TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Ensino Informática na Educação

Por:   •  7/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

Didática é a área da Pedagogia que estuda a forma e a maneira como o ensino através da instrução deve ser realizado. Tendo como vista estabelecer normas e métodos que facilitem o papel do professor no processo de ensino-aprendizagem.

Ao longo da história a Didática vem sofrendo diversas transformações, passando de uma norma engessada em regras e parâmetros para uma ciência complexa e ampla que visa atender e suprir as diferentes necessidades encontradas nos educandos.

Por assim, pode-se dizer que a Didática tem papel fundamental no sucesso ou não da transmissão do conhecimento resultando da relação entre aluno/professor.

Não podemos limitar a Didática apenas na relação entre aluno/professor. A Didática encontra-se presente em praticamente todos os seguimentos em que se é necessário transmitir normas e métodos que possibilitem a continuação de algo através do conhecimento transmitido.

Assim, num ambiente pedagógico, torna-se necessário e indispensável que todo o Planejamento Pedagógico seja norteado afim de facilitar uma Didática aberta e participativa que resulte na construção do conhecimento.

As instituições de ensino, nos diferentes graus estão cada dia mais se deparando com o desafio de conseguirem adequar o Projeto Político Pedagógico a crescente diversidade de necessidades que estão se inserindo no ambiente pedagógico.

Hoje não existe apenas o desafio de ensinar a turmas heterogêneas com características intelectuais e físicas semelhantes a diversidade em sala de aula é cada vez maior, com isso os desafios também.

Torna-se cada vez mais necessária uma Didática que seja inclusiva e realista, que alcance e corresponda a crescente diversidade encontrada nos ambientes acadêmicos em seus diferentes níveis, indo desde o educando considerando “normal” aos que necessitam de um esforço maior para que sejam incluídos de forma integral nesse ambiente.

Por assim, o educador tem o desafio de conseguir transitar entre as diferentes abordagens pedagógicas, afim de encontrar a que melhor se enquadre ao momento e tema que está sendo trabalhado no ambiente de ensino. Não podendo fixar-se nos padrões antes pré-definidos como forma de avaliar se o ensino está sendo realizado com sucesso ou não.

Hoje mais que nunca, assim como as diferentes formas de aprender é preciso entender e aprender diferentes formas de avaliar, uma vez em que mais do nunca o diferente é tão presente e importante dentro da comunidade escolar. O educador não tem apenas o papel de transmitir o conhecimento, mas também o papel de entender como esse conhecimento é absorvido pelos educandos e a melhor forma de como conseguir fazer com que esse conhecimento se torne utilizável ao educando em sua realidade e totalidade.

Hoje a educação vem enfrentando desafios não imaginados antes. A questão da inclusão tornou-se fundamental, porém surge um novo desafio o de incluir sem excluir. A Didática tornou-se peça fundamental da qual o educador precisa usa-la em sua totalidade ou pelo menos tentar, afim de superar os desafios existente. As normas e padrões pedagógicos em sua maioria não conseguem vislumbrar a grande diversidade existente. O tangível e mensurável tornou-se um ambiente novo e cheio de desafios a serem enfrentados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (35 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com