TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pólo Automobilístico do Rio de Janeiro

Por:   •  12/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 3

Com boa localização entre o Rio de Janeiro e São Paulo, abrigando a Academia Militar dos Agulhas Negras e com geografia privilegiada a região Sul Fluminense, partindo do município de Resende, começa a se consolidar como um dos grandes polos automobilísticos do Brasil. Até 1996, quando é inaugurada a Volkswagen Caminhões e ônibus, posteriormente MAN Latin América, as cidades da região tinham atividades econômicas diferentes de predominância rural. Resende vivia, basicamente, de um pequeno polo do setor químico. Em Porto Real, a economia girava em torno da agricultura e de uma indústria de refrigerantes (Coca Cola).

Em 1996 a Volkswagen chega em Resende como um modelo de produção chamado consórcio modular, que traz consigo mais sete empresas que formam uma linha de montagem em que cada uma é responsável pela entrega e colocação de suas peças. São eles a Maxion (que cuida da montagem do chassi), a Arvin Meritor (eixos e suspensão), a Remon (rodas e pneus), a Powertrain (motores), a AKC (armação da cabina), a Carese (pintura) e a Continental (acabamento de cabine). O controle de qualidade do produto é de total responsabilidade da MAN Latin America. Por sua vez, o Consórcio Modular busca redução nos custos de produção, investimento, estoques, tempo de produção e, principalmente, agilidade na produção de veículos diferenciados. "A fábrica de Resende, que demorou cinco meses para ser construída, prazo considerado um "milagre" por Arriortúa(presidente do Conselho de Administração da Volkswagen no Brasil e na Argentina) em função do tamanho do empreendimento, tem capacidade de produção de 30 mil chassis de ônibus e caminhões por ano.

O investimento da Volkswagen para concretizar o sonho de Arriortúa consumiu recursos de US$ 300 milhões e empregará 1.500 pessoas" (Fernando Paulino Neto, Folha de São Paulo, 2/11/1996). Hoje o complexo dobrou sua área total construída, para 180 mil metros quadrados, sua capacidade de produção é de 72 mil veículos/ano e emprega cerca de 5 mil trabalhadores.

Fundada em 1998 numa parceria entre a Companhia Siderúrgica Nacional (com participação em 51% do capital) e a multinacional alemã Thyssen Krupp Stahl (TKS) (49%) a empresa especializada na galvanização de aço Galvasud S.A. foi inaugurada em 15 de dezembro de 2000 na cidade de Porto Real, antigo distrito de Resende. "O projeto demandou 250 milhões de dólares e é uma iniciativa da CSN, Companhia Siderúrgica Nacional, em conjunto com o grupo alemão Thyssen Krupp. Com capacidade de 350 000 toneladas por ano, pretende atender à indústria automobilística do Mercosul. O primeiro contrato de fornecimento já foi fechado com a GM. O modelo Astra Zafira, que será lançado em 2001, terá os assoalhos fabricados pela GalvaSud. A perspectiva é também de exportação, graças às vantagens do material. "Ele amplia a vida útil do carro", afirma o diretor da GalvaSud, Aristides Corbellini." (João André de Moraes, para revista EXAME, 31/10/2000). Além da GM a empresa já pretendia absorver alguns dos já clientes da CSN, entre eles a Peugeot, já programada para se instalar na cidade de Porto Real e a Volkswagen além de Mercedes, Renault e Ford.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com