TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plataformas e Ferramentas para Desenvolvimento de Aplicações Multimídia.

Por:   •  15/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  1.683 Visualizações

Página 1 de 4

Tipos de plataformas

Plataformas são computadores utilizados para a criação e reprodução de títulos em multimídia. Existem vários tipos de plataformas, as suas principais distinções são baseadas no papel em que o computador irá desempenhar. A plataforma de entrega é a estação do usuário final onde o produto de multimídia será executado, esta plataforma é constituída de softwares e hardwares que tenha compatibilidade com a plataforma onde foi criado este produto. Este tipo de plataforma está alocado na estação de trabalho do usuário final que irá executar este produto de multimídia, podendo ser um computador comum ou outra estação mais moderna como os tablets. Devido o avanço da tecnologia, estas plataformas de entrega podem ter diversos modelos e fabricantes, porém o mais usual é o computador PC com o sistema operacional Windows, pois este sistema operacional é compatível com quase todos os outros sistemas onde o produto de multimídia é desenvolvido. Plataforma de desenvolvimento é a estação onde é feita a criação dos produtos e aplicativos multimídia, podendo ser dividida entre plataformas de autoria e plataformas de criação do material.  Plataformas de autoria, onde o produto é programado e integrado;  Plataformas de criação do material, onde são criados materiais de imagens, sons e animações por materiais em mídia convencional ou digital.

Famílias de plataformas

Família WINDOWS - Sua arquitetura aberta possibilita que vários fabricantes de aplicativos utilizem o sistema operacional e o difunda consequentemente. Por possuir hardware e software documentados e padronizados permite-se a integração de estações personalizadas, utilizando-se placas e programas de diversos fabricantes. Família UNIX - Unix é muito utilizado para criação de produtos em multimídia, pois possuem recursos avançados para estes tipos de criação. Muitas ferramentas de animação tridimensional só podem ser executadas em plataformas Unix, contudo, devido a tal exclusividade esta família tem o custo superior quando comparada com o sistema operacional Windows.

Família MACINTOSH - Sua arquitetura é rica em aplicativos multimídia, seus sistemas são mais restritos a outros fabricantes, porém tem a preferência para alguns profissionais que atuam com ferramentas de multimídia. Muitas ferramentas utilizadas pelo Windows também são disponíveis em versões próprias para Macintosh.

Ferramentas para desenvolvimento multimídia.

Aplicativos fechados, linguagens de programação e ferramentas de autoria são ferramentas para desenvolvimento de multimídia. Aplicativos fechados - Aplicativos Fechados são ferramentas mais indicada por apresentar uma curva de aprendizado menor do que as Linguagens de Programação. O usuário constrói seu produto multimídia, na maioria das vezes títulos, usando diálogos, menus e ícones de forma interativa, não é necessita ter conhecimento de programação, ambientes de desenvolvimento, compiladores ou técnicas de programação, ou seja, o usuário constrói o seu produto multimídia usando o aplicativo fechado de forma interativa, sem a necessidade de programação. Linguagens de programação - Diferente do aplicativo fechado, a linguagem de programação apresenta uma curva de aprendizado muito maior e requer conhecimento técnico não somente sobre a linguagem de programação em si, mas também sobre o sistema operacional, sobre redes de computadores, sobre banco de dados, etc. Além disso, é necessário conhecer técnicas de programação e construção de algoritmos e estruturas de dados para que se possa fazer bom uso dos recursos oferecidos pela linguagem de programação. Ferramentas de autoria - As ferramentas de autoria são usadas para produção de títulos sob a forma de slides, um documento, um livro eletrônico, entre outros. Ou seja, estamos falando de uma ferramenta para autoria de títulos lineares onde a ordem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (52 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com