Esses estudos tem evoluído muito, e só tem agregado melhoras para a diminuição do desmatamento, nessas imagens abaixo podemos ver a evolução das imagens, a evolução foi feita de 3 hectares para 1, tendo em vista que isso melhorou muito ao longo dos anos, pois no inicio eram mapeadas áreas de 40 hectares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (286 Kb)   docx (251.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com