TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Práticas do XP Práticas Adotadas

Por:   •  25/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.848 Palavras (8 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 8

Plano de Práticas do XP – 3 práticas adotadas

  1. Teste

Os testes serão utilizados pois com eles os programadores conseguem saber exatamente o que o sistema deve e não deve fazer e, além disso, como são feitos antes da programação, também funcionam como especificação do projeto. Nos testes o cliente possui uma participação ativa pois é a partir das informações passadas por ele que os testes serão elaborados.

Os testes são do tipo TDD, Test-Driven Design, onde os testes são elaborados antes da construção do software e o desenvolvedor programa e executa os testes quase que simultaneamente, eliminando aquele processo de desenvolvimento onde primeiro se programa e depois o programador passa para outro membro da equipe testar.

Os TDDs são testes automatizados, o que diminui o trabalho de “testar na mão” todas as funcionalidades, fazendo com que o programador consiga executar os testes a qualquer momento para testar todas as funcionalidades do sistema e checar se a mudança que está realizando gerou um bug ou não. Também serão utilizados os testes unitários que são uma forma de testes automatizados, porém testam apenas classes e não funcionalidades por inteiro.

  1. Propriedade Coletiva

A Propriedade Coletiva consiste em disseminar conhecimento do código à toda equipe, evitando que apenas um programador conheça determinada parte do software.

O princípio de Propriedade Coletiva será utilizado como um artefato de proteção ao projeto pois com ele é possível garantir que todos os programadores conheçam todo o sistema e são capazes de atuar em demandas de qualquer parte do software. Assim, é possível evitar grandes transtornos que podem ser causados com eventuais saídas/entradas de programadores na equipe.

  1. Reunião diária

A reunião diária é imprescindível para o ecossistema da equipe do projeto. Nela os membros do projeto se reúnem diariamente por um curto período de tempo e compartilham as atividades que estão executando, seus impedimentos, conquistas e preocupações. Assim todos da equipe ficam cientes das atividades e progresso de todos, o que evita grandes surpresas no projeto.

Com as reuniões diárias é possível ter uma visão melhor do andamento do projeto e identificar necessidades como priorizações, mudanças no escopo, necessidade de contratações de novos funcionários e etc.

Avaliação dos itens de acordo com Manifesto Ágil

  1. Indivíduos e interações em vez de processos e ferramentas

Todo software é construído por pessoas e, portanto, o indivíduo deve ser valorizado. É necessário construir projetos baseados em indivíduos com ambiente, suporte e condições de trabalho adequadas.

A confiança é outro item importantíssimo. Os membros da equipe devem se sentir seguros, capazes e amparados ao fazer parte do desenvolvimento do sistema. Os processos e ferramentas são bem-vindos, porém não é ideal que sejam muito burocráticos, o ideal é que sejam simples e úteis. Portanto todos os processos e ferramentas devem ser constantemente revisados e sempre que possível, simplificados.

  1. Software funcional em vez de documentação abrangente

É natural que exista a necessidade de uma documentação do projeto, porém ela deve ser simples e a equipe não deve gastar muita energia no processo de documentação pois, o que realmente importa para o cliente é o software em si, e um software funcional é um software funcionando concretamente, que satisfaz o cliente, com entregas constantes e valor agregado.

  1. Colaboração do cliente em vez de negociação do contrato

Colaboração é a palavra chave para o relacionamento com o cliente, ambos, empresa contratada e contratante devem trabalhar em conjunto, um sempre visando o progresso do outro. Esse tipo de relação é muito saudável e intensifica a confiança entre as empresas, pois ambos trabalham como uma única equipe com um objetivo. Os contratos devem existir, porém não devem ser impeditivos para ajudar os clientes a conseguir cada vez mais vantagens competitivas.

  1. Respostas às mudanças em vez de seguir um plano

Ter um plano é importante, porém ele deve ser flexível e ir se adaptando de acordo com as necessidades do cliente. A cultura de que mudanças, mesmo que pedidas tardiamente no desenvolvimento do projeto, são ruins deve ser eliminada. As mudanças são importantes e são oportunidades de fazer com que sua própria empresa e a do cliente se desenvolva cada vez mais. Portanto os projetos devem ser flexíveis e capazes de aceitar realizar mudanças no escopo do projeto, sempre visando gerar maior valor agregado do sistema para o cliente.

Justificativa de Negocio

Custo beneficio

A elaboração de software voltando ao atendimento de negócios com fluxo de entrada de pedidos e saída de produto é um ramo com muita variedade de implantações e com poucos competidores fortes no mercado, como um pet-shop, pizzarias, restaurantes, etc. A utilização de um software de controle de entrada e saída traz ao comercio uma maior chance de m crescimento ascendente.

Com relação ao custo benefícios, a utilização de um software igual ao proposto é de suma importância já que como software é possível atender a um nicho maior de pessoas, amenizando a restrição restrições geográficas e de transporte. Com a criação de uma aplicação para uso mobile e web trata maior visibilidade ao negócio, trazendo benefícios como agilidade de recebimento de pedidos, divulgação do negócio, controle FIFO e outros mais.

Ponto de equilíbrio

Partindo do princípio que o software esta sendo implementado em novo negócio, a utilização do mesmo trará muitos benefícios de pronta entrega, um deles é a facilitação e maior controle do negócio, com isso, o break even é uma meta que será atingida rapidamente.  Com maior controle destinado ao software fazer esses controles, seu negócio precisará de menos pessoas pensando em atender clientes, anotar pedidos e ter uma ralação frequente de atendimento ao consumidor.

Com o trabalho de receber pedidos destinado ao software, a quantidade de esforços pode ser maior alocada para recursos mais críticos, como fazer o que foi pedido pelo consumidor, trazendo assim maior velocidade de atendimento e finalização do pedido, trazendo feed-backs para o consumidor dos estados de se pedido, no caso de um petshop, quando seu cachorro começa a ser atendido, quando ele começa a tomar banho, e por fim quando ele está pronto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (90.2 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com