TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Podcast como ferramenta na educação

Por:   •  30/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.257 Palavras (6 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 6

Podcast como ferramenta na educação[1]

ROMEU OLIVEIRA[2]

Podcast é uma coleção de arquivos de mídias digital que são disponibilizados na internet, seu nome é uma combinação das palavras ipod famoso player portátil da apple e broadcast cujo significado é emissão e transmissão de sons e imagens por meio de rádio ou televisão. Sua distribuição é feita a partir de uma tecnologia chamada RSS que são sites de conteúdos dinâmicos ou seja são atualizados regularmente, e ainda enviam uma notificação pro e-mail do usuário cadastrado para que esse fique sempre atualizado das novidades que pintam no aplicativo. Assim os arquivos ficam armazenados em servidores online e podem ser baixados pelo usuários. Apesar de tantos anos após o seu surgimento o podcast ainda é pouco conhecido e continua em seu processo de crescimento, principalmente no Brasil, onde atinge poucas pessoas. No meio educacional seu uso também é pouco aproveitado, mas com o passar do tempo isto pode mudar.

Podcast é uma forma de transmissão de arquivos multimídia na Internet criados pelos próprios usuários. Nestes arquivos, as pessoas disponibilizam listas e seleções de músicas ou simplesmente falam e expõem suas opiniões sobre os mais diversos assuntos, como política ou o capítulo de uma novela. (ELIANE MARTINS, 2008).

É mais ou menos um blog, pórem ao invés de escrever, seus usuários falam e podem ser ouvidos a qualquer momento, já que é possível fazer o download das mídias em um aparelho móvel, essas mídias são conhecidas no aplicativo como episódios e você pode ouvir o que quiser, na hora que bem entender. Basta acessar e clicar no play ou baixar o episódio.

A correria do dia a dia não para de aumentar e com isso a escassez de tempo também não. Então é necessários que novas ferramentas sejam implementadas para que esse tempo perdido seja de alguma forma compensado. O podcast surge como uma tecnologia alternativa e bastante poderosa para ser utilizada no processo de ensino e aprendizagem, tanto na modalidade de ensino a distância(EAD) quanto na modalidade de ensino presencial complementando as aulas. A ferramenta permite aos professores a disponibilização de materiais didáticos como aulas e documentários em formatos de áudio e que podem ser ouvidos pelo estudante a qualquer hora do dia e em qualquer lugar.

Atualmente praticamente todas as pessoas tem acesso diário a internet, isso facilita na hora de fazer os downloads das mídias para o seu dispositivo móvel e utilizá-la onde e quando quiser. Outra excelente ferramenta do podcast é a parte do aplicativo ou página na web que fica reservada para os comentários e permitem a interação entre os professores e seus educandos através de comentários que podem ser deixados no aplicativo ou página, o que facilita a comunicação entre eles e com isso as dúvidas, críticas e sugestões são compartilhadas entre eles.

Os avanços tecnológicos fazem parte da evolução do homem e não poderia ser dissociados deste, porém nas últimas décadas esses avanços se tornaram tão acentuados que se tornou difícil para nós brasileiros acompanhar a evolução crescente, pois chegou um momento da história em que à velocidade de novas descobertas nessa área vem nos atropelando sem dar tempo de adaptação. (HEMERSON, 2011).

O avanço da tecnologia é realmente fantástico e não para de surpreender, acompanhado dos avanços nas linguagens de web programação, ambos foram necessários para a criação e para o aperfeiçoamento dessa ferramenta por exemplo como na melhoria no streaming de áudio que ajudou na qualidade de transmissão de dados e tornou a ferramenta muito mais interativa, fazendo com que não seja mais necessário que os utilizadores esperem o carregamento completo da mídia para sua utilização. Agora podem ser carregados e ouvidos simultaneamente o que facilita muito caso um aluno não possa comparecer a uma aula por exemplo, estando em conexão com a internet esse aluno poderia escutar simultaneamente o que o seu professor diz com os demais alunos em sala de aula, mas também caso não esteja conectado ele não irá perder nada já que o episódio estará lá no aplicativo publicado e ele terá acesso assim que se conectar e poderá baixar, seja para seu celular, computador ou player de música. O mais importante é que o aluno não vai ser muito prejudicado como normalmente seria, após ter perdido um dia letivo.

É muito importante que os educadores passem a ver essa ferramenta com olhos diferentes, e aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de conhecê-la possam ter a oportunidade, pois a excelência que ela aliada ao ensino pode proporcionar é realmente de encher os olhos, imagine como pode ser o ensino da língua estrangeira, os alunos podem ouvir os episódios enquanto leem um texto escrito correspondente ao do áudio, e isso pode ser na própria sala de aula, em casa ou no caminho para a escola, outro ponto importante, alunos com dificuldades em aprendizagem podem solicitar para que o professor elabore podcasts específicos para ajudar no aprendizado, alunos com problemas de visão o professor poderia preparar uma aula mais detalhada para  que  eles possam ouvir quando quiser. O educador pode também elaborar materiais de revisão e adicionais para que os alunos baixem estudem para melhorar o rendimento nas disciplinas que apresentar mais dificuldades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (145.2 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com